quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Refletindo com o Padre Zezinho

Ex esboço



Delineado > Já faz tempo que você deixou de ser um esboço. Os traços que Deus foi acrescentando e que você foi agregando, tiraram a sua vida da categoria de esboço. Você não foi criado de uma só vez. Foi sendo criado e acrescentado. É o processo de todo ser humano que nasce humano e vai se tornando pessoa. O projeto está cada dia mais delineado e o que está sendo construído segue, não o esboço inicial que você era, mas o projeto melhorado que você está se tornando.
Aperfeiçoado > Todos os dias Deus acrescenta mais um traço ao projeto que é você. Por isso mesmo, você está se tornando a realidade para a qual foi destinado. Os cristãos dizem que Deus não cria a esmo. Não criou você por acaso, nem em série. Você é único. Não é cópia e não haverá cópia de você. No dia em que morrer provavelmente não haverá mais traços a acrescentar, mas, enquanto você estiver vivo haverá sempre um detalhe a ser melhorado.
Traços leves > Preste atenção nos engenheiros e veja como os primeiros traços são leves, quase imperceptíveis. Depois eles ligam coisa com coisa, linha com linha, fazem compartimentos, repartições, detalhes e, aos poucos, lá está o edifício todo detalhado, medido, metro por metro, centímetro por centímetro. Mas tudo começou com o esboço, que foi sendo melhorado.
Depois do edifício pronto o arquiteto e o engenheiro mostram o esboço, a planta melhorada e os detalhes e vêm os outros profissionais que acrescentam ainda mais detalhes. Assim é nossa vida. Alguém sempre acrescenta alguma coisa ao projeto que somos. E, se deixarmos que aqueles que entendem nos toquem e nos melhorem, chegaremos à maturidade cercados de respeito, porque as pessoas nos verão como alguém que pensa, alguém que aceita ser corrigido, alguém que se deixa melhorar.
Aceitar as correções > Um dos piores enganos do ser humano é negar-se a ser retocado e melhorado por quem sabe mais. É como negar-se a ser operado de hérnia ou do coração por alguém que sabe mais. Há coisas das quais precisamos e que não sabemos fazer por nós mesmos. No campo da medicina, da cultura, da fé e da psicologia outros podem fazer por nós o que não estamos entendendo ou o que não estamos fazendo direito. Pobre e podre de quem não aceita ser corrigido. Não entendeu o que é ser humano. A primeira coisa que um bebê precisa é de correção. Em pouco tempo estabelecem horários para ele até que aprenda a dormir à noite e não quando quer. Leva cinco a seis anos até que o pequeno ser humano aprenda a comer, a lavar-se, a dormir e a defecar ou urinar no lugar certo. E será corrigível até o fim dos seus dias.
Deixe-se melhorar > Se acha que pode, revista-se de humildade e deixe-se melhorar. Com a ajuda de outros que podem e sabem mais acontecerão coisas incríveis na sua vida. Mas, se você achar que nada pode ser melhorado; que sabe do que precisa, que resolverá tudo sozinho, que seu projeto é infalível, que não precisa de retoques, considere-se um Narciso. Aquele era personagem mitológico, mas você é real. E, se não sabe, procure saber que fim levou o vaidoso o Narciso da mitologia que se achava um semideus e nada tinha a aprender com os outros. Dizem que , de tanto que se achou maravilhoso, o pobre sujeito podre de mesmice, afogou-se mergulhando atrás de sua linda imagem.
Admita! Você é avião que nunca chegará ao destino se não aceitar o roteiro e as correções de rota 

                                                                                                               Padre Zezinho
                                                                           Fonte: http://www.padrezezinhoscj.com
                                                          Ilustração: http://www.pequeninosdosenhor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário