domingo, 20 de janeiro de 2013

Tempo Comum:


Vivência da graça de Deus


A Igreja está vivenciando a espiritualidade do Tempo Comum. 
A liturgia é a celebração do Mistério Pascal de Cristo. O Ano Litúrgico revela, no decorrer do ano, a trajetória de Jesus: o nascimento até à ascensão, o pentecostes e a expectativa da feliz esperança da vinda do Senhor.
Como na vida, a liturgia segue um ritmo que garante a repetição, e desta forma, a Igreja guarda sua identidade.
O Ano Litúrgico compreende dois tempos fortes: o Ciclo Pascal, que tem como centro o Tríduo Pascal, a Quaresma como preparação, e o Tempo Pascal como prolongamento, e o Ciclo do Natal, com sua preparação no Advento e o seu prolongamento até a festa do Batismo do Senhor.
Além destes dois, temos também o Tempo Comum, que começa no dia seguinte à celebração da festa do Batismo do Senhor e se estende até a terça-feira antes da Quaresma; recomeça na segunda-feira depois do domingo de Pentecostes e termina no 1º domingo do Advento.
O que predomina durante os 33 ou 34 domingos deste período, é a leitura contínua do Evangelho. Cada texto nos coloca diante de Jesus Cristo.
Temos também as festas do Senhor e a comemoração das testemunhas do mistério pascal (Maria, Apóstolos e Evangelistas, demais Santos e Santas).
O Tempo Comum propõe um caminho espiritual, uma vivência da graça própria de cada aspecto do Mistério de Cristo, presente nas diversas festas e nos diversos tempos litúrgicos.
                                                                                                  Fonte: http://www.a12.com
                                                             Ilustração: http://diocesedelivramento.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário