terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Homenagem ao Monsenhor Vieira em Jacutinga



Conforme matéria aqui divulgada na última sexta-feira (18) , foi prestada na noite desta segunda-feira (21) uma bela homenagem à memória do saudoso sacerdote paraisopolense, Monsenhor Sebastião Carvalho Vieira. A Agência dos Correios, com a colaboração da Paróquia Santo Antonio de Jacutinga, lançou um selo comemorativo em homenagem ao Monsenhor Vieira, que por quase 50 anos exerceu seu ministério sacerdotal no Município.
A solenidade teve início com a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz, presidida pelo Vigário Paroquial, padre Ronne Peterson, e concelebrada pelos sacerdotes, Monsenhor Darci José Nicioli, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, Cônego Sebastião Camilo, Padre Mauro de Freitas, Padre Vanir Ramos Barbosa, Frei Sebastião Donizetti e Padre João Hélio Fagundes.
Entre as autoridades presentes estavam o vice-prefeito, Luiz Carlos Crivelaro, e os vereadores Maria Luiza Crivelaro, Tadeu e Estela. A Igreja Matriz ficou lotada pelos fiéis que também vieram prestar sua homenagem. De Paraisópolis, além do pároco, Padre Vanir, participaram das solenidades os sobrinhos do Monsenhor, Guiomar e Luiz Noronha.
Durante a Eucaristia, todos puderam recordar momentos e atitudes marcantes da vida de Monsenhor Vieira em Jacutinga, como seu gesto carinhoso de distribuir balas e terços e a fundação da Casa da Criança. Toda a luta para o desenvolvimento social do Município foi lembrado, assim como o dia de sua morte. Muitas pessoas que estavam na Igreja Matriz choraram.
Monsenhor Darci começou assim sua homilia:
É muita homenagem para um pobre marquês, diria monsenhor no dia de hoje, se aqui ele estivesse. Homem de coração simples, homem bom, humilde, nada construiu para si, toda a sua vida foi pelo serviço à população”, afirmou.
O nomeado Bispo Auxiliar de Aparecida ainda lembrou que Monsenhor Vieira ensinou o jacutinguense a ter esperança e que ele deixou de ter uma família para ter muitos filhos na fé.
Monsenhor Vieira abriu mão do amor próprio em função do amor aos outros. Um homem bom acredita, um homem excepcional persiste, um herói nunca desiste, e é no pavilhão dos heróis que eu vejo o Monsenhor Vieira,” ressaltou.
Ele lembrou da saudade que todos sentem do querido Monsenhor.
Saudade, porque é lembrança boa. Mas Monsenhor Vieira, quanta presença. Presença nos dias de outrora dessa cidade de Jacutinga, mas presença viva! Continuada! Naqueles que ele ajudou a construir e de todas as suas obras. A maior delas foi o fato dele ter construído gente. Ele construiu gerações, fez nos enxergar longe, para muito além das montanhas das Minas Gerais, para muito além dos limites da nossa cidade, para muito além das misérias do nosso coração”, finalizou.
Depois da celebração, todos foram para o pátio da Matriz, onde ocorreu o lançamento oficial do selo e também a benção do novo memorial.  
Memorial
O Memorial Monsenhor Vieira, que fica no pátio da Igreja Matriz de Jacutinga, foi inaugurado no dia 15 de novembro de 2007, data em que ele completaria, caso estivesse vivo, 65 anos de vida sacerdotal.
O objetivo do Memorial é manter viva a memória e as ações do Monsenhor Vieira, que por quase 50 anos, entre 1958 e 2005, gastou sua vida em favor da população jacutinguense.
..............................................................................................................................................................
Texto (com pequenas adaptações) e fotos de Andrey Nicioli - Site da Arquidiocese de Pouso Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário