segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Refletindo com Dom Aldo

Filtros

Sócrates, dentre os filósofos gregos, era reconhecido pela pedagogia afável com seus orientandos, sobretudo pela praticidade objetiva e direta com que comunicava larga experiência de vida. Num certo dia ele se encontra com alguém que lhe diz: Sócrates, sabe o que acabo de ouvir sobre um de seus alunos? Um momento, respondeu Sócrates.
Antes de me dizer, gostaria que você passasse por um pequeno teste. Chama-se teste dos três filtros. O que significa isso, diz seu interlocutor? Antes de me contar o que quer que seja sobre um aluno meu, é bom pensar um pouco e filtrar o que vais me dizer. O primeiro filtro é o da verdade. Estás completamente seguro de que o que me vai dizer é verdade? Bem, eu acabo de saber, redarguiu o homem. Então, sem saber se é verdade, ainda assim queres me contar? Vamos ao segundo filtro, que é o da bondade. Queres me contar algo de bom sobre meu aluno? Não, pelo contrário, respondeu. Então, intervém Sócrates, tu queres me contar algo de ruim sobre ele, se tu não sabes se é verdade? Ora veja! Ainda podes passar no teste. Porém ainda resta o terceiro filtro que é o da utilidade. O que queres me contar vai ser útil para mim? Portanto, conclui Sócrates, se o que tu queres me contar pode não ser verdade, pode não ser bom e pode não ser útil. E daí, para que me contar? A história “se non è vera, è bene trovata”.
Geralmente o ser humano afirma coisas sobre as quais ouviu alguém falar, ou então opina sobre realidades sem conhecimento de causa e não conhece bem ou nem sequer conhece. Sempre a gente acha alguma coisa sobre alguém ou a gente se atreve a julgar outrem porque “ouviu o galo cantar” em algum canto. Há momentos nos quais a vida de alguém pode estar em jogo, julgada causticamente pelos padrões da moda. Uma vida pode ser destruída pela fixação mental de alguém que se antipatizou. Nós podemos criar fantasmas em nosso imaginário neurótico. Isso pode se tornar obsessão e loucura.
Nesse e em tantos casos precisaremos de ajuda. É muito fácil precipitar-se de forma primária. Uma pedra lançada ao rosto não volta atrás pelo erro cometido. O divino Mestre nos adverte para que não incorramos no juízo precipitado de alguma opinião pessoal, não raro, equivocada ou não esclarecida: “Não julgueis e não sereis julgados, pois com a mesma que julgais, sereis julgados” (cf. Mt. 7, 1-2). Jesus nos oferece um contraponto sobre o desperdício de atitudes mal interpretadas por gente que não quer nada com a vida: “Não atireis aos cães o que é santo, nem atireis pérolas aos porcos, para que não as pisem e, voltando-se contra vós, vos estraçalhem” (cf. Mt. 7,6).
                                                                          Dom Aldo Pagotto - Arcebispo da Paraíba (PB)
                                                                                                                  Fonte: Site da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário