sábado, 23 de novembro de 2019

Ordenado em Pouso Alegre,

padre Donizetti é beatificado em Tambaú (SP)
A Igreja no Brasil celebrou na manhã deste sábado (23), a beatificação do Servo de Deus Padre Donizetti de Lima. A celebração ocorreu em Tambaú (SP) e cerca de 20 mil pessoas participação deste momento. A Eucaristia foi presidida pelo prefeito da Congregação das Causas dos Santos, o cardeal Angelo Becciu, a pedido do Papa Francisco. O arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado - C.Ss.R., esteve presente e concelebrou. 
O menino Bruno Henrique Arruda de Oliveira, de 13 anos, que teve o pé torto congênito curado pelo padre, participou da cerimônia. O reconhecimento do milagre é a principal exigência para o decreto de beatificação de um religioso. 
Em vida, já era considerado santo pelo povo
"Após termos recebido parecer da Congregação das Causas dos Santos, com nossa autoridade apostólica, concedemos que o venerável servo de Deus Donizetti Tavares de Lima, sacerdote diocesano, pastor, segundo o coração de Cristo, testemunha da caridade evangélica, defensor dos mais necessitados doravante seja chamado bem-aventurado e que possa se celebrar sua festa todos os anos no dia 16 de junho, dia de seu nascimento ao céu", disse o bispo diocesano Dom Villar.
Nascido em Cássia (MG) no dia 03 de janeiro de 1882. Estudou em Franca, Sorocaba e no Seminário Episcopal de São Paulo, onde exerceu a função de organista e professor de música. Aos 21 anos já tinha tomado a decisão pelo sacerdócio e matriculou-se no curso de filosofia do Seminário de São Paulo. Completou seus estudos eclesiásticos em Pouso Alegre-MG, local em que tornou-se sacerdote em 12 de julho de 1908, quando foi ordenador por Dom João Batista Corrêa Nery. Segundo o responsável pelo arquivo arquidiocesano, padre Rodrigo Carneiro, na época da ordenação ainda não havia a diocese de Guaxupé, a qual pertenceria sua cidade natal.
Casa onde padre Donizetti nasceu, em Cássia
"Ele é de Cássia e na época Cássia pertencia à Pouso Alegre, não havia a diocese de Guaxupé. Alguns padres, quando dom Nery foi embora para Campinas, o acompanharam, e o padre Donizetti estava entre eles. Tambaú passou à diocese de São João da Boa Vista. Dom Nery foi administrador apostólico da diocese de Campanha e foi transferido para Campinas em 30 de outubro de 1908", explicou. 
Depois de ordenado, vai para a diocese de Campinas, acompanhando Dom João Nery, ocupando a função de Pároco em Vargem Grande do Sul (SP). Transfere-se, em seguida, para a diocese de Ribeirão Preto, à qual pertencia Tambaú. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Tambaú, nunca pertenceu à diocese de Pouso Alegre. Era de São Paulo até 1908, quando passou a pertencer a Ribeirão Preto. Em 1960, passa a pertencer à nova diocese de São João da Boa Vista.
A ordenação de padre Donizetti está anotado no livro de registros da arquidiocese de Pouso Alegre, sendo ele o 22º padre ordenado. Padre Donizetti exerceu seu ministério sacerdotal em Campanha-MG, Jaguariúna-SP e Vargem Grande do Sul-SP. Chegou a Tambaú em 12 de junho de 1926 permanecendo até seu falecimento, em 16 de junho de 1961. 
Agora, a Comissão Pró-Beatificação de Padre Donizetti busca o reconhecimento do Vaticano para um segundo milagre, que deve conceder ao beato o título de "santo".
..................................................................................................................................................
                                               Fonte: arquidiocese-pa.org.br   Matéria e foto: Pe. Andrey Nicioli

Nenhum comentário:

Postar um comentário