sábado, 29 de janeiro de 2022

Reflita com dom José Gislon:

A fé e o silêncio de Deus!

Estimados irmãs e irmãs em Cristo Jesus. Os Evangelhos relatam que em vários momentos os Apóstolos foram colocados à prova, para ver se em suas vidas concretas haviam compreendido os ensinamentos do Mestre Jesus. Mas, às vezes, os resultados não foram promissores, porque os discípulos tiveram dificuldades de entender o que Jesus lhes havia ensinado.

Dom José Gislon 

O inquietante silêncio de Deus aparece nas páginas da Bíblia, “molhadas pelas lágrimas dos fiéis” que, diante do drama da dor humana, se perguntam: “Mas onde está Deus, diante dos fatos que nos ferem?”. É o silêncio de Deus! Do Deus que não fica indiferente ao drama da dor que toca a realidade humana. Mas entrar em comunhão com Deus, através da fé, significa abrir o coração, para poder escutar o seu modo de falar, através da sua voz sutil, que no seu silêncio, nos fala de amor e compaixão.

Cristo nos ensina que todas as tempestades e os medos que nos ferem provêm da nossa falta de fé. “Por que sois tão medrosos?” Àqueles que vivem com angústia esse tempo tempestuoso, e a todos os pessimistas, Jesus responde com uma expressão maravilhosa: “Ainda não tendes fé?” As nossas angústias e medos nascem do não ter compreendido a nossa missão de discípulos do Mestre. Os discípulos no meio da tempestade somos nós hoje, no meio das dificuldades do nosso dia a dia. Muitas vezes temos medo porque não temos confiança em Jesus, porque não sabemos acolher os sinais de esperança que estão ao nosso redor.

Deus nos fala nos momentos de provações e no silêncio, mas nos pede para termos fé. Às vezes, a nossa fé é frágil e imatura porque confunde o “silencio” com a ausência do Senhor. Precisamos deixar o medo de lado para pedir com fé: Senhor Jesus, abraça-me com o teu eloquente silêncio, para que a minha vida possa ver o sorriso do teu amor envolvente.

                                                            Dom José Gislon - Bispo de Caxias do Sul (RS)

.............................................................................................................................................................
                                                                                                                             Fonte: cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário