segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Catequese com o Padre Zezinho

Quando falo de Jesus

Quando falo de Jesus eu nunca digo que ele me apareceu, falou comigo ou soprou alguma coisa nos meus ouvidos. E não digo porque seria fantasia ou mentira. Se ele falou a outros cristãos e crentes, que bom para estes irmãos! Comigo, ele nunca falou nem deu sinais claros, sensíveis e visíveis. Eu tive e tenho sempre que recorrer à reflexão e à dedução, porque a mim não foi dada até hoje a graça de receber visitas do céu.
Mas quem acha que por isso, eu creio menos ou me tornei descrente, engana-se. É preciso ter muito mais fé para proclamar e aceitar o que não se sente nem se vê do que para proclamar o que cremos ter visto e sentido.
Na Igreja sempre houve o embate entre quem diz que ouve, sente, toca e é tocado e os que dizem que não ouvem, não sentem, nem são tocados, mas afirmam que Deus existe e age. Para ser cristão não é preciso sentir e sim assentir. Muitos que sentiram acabaram não assentindo e muitos que não sentiram, perseveraram. Tereza de Ávila e Anselmo de Cantuária merecem estudos por sua fé guiada pelo intelecto. Com eles, Thomás de Aquino, Meister Eckhart e centenas de cristãos que usaram da reflexão para se manter na fé. Não acertaram em tudo, mas os emotivos também nem sempre acertam.
Não vejo muita diferença entre o cristão que diz que Jesus nunca lhe deu nenhum recado atual, mas crê e o outro que diz que Jesus lhe fala toda quinta feira na missa especial daquele padre especial. Os dois podem estar errados e os dois podem estar falando a verdade.
                                                                                                                 Padre Zezinho
                                                                                       Fonte: www.padrezezinhoscj.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário