quinta-feira, 1 de abril de 2021

Deus chama para os seus braços

 o Padre Paulo César Barros, SJ

Padre Paulo César preside a Eucaristia na Novena de São José de 2019
Última celebração do Sacerdote na Paróquia São José

Quinta-feira Santa, “Celebração Profética da Páscoa”, dia de rememorar e atualizar presentes de infinito valor dados por Jesus à humanidade.  Neste dia, tão querido por todos os que creem no amor de Deus, o Senhor da vida quis também receber um maravilhoso presente, que há aproximadamente sessenta e dois anos ofertara a seus filhos e filhas na terra. Deus quis ter em seus braços o querido Pe. Paulo César Barros.

No dia da instituição do Sacerdócio da Nova Aliança, Deus chamou para junto d’Ele o sacerdote que consagrou toda sua vida ao serviço de seu Reino na terra. No dia da instituição da Eucaristia, Deus entrou em profunda comunhão com seu filho padre, que tantas e tantas vezes o recebera no Santíssimo Sacramento e, que, pelo poder que lhe fora conferido pelo próprio Cristo, transubstanciara inúmeras vezes as espécies do pão e do vinho no Corpo e Sangue do Salvador e distribuíra a Sagrada Eucaristia a seus irmãos. No dia em que o Cristo se abaixou diante de cada um de nós e lavou os nossos pés, ensinando-nos que, ao servir o próximo, nos elevamos à verdadeira dignidade de filhas e filhos amados de Deus, o Senhor elevou até junto do seu coração o sacerdote que durante toda sua vida lavara os pés de seus irmãos e suas irmãs. No dia em que o Filho de Deus nos deu o Mandamento do Amor, que destrói o egoísmo e a divisão, Deus recebeu no seu abraço de Pai o filho padre que soube amar incondicionalmente todas as pessoas com quem convivera.

Nesta Quinta-feira Santa, o Senhor quis recompensar com seu infinito amor o seu sacerdote, que, mesmo possuidor de um invejável currículo acadêmico e profissional, pelos votos de pobreza, castidade e obediência, se fez pobre de riquezas, prazeres e projetos terrenos e seguiu fielmente os passos de seu Senhor e Mestre. Nesta Quinta-feira Santa, Deus veio ao encontro do seu filho querido, Padre Paulo César Barros, e carinhosamente o levou para o aconchego de seu amoroso coração no céu.

Querido Padre Paulo, receba nossa humilde e fraterna homenagem e, junto da Santíssima Trindade, interceda pelos seus familiares, por seus irmãos jesuítas, por todos nós, pela nossa paróquia, pela Igreja e pelo mundo todo!

Luiz Gonzaga da Rosa

..................................................................................................................................................

Dados biográficos:

Filiação: Jayme de Barros Faria e Maria Aparecida Silva Barros

Data de nascimento: 25 de novembro de 1958

                                               Estudos anteriores à consagração religiosa: 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental: Grupo Escolar Bueno de Paiva; 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e Ensino Médio: Escola Estadual Antônio Eufrásio de Toledo, Colégio Santa Ângela, Paraisópolis, e Colégio XIX de Março, Itajubá; Engenharia Elétrica: Escola Federal de Engenharia de Itajubá

Ordenação Presbiteral: 8 de julho de 1995 na Matriz São José, Paraisópolis

Bispo Ordenante: Dom João Bergese, 2º Arcebispo de Pouso Alegre

Fonte: O Paraíso de José: 160 anos da Paróquia São José - Editora Santuário - 2010

...................................................................................................................................

Veja um breve currículo acadêmico e profissional do Sacerdote na nota da FAJE - BH


A Faculdade Jesuíta comunica com pesar a morte do Pe. Paulo Cesar Barros SJ, ocorrida na tarde desta quinta-feira, dia 1 de abril de 2021. Durante 20 anos o Pe. Paulo Cesar foi professor na Faculdade Jesuíta, assumindo as disciplinas de Eclesiologia e Patrologia, acompanhando alunos na graduação e na pós-graduação, e desde 2018 era diretor da Biblioteca Padre Vaz. Fez sua graduação em Filosofia e Teologia também na FAJE, e mestrado e doutorado em Teologia Dogmática na Pontificia Università Gregoriana, em Roma. Em todo esse tempo atuava também na pastoral na Paróquia São Francisco Xavier. Pe. Paulo César era natural de Paraisópolis (MG) e tinha 62 anos, tendo ingressado na Companhia de Jesus em 1985 e sido ordenado padre em julho de 1995.

A comunidade acadêmica da FAJE manifesta seu profundo pesar, já com saudades da presença do Pe. Paulo César entre nós, e expressa solidariedade aos familiares e a toda a Província Jesuíta do Brasil, bem como a seus companheiros jesuítas da Comunidade Pedro Fabro, na qual se encontrava nos últimos meses. Na fé e na esperança da ressurreição, vividas especialmente neste tríduo pascal, depositamos nosso olhar na Luz do Senhor, que acolhe nosso irmão agora, no encontro definitivo.

Fonte: Site da FAJE - BH

 ..................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário