sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Disponíveis os roteiros Celebrar em Família

4º e 5º domingos do Tempo Comum

Estão disponíveis os roteiros Celebrar em Família para o 4º e para o 5º Domingos do Tempo Comum. O material é preparado e oferecido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A liturgia do 4º Domingo do Tempo Comum traz as Palavras do Senhor ao profeta Jeremias: “Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações”. Na segunda leitura, o hino da caridade, da primeira Carta aos Coríntios.

O centro da Celebração da Palavra, o Evangelho segundo Lucas (Lc 4,21-30), continuando a passagem do último domingo. Jesus, após ler o livro do profeta Isaías, diz ter se cumprido aquela Palavra. Mas Ele também disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria”.

O roteiro Celebrar em Família auxilia na meditação da Palavra e favorece a celebração do Dia do Senhor àqueles que por algum motivo não podem participar presencialmente da Missa. “São muitos os horários de transmissão de missas em nossos canais católicos que podemos acompanhar, mas vivendo a dignidade de povo sacerdotal que nosso batismo nos conferiu, podemos não só acompanhar, mas CELEBRAR com nossas famílias o Dia do Senhor, reforça a Comissão para a Liturgia da CNBB.

No roteiro, algumas indicações para preparar a celebração: ‘Escolha em sua casa um local adequado para celebrar e rezar juntos. Prepare sua Bíblia com o texto a ser proclamado, um crucifixo, um vaso de flores, uma imagem ou ícone de Nossa Senhora e uma vela a ser acesa
no momento da celebração”.

BAIXE O ROTEIRO PARA O 4º DOMINGO DO TEMPO COMUM

BAIXE O ROTEIRO PARA O 5º DOMINGO DO TEMPO COMUM

.............................................................................................................................................................
                                                                                                                             Fonte: cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário