terça-feira, 15 de janeiro de 2013

20 anos do Catecismo:

O papel dos leigos na transmissão da fé


Cidade do Vaticano (RV) - No ciclo de reflexões dedicadas ao novo Catecismo da Igreja Católica (CIC) – por ocasião dos 20 anos de sua publicação –, o Pe. Dariusz Kowalczyk aborda em particular, nesta edição, o papel dos fiéis na compreensão e na transmissão da verdade da fé, como apresentado e desenvolvido no Catecismo.
O ofício de interpretar a Sagrada Escritura e a Sagrada Tradição foi confiado ao Magistério da Igreja, ou seja, aos bispos em comunhão com o Sucessor de Pedro. O Magistério não age, porém, à margem do Povo de Deus, mas é um instrumento, querido por Deus, para compreender bem a ação do Espírito Santo em relação a toda a Igreja. Não é somente o Magistério, porém, que interpreta a fé. 
O Catecismo afirma no nº 91: "Todos os fiéis participam da compreensão e da transmissão da verdade revelada. Receberam a unção do Espírito Santo, que os instrui e os conduz à verdade em sua totalidade". 
Todo o povo fiel (dos bispos até o último dos fiéis leigos) possui o dom que chamamos sentido sobrenatural da fé. Graças àquele sentido da fé suscitado pelo Espírito de verdade, o povo de Deus adere à fé de modo mais profundo, aplicando-a na vida na forma mais plena (cfr. CIC 93). 
O Catecismo recorda o famoso nº 8 da Constituição dogmática sobre a Divina Revelação "Dei Verbum", onde se lê que a Igreja progride na inteligência da fé e também na contemplação e no estudo dos fiéis que têm uma profunda experiência das coisas espirituais. Desse modo, o Espírito Santo introduz os fiéis, obviamente não sem a guia do Magistério, à verdade em sua totalidade. 
Um exemplo de desenvolvimento da inteligência da fé do Povo de Deus consiste na verdade da Imaculada Conceição, afirmada como dogma de fé em 1854. 
A compreensão mais profunda do mistério revelado de Maria não teria sido possível sem a experiência e a reflexão dos fiéis, ou seja, sem o sentido de fé deles. Portanto, cada um de nós fiéis deve sentir-se sujeito de compreensão e transmissão da fé revelada em Jesus. (RL)  
                                                                                               Fonte: Rádio Vaticana
                                                           Ilustração: http://santuariosantaritadecassia.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário