sábado, 26 de janeiro de 2013

Leituras do 3º Domingo do Tempo Comum

27 de janeiro de 2013

1ª Leitura: Ne 8,2-4a.5-6.8-10       Salmo18,8.9.10.15      2ª Leitura: 1Cor 12,12-30

EvangelhoLc 1,1-4;4,14-21

"Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, como nos foram transmitidos por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra. Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever de modo ordenado para ti, excelentíssimo Teófilo. Deste modo, poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebeste. Naquele tempo: Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito,e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 'O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor.' Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então começou a dizer-lhes: 'Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir.'"

Reflexão

O que diz o texto?

Leio atentamente o texto: Lc 1,1-4; 4,14-21, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.

Lucas não foi testemunha ocular de Jesus e de seu anúncio, mas escreve o Evangelho atento à tradição dos que "viram", "ouviram", "tocaram" em Jesus. E coloca esta cena tão importante de Jesus na sinagoga de Nazaré quando, no sábado, lê o profeta Isaias. Ali está a síntese e o modelo da pregação de Jesus: anunciar boas notícias e libertar as pessoas de todo mal. De início, as pessoas ficam surpresas com o anúncio e a declaração de Jesus. Todos na sinagoga tinham o olhar fixo nele.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje? O que o texto me diz no momento? 
O meu Projeto de vida é o do Mestre Jesus Cristo? Os bispos, Na Conferência de aparecida, disseram: "Quando cresce no cristão a consciência de se pertencer a Cristo, em razão da gratuidade e alegria que produz, cresce também o ímpeto de comunicar a todos o dom desse encontro. A missão não se limita a um programa ou projeto, mas em compartilhar a experiência do acontecimento do encontro com Cristo, testemunhá-lo e anunciá-lo de pessoa a pessoa, de comunidade a comunidade e da Igreja a todos os confins do mundo (cf. At 1,8)." (DAp 145). 
Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo uma canção do Padre Zezinho.

Palavras que não passam /Foi teu coração / Que me ensinou /Palavras que não passam /No teu coração
Coloquei o meu /Minha religião /Vem te ouvir teu coração

Foi teu coração /Que me ensinou /A fazer da vida /Uma esperança só /Sei que aprenderei /Se te ouvir falar Não me perderei /Se te ouvir com atenção

Palavras que não passam /Palavras que libertam /Palavra poderosa tem teu coração /Palavra por palavra
Revelas o infinito /Como é bonito ouvir teu coração.
Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus, com olhar de Missionário que leva boas notícias e ajuda as pessoas a se libertarem do mal. 

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 
                                                         Fonte da Reflexão: http://www.paulinas.org.br
                                                                            Ilustração: http://www.pcrrpo.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário