terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Papa Francisco nesta terça-feira:

a universidade católica
deve ajudar os jovens a realizar seus sonhos e objetivos

Na mensagem ao arcebispo de Cracóvia pelos 625 anos da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade João Paulo II, Francisco deseja que esta Universidade "seja um lugar de formação para as novas gerações de cristãos, não somente através do estudo científico e da busca da verdade, mas também através do testemunho social de viver a fé. Que seja uma comunidade na qual a aquisição do conhecimento se conjuga com a promoção do respeito pelo ser humano".

O Papa Francisco enviou uma mensagem, nesta terça-feira (11/01), ao arcebispo de Cracóvia, dom Marek Jędraszewski, pelo aniversário de 625 anos da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade João Paulo II.

Em 11 de janeiro de 1397, a pedido da Rainha Santa Edwiges e de seu marido Ladislau, o Papa Bonifácio IX criou, com a Bula "Eximiae devotionis affectus", a Faculdade de Teologia até então Academia de Cracóvia, e mais tarde Universidade Jaguelônica. A sua continuação é a atual Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade João Paulo II.

Não esquecer a tradição e criar o futuro

"Passaram 625 anos deste importante acontecimento, que marca o início da história relativamente jovem desse ateneu. Junto com vocês, agradeço a Deus por esta tradição de mais de seis séculos, com todas as suas conquistas científicas e didáticas, bem como sua espiritualidade criada por seus santos fundadores, professores e estudantes", frisa o Papa na mensagem.

Segundo Francisco, "os tempos de hoje exigem de todos nós não esquecer a tradição, mas ao mesmo tempo olhar com esperança para o futuro e criar o futuro". O lema da universidade é o mandato de Jesus "Ide e fazei discípulos" e sua missão "consiste na reflexão científica sobre o conteúdo da Revelação, utilizando métodos de pesquisa clássicos e contemporâneos".

O Papa ressalta que "São João Paulo II salientou a necessidade de tal "ministério do pensamento", através do qual os círculos universitários se unam à missão da Igreja de difundir a mensagem de Cristo ao mundo. Portanto, fiéis a séculos de tradição, leiam os sinais dos tempos, aceitem com coragem os novos desafios para levar a verdade do Evangelho ao homem contemporâneo e ao mundo".

Lugar de formação das novas gerações de cristãos

Francisco deseja que esta Universidade "seja um lugar de formação para as novas gerações de cristãos, não somente através do estudo científico e da busca da verdade, mas também através do testemunho social de viver a fé. Que seja uma comunidade na qual a aquisição do conhecimento se conjuga com a promoção do respeito pelo ser humano".

"Os jovens têm seus próprios sonhos e objetivos, e uma universidade católica deve ajudá-los a realizá-los com base na verdade, no bem e na beleza que têm sua fonte em Deus. O seu ministério de pensamento e busca da verdade é necessário para a Igreja na Polônia e no mundo de hoje. Realize-o com responsabilidade para ser fiel à sua missão: Ide e fazei discípulos", conclui o Papa.

                                                                                                      Mariangela Jaguraba

.........................................................................................................................................................................

A visita inesperada de Francisco
a uma loja de discos no centro de Roma

O Papa era um antigo cliente da loja "Stereosound", que fica perto do Panteão, no centro histórico da capital italiana. Durante 10 minutos, saudou a proprietária e abençoou o local, que foi recentemente reformado. E saiu de lá com um presente!

Por volta das 19h locais, o Papa Francisco fez uma visita-surpresa a uma loja de discos localizada no centro de Roma, perto do Panteão.

Não se tratou de uma saída “aleatória” do Vaticano, pois o Pontífice era um antigo cliente do local, já que o frequentava quando ainda era arcebispo de Buenos Aires. Toda vez que vinha à capital italiana, Jorge Mario Bergoglio se hospedava próximo a “Stereosound”.

Entre discos de vinil de Maria Callas e Pink Floyd, Francisco abençoou a loja, que foi recentemente reformada. Tudo isso em cerca de 10 minutos, na presença também da filha e do genro da dona da loja, a senhora Letícia.

Ao sair, ganhou de presente um disco de música clássica. Todavia, a proprietária preferiu não fazer declarações e fechou a loja diante da multidão que se formou naquele momento. Letícia simplesmente afirmou que o Papa é “um cliente antigo” e que a visita desta terça-feira foi “belíssima” e “repleta de humanidade”.

As "surpresas" de Francisco

Não é a primeira vez que o Papa faz esse tipo de “surpresa”. Em 4 de setembro de 2015, foi a uma ótica, também no centro histórico de Roma, para trocar a armação de seus óculos. Em 21 de dezembro de 2016, o motivo foi ortopédico e a loja escolhida ficava desta vez mais próxima ao Vaticano.

.................................................................................................................................................                                                                                                                                 Fonte: vaticannews.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário