terça-feira, 26 de novembro de 2019

Papa na Universidade Sophia:

Modelar uma sociedade melhor e um futuro mais esperançoso
A Universidade Sophia foi fundada pelos jesuítas, em 1913, mas sua origem remonta a mais de 450 anos, quando o missionário Francisco Xavier chegou ao Japão, em 1549, com a ideia de difundir o cristianismo e criar uma universidade.
Mariangela Jaguraba - Cidade do VaticanoDepois de despedir-se da Nunciatura Apostólica na manhã desta terça-feira, 26, o Papa Francisco deslocou-se até a Sophia University, em Tóquio, onde celebrou com membros da Companhia de Jesus na Capela do Kulturzentrum. Seguiu o café da manhã e o encontro privado com o Colegio Maximo no refeitório, a visita aos sacerdotes idosos e enfermos, e por fim seu discurso no auditório.
A instituição foi fundada pelos jesuítas em 1913, mas sua origem remonta a mais de 450 anos, quando o missionário Francisco Xavier chegou ao Japão, em 1549, com a ideia de difundir o cristianismo e criar uma universidade. O projeto de criar este centro de estudos teve início, em 1908, quando, por vontade do Papa Pio X, três sacerdotes jesuítas desembarcaram no Japão para abrir, cinco anos depois, a primeira universidade católica do país.
“Minha estada neste país foi breve, mas intensa. Agradeço a Deus e a todo o povo japonês pela oportunidade de visitar este país, que marcou fortemente a vida de São Francisco Xavier e no qual tantos mártires deram testemunho da sua fé cristã. Embora os cristãos sejam uma minoria, sente-se a sua presença”
O Santo Padre sublinhou que foi testemunha da estima geral pela Igreja Católica, e espera que este respeito mútuo possa aumentar no futuro. “Notei também que, apesar da eficiência e da ordem que a caraterizam, a sociedade japonesa deseja e procura algo mais: um anseio profundo de criar uma sociedade cada vez mais humana, compassiva e misericordiosa”, disse ele.
O Papa frisou que “o estudo e a meditação fazem parte de todas as culturas, sendo a cultura japonesa orgulhosa do seu antigo e rico patrimônio a tal respeito. O Japão conseguiu integrar o pensamento e as religiões da Ásia no seu conjunto e criar uma cultura com identidade específica”.
Francisco citou a Escola Ashikaga como exemplo “da capacidade que possui a cultura japonesa de absorver e transmitir o conhecimento. Os centros de estudo, meditação e pesquisa continuam desempenhando um papel importante na cultura atual. Por este motivo, é necessário que mantenham a sua autonomia e liberdade, como penhor dum futuro melhor”.
“Dado que as universidades continuam sendo o lugar principal onde se formam os futuros líderes, é preciso que o conhecimento e a cultura em toda a sua amplitude inspirem todos os aspectos das instituições educacionais, tornando-se cada vez mais inclusivas e capazes de gerar oportunidades e promoção social. 
Segundo o Pontífice, “numa sociedade tão competitiva e tecnologicamente orientada, esta Universidade deveria ser não só um centro de formação intelectual, mas também um local onde modelar uma sociedade melhor e um futuro mais esperançoso. E acrescentaria – no espírito da encíclica Laudato si’ – que o amor à natureza, tão típico das culturas asiáticas, aqui se devia expressar numa lúcida e previdente preocupação pela proteção da terra, nossa casa comum; preocupação que possa conjugar-se com a promoção duma nova ciência capaz de questionar e fazer expandir qualquer tentativa reducionista por parte do paradigma tecnocrático”.
A  Universidade Sophia sempre se distinguiu por uma identidade humanista, cristã e internacional.
"Desde a sua fundação, a Universidade foi enriquecida pela presença de professores provenientes de vários países, às vezes até de países em conflito entre si. Mas todos estavam unidos pelo desejo de dar o melhor aos jovens do Japão. O mesmo espírito perdura também nas várias formas com que vocês prestam ajuda àqueles que mais precisam, aqui e no exterior", disse o Pontífice, acrescentando:
“Estou certo de que este aspecto da identidade de sua Universidade se revigorará cada vez mais, de modo que os grandes progressos tecnológicos atuais possam ser colocados a serviço duma educação mais humana, justa e ecologicamente responsável.”
Francisco disse ainda que a tradição inaciana, na qual se baseia a Universidade Sophia, deve estimular professores e alunos a criar uma atmosfera que favoreça a reflexão e o discernimento. “Nenhum estudante desta Universidade deveria conseguir a formatura sem antes ter aprendido como escolher, responsável e livremente, aquilo que em consciência sabe ser o melhor”, frisou o Papa.
O Santo Padre recordou as Preferências Apostólicas Universais que ele propôs à Companhia de Jesus e que “mostram claramente que o acompanhamento dos jovens é uma realidade importante em todo o mundo e que todas as instituições inacianas devem favorecer este acompanhamento”. “Como demonstra o Sínodo sobre os jovens com os seus documentos, também a Igreja universal olha, com esperança e interesse, para os jovens de todo o mundo”, disse ele.
Segundo o Papa, Universidade Sophia “é chamada a concentrar-se nos jovens, que não só devem ser destinatários duma educação qualificada, mas também participar nessa educação, oferecendo suas ideias e partilhando sua visão e esperanças para o futuro”.
A seguir, Francisco disse que a tradição cristã e humanista da Universidade Sophia está plenamente em linha com outra das Preferências que ele mencionou: caminhar com os pobres e os marginalizados do nosso mundo.
“A Universidade, centrada na sua missão, deve estar sempre aberta à criação dum arquipélago capaz de interligar aquilo que, social e culturalmente, pode ser concebido como separado. Os marginalizados devem ser envolvidos e introduzidos criativamente no currículo universitário, procurando criar as condições para que isto se traduza na promoção dum estilo educativo capaz de reduzir as fraturas e as distâncias”, disse o Papa acrescentando:
“O estudo universitário de qualidade, em vez de se considerar um privilégio de poucos, seja acompanhado pela consciência de se saberem servidores da justiça e do bem comum; serviço a ser implementado na área que cada um é chamado a desenvolver. Trata-se duma causa que tem a ver com todos nós; a recomendação feita a Paulo por Pedro continua sendo válida ainda hoje: não nos esqueçamos dos pobres. ”
O Papa espera que essa reflexão e o encontro com os jovens, professores e funcionários da Universidade Sophia possa produzir fruto em suas vidas e na vida dessa comunidade acadêmica. “O Senhor e a sua Igreja contam com vocês como protagonistas na missão de buscar, encontrar e difundir a Sabedoria divina e oferecer alegria e esperança à sociedade atual”, concluiu Francisco.  
.............................................................................................................................................................
Assista:
............................................................................................................................................................
Papa Francisco despede-se do Japão
Dias intensos vividos em países com minoria católica e com uma cultura milenar. O calor na acolhida e a mensagem de paz e proteção da vida marcou esta que foi a 32ª Viagem Apostólica de seu Pontificado.
Cidade do Vaticano “Agradeço a todo o povo japonês a gentil recepção e as boas-vindas que me foram concedidas durante minha Visita Apostólica. Terei todos vocês em minhas orações”, escreveu o Papa Francisco em um twitter em inglês e japonês, publicado pouco antes de despedir-se do País do Sol Nascente.
“Minha estada neste país foi breve, mas intensa. Agradeço a Deus e a todo o povo japonês pela oportunidade de visitar este país, que marcou fortemente a vida de São Francisco Xavier e no qual tantos mártires deram testemunho da sua fé cristã. Embora os cristãos sejam uma minoria, sente-se a sua presença”, disse em seu discurso na Sophia University, último compromisso em terras japonesas.
Da universidade dos jesuítas o Papa deslocou-se até o Aeroporto de Tóquio-Haneda, distante 20,3 km, onde saudou os bispos japoneses e as delegações presentes. Não houve discursos nem cerimônias oficiais. O voo 8787-9 da All Nippon Airways decolou às 11h43, horário local, com destino a Roma. 
Depois de sobrevoar Japão, Rússia, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Áustria, Eslovênia e Croácia, em 10.516 km percorridos em 13h30min, o voo deverá aterrissar no Aeroporto Fiumicino, por volta das 17 horas, horário local.
Durante o voo, esperado o já tradicional encontro do Santo Padre com os jornalistas, quando responde a seus questionamento de maneira franca e aberta, e os telegramas enviados aos Chefes de Estado dos países sobrevoados.
O Papa  Francisco chegou a Bangcoc, capital da Tailândia, na quarta-feira, 20 de novembro, tendo se transferido para o Japão no sábado, 23. Nos dois países de minoria católica, cumpriu intensa agenda, levando uma mensagem de paz e esperança, e reiterando a necessidade do diálogo e do respeito, também para a manutenção da paz. Em particular, no Japão, a mensagem contra as armas nucleares teve destaque em seus diversos encontros.
............................................................................................................................................................
Textos e vídeos da
Viagem do Papa Francisco à Tailândia e Japão
Desde sua chegada ao Aeroporto da capital da Tailândia, Bangcoc, na quarta-feira 20 de novembro, até sua partida do Japão em 26 de novembro, o Papa Francisco foi acompanhado pelo Vatican News.
A programação completa da viagem pode ser conferida abaixo. Os horários indicados correspondem ao horário local (Tailândia: +10 em relação ao horário de Brasília,  +7 em relação ao horário de Portugal;  Japão +12 em relação ao horário de Brasília, +9 em relação ao horário de Portugal).
Terça-feira, 19 de novembro
ROMA – BANGCOC
19 horas – Voo do Aeroporto de Roma/Fiumicino para Bangcoc: Texto  
Quarta-feira, 20 de novembro
12h30 – Chegada no Military Air Terminal 2 de Bangkok e acolhida oficial: Texto  Vídeo
Quinta-feira, 21 de novembro
BANGCOC
09h00 – Cerimônia de boas-vindas no pátio da Govermnet House - Texto
09h15 – Encontro com o Primeiro Ministro na “Inner Ivory Room” da Government House
09h30 – Encontro com as Autoridades, as Sociedade Civil e o Corpo Diplomático na Sala “Inner Santi Maitri”, da Government House – Texto  Vídeo
10h00 – Visita ao Patriarca Supremo dos Budistas no Wat Ratchabophit Sathit Maha Simaram Temple – Texto
11h15 – Encontro com o pessoal médico do St Louis Hospital – Texto
12h00 – Visita privada aos doentes e portadores de deficiência no St Louis Hospital
Almoço na Nunciatura
17h00 – Visita privada a Sua Majestade Rei Maha Vajiralongkorn “Rama X”, no Amphorn Royal Palace  Texto
18h00 – Santa Missa no Estádio Nacional – Texto  Vídeo
Sexta-feira, 22 de novembro de 2019
BANGCOC
10h00 – Encontro com os Sacerdotes, Religiosos(as), Seminaristas e Catequistas na Paróquia São Pedro – Texto  Video
11h00 – Encontro com os bispos da Tailândia e da FABC no Santuário Beato Nicholas Boonkerd Kitbamrung – Texto  Video
11h50 – Encontro privado com Membros da Companhia de Jesus na sala adjacente ao Santuário
Almoço na Nunciatura Apostólica
15h20 – Encontro com líderes cristãos e de outras religiões na Chulalongkorn University – Texto  Video
17h00 – Santa Missa com os jovens na Catedral da Assunção – Texto  Video
Sábado, 23 de novembro
BANGCOC - TÓQUIO
09h15 – Cerimônia de despedida no Military Air Terminal 2 de Bangkok - Texto
09h30 – Voo para Tóquio
17h40 – Chegada ao Aeroporto de Tóquio-Haneda - Texto
17h40 - Cerimônia de boas-vindas no Aeroporto Tóquio-Haneda
18h30 – Encontro com os bispos na Nunciatura Apostólica –  Texto
Domingo, 24 de novembro
TÓQUIO – NAGASAKI – HIROSHIMA – TÓQUIO
07h20 – Voo para Nagasaki
09h20 – Chegada ao Aeroporto de Nagasaki - Texto
10h15 – Mensagem sobre as armas nucleares no Atomic Bomb Hypocenter Park – Texto Vídeo
10h45 – Homenagem aos Santos Mártires no Monumento dos Mártires - Nishizaka Hill –Texto  Vídeo
Almoço no Arcebispado
14h00 – Santa Missa no Estádio de Baseball - Texto  Vídeo
16h35 – Voo para Hirsohima
17h45 – Chegada ao Aeroporto de Hiroshima - Texto
18h40 – Encontro pela paz no memorial da Paz – Texto  Vídeo
20h25 – Voo para Tóquio
 21h50 – Chegada ao Aeroporto de Tóquio-Haneda
Segunda-feira, 25 de novembro
TÓQUIO
10h00 – Encontro com as vítimas do tríplice desastre no “Bellesalle Hanzomon" – Texto  Vídeo
Visita privada ao Imperador Naruhito no Palácio Imperial - Texto
11h45 – Encontro com os jovens na Catedral de Santa Maria – Texto  Vídeo
Almoço com Séquito Papal na Nunciatura Apostólica
16h00 – Santa Missa na Tokyo Dome – Texto  Vídeo
Encontro com o Primeiro Ministro em Kantei
Encontro com as Autoridades e o Corpo Diplomático em Kantei – Texto  Vídeo
Terça-feira, 26 de novembro
TÓQUIO – ROMA
07h45 – Santa Missa privada com os membros da Companhia de Jesus na Capela do Kulturzentrum da Sophia University
Café da manhã e encontro privado com o Colégio Maximo na Sophia University
09h40 – Visita aos sacerdotes idosos e doentes na Sophia University
10h00 – Visita à Sophia University – Texto  Vídeo
11h20 – Cerimônia de despedida do Aeroporto de Tóquio-Haneda - Texto
11h35 – Voo para Roma/Fiumicino
Coletiva de imprensa
17h15 – Chegada ao Aeroporto de Roma/Fiumicino
..................................................................................................................................................
                                                                                                                 Fonte: vaticannews.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário