sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Leituras da

Solenidade de Todos os Santos
............................................................................................................................................................

............................................................................................................................................................
1ª Leitura: Ap 7,2-4.9-14
Leitura do Livro do Apocalipse de São João:
Eu, João, vi um outro anjo, que subia do lado onde nasce o sol. Ele trazia a marca do Deus vivo e gritava, em alta voz, aos quatro anjos que tinham recebido o poder de danificar a terra e o mar, dizendo-lhes: “Não façais mal à terra, nem ao mar, nem às árvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus”.
Ouvi então o número dos que tinham sido marcados: eram cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel.
Depois disso, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. Todos proclamavam com voz forte: “A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro”. Todos os anjos estavam de pé, em volta do trono e dos Anciãos, e dos quatro Seres vivos, e prostravam-se, com o rosto por terra, diante do trono. E adoravam a Deus, dizendo: “Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém”. E um dos Anciãos falou comigo e perguntou: “Quem são esses vestidos com roupas brancas? De onde vieram?”
Eu respondi: “Tu é que sabes, meu senhor”.
E então ele me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro”.
..............................................................................................................................................................
Salmo: 23
É assim a geração dos que procuram o Senhor!
É assim a geração dos que procuram o Senhor!
- Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,/ o mundo inteiro com os seres que o povoam;/ porque ele a tornou firme sobre os mares,/ e sobre as águas a mantém inabalável.
- “Quem subirá até o monte do Senhor,/ quem ficará em sua santa habitação?”/ “Quem tem mãos puras e inocente coração,/ quem não dirige sua mente para o crime.
- Sobre este desce a bênção do Senhor/ e a recompensa de seu Deus e Salvador”./ “É assim a geração dos que o procuram,/ e do Deus de Israel buscam a face”.
..............................................................................................................................................................
2ª Leitura: 1Jo 3,1-3
Leitura da Primeira Carta de São João:
Caríssimos: Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai.
Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.
..............................................................................................................................................................
Evangelho: Mt 5,1-12a
Leitura do Evangelho de São Lucas
Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los:
“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.
..............................................................................................................................................................
Reflexão:
Solenidade de Todos os Santos
"Por isso, nesta grande Solenidade de hoje, de uma maneira única, celebra-se junto com os santos canonizados"
O Concílio Ecumênico Vaticano II lembra que: “A Igreja é indefectivelmente santa: Cristo amou-a como sua esposa e deu-se a si mesmo por ela a fim de santificá-la; por isso todos na Igreja são chamados à santidade” (cf. Lumen Gentium, n. 39). A Igreja prega o mistério pascal nos santos que sofreram com Cristo e com ele são glorificados; propõe aos fiéis seus exemplos, que atraem todos ao Pai por meio de Cristo, e implora por seus merecimentos os benefícios de Deus (cf. Sacrosanctum Concilium, n. 104). Por isso, nesta grande Solenidade de hoje, de uma maneira única, celebra-se junto com os santos canonizados, todos os justos de toda raça e nação, cujos nomes estão inscritos no livro da vida (cf. Ap 20,12).
Dom Eurico dos Santos Veloso
Os homens, todos os homens e mulheres, como criaturas humanas, tem um intenso desejo: ser eternos. A maior aspiração do homem é viver para sempre, alcançar a felicidade e a realização plena e eterna.
Na Primeira leitura (cf. Ap 7,2-4.9-14) como descrever a felicidade dos mártires e dos santos na sua condição celeste, invisível? Para isso, o profeta recorre a uma visão.
O Salmo responsorial (cf. Sl 23): O salmo de hoje proclama as condições de entrada no Templo de Deus. Ele anuncia também a bem-aventurança dos corações puros. Nós somos este povo imenso que marcha ao encontro do Deus santo.
Na Segunda leitura (cf. 1Jo 3,1-3) lembramos que desde o nosso batismo, somos chamados filhos de Deus e o nosso futuro tem a marcada da eternidade. São João, em sua primeira carta nós dá essa garantia: “somos filhos de Deus, participando da sua natureza e vida por Jesus Cristo (cf. 1Jo 3,1-3). Significa que existimos para vivermos eternamente a verdadeira vida e um dia vermos a Deus face a face, mas, para isso, é necessário vivermos de acordo com o plano de salvação que Deus nos deixou – as Bem-Aventuranças.
No Santo Evangelho (cf. Mt 5,1-12a) lembramos que futuro reserva Deus aos seus amigos, no seu Reino celeste? Ele próprio é fonte de alegria e de felicidade para eles. Ser bem-aventurado é ser santo. Assim, seremos verdadeiros santos. Mas, o que é ser santo? Logo imaginamos que seria tão bom sermos como os santos e santas de nossa devoção! A santidade não é mero produto de nosso esforço humano, nem resultado automático da graça, mas sim o efeito da ação de Deus unida à resposta de cada um de nós. Deus é quem nos santifica, pelo seu Espírito Santo. Uma pessoa santa é aquela que é amiga de Deus. Ele quer ser nosso amigo; aceitar ter uma amizade íntima com ele depende de nós. Somos livres para correspondermos ao amor gratuito de Deus. Ninguém se torna amigo de uma pessoa se não houver correspondência de gestos de amizade e de amor; igualmente com Deus. Ele nos oferece a sua amizade e ter a sua amizade e um amor profundo a ele depende somente de nossa resposta. Que a Mãe e Senhora de todos os santos e santas, a Virgem Maria, que sempre foi atenta e dócil a todas as graças, nos ensine a corresponder ao amor gratuito de Deus.
Vivamos o desejo de viver na santidade, de buscá-la como objetivo, um objetivo possível, sem considerá-la um objetivo distante. Abandonar-se à vontade de Deus significa que Deus te permite alcançar esses objetivos, que não são sobrenaturais, mas que estão ao alcance de todos a partir do momento em que uma pessoa se compromete e se deixa plasmar por Deus. Façamos isso e sejamos santos!
                                 Dom Eurico dos Santos Veloso Arcebispo Emérito de Juiz de Fora
.......................................................................................................................................                                Fontecnbbleste2.org.br   Banner: cnbb.org.br   Ilustração: liturgia.catequisar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário