segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Notícias da Arquidiocese

Concentração Eucarística
reúne centenas de Mece's em Pouso Alegre

Cerca de mil Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (Mece's) de toda a Arquidiocese se reuniram neste domingo, 19, no Ginásio do Colégio São José, em Pouso Alegre, para um dia de reflexão e oração. Essa foi a 5ª Concentração Eucarística dos Mece's. A assessoria do encontro ficou sob a responsabilidade do Lúcio, da Paróquia de Congonhal, que refletiu sobre a "Espiritualidade do Mece". O padre João Bosco de Freitas abordou a temática "Liturgia e Eucaristia". 
Vista parcial dos ministros presentes
O Arcebispo Metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado - C.Ss.R., também participou do encontro. Em sua pequena fala aos participantes, ele ressaltou a bonita missão do Mece junto aos doentes.
"Hoje você está abraçando essa grande família cristã da Arquidiocese de Pouso Alegre. Faz parte da missão, pois não estamos sozinhos. Estamos atendendo um pedido de Jesus, aliás, não um pedido, um mandato: 'dai -lhes vós mesmos de comer'. Essa é a missão. É a missão de cada ministro: 'dai-lhes vós mesmo de comer'. Jesus disse isso aos discípulos diante de uma mutidão faminta, e a cada momento Ele fala isso para nós. O que significa esse gesto de dar de comer a quem está com fome? Para nós, cristãos, antes de tudo, significa uma experiência viva com Jesus. Jesus ao dar esse mandato aos seus discipulos, tinha segurança porquê os discípulos estavam com Ele. Eles, porém, não compreenderam: 'temos tão pouco'. Jesus fez do pouco dos discípulos o muito para saciar a fome. Dar de comer a quem tem fome como missão do Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística é um ato conduzido, provocado pelo Espírito Santo. Principalmente quando você vai levar a comunhão aos doentes. Não tem razão de ser Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística se não levar de comer a quem tem fome: o doente", afirmou. 
Diversas paróquias da cidade de Pouso Alegre estiveram envolvidas na realização do encontro, como preparação do almoço, organização da Adoração ao Santíssimo Sacramento e Santa Missa. A todos os organizadores, a assessoria arquidiocesana dos Mece's, agradece de coração.
............................................................................................................................................................
Pastoral Universitária reúne agentes
em encontro promovido pela Província Eclesiástica
A Província Eclesiástica de Pouso Alegre, constituída pela arquidiocese de Pouso Alegre e as dioceses de Campanha e Guaxupé, com a colaboração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, promoveu um Curso de Formação para Agentes de Pastoral Universitária no sábado, dia 18 de novembro, no campus da Universidade em Poços de Caldas. Contando com a presença de 45 participantes, entre agentes de pastoral, integrantes de movimentos que atuam no âmbito universitário, padres assessores e também representantes de outras Igrejas Cristãs, o curso teve o objetivo de partilhar saberes abrangentes sobre a missão evangelizadora no âmbito universitário para aqueles que já exercem esse serviço e para quem se dispôs a iniciar esse trabalho em suas Instituições de ensino e dioceses.
Pela Arquidiocese de Pouso Alegre participaram os padres Lucas Crispim e Alexandre Acácio, que assessoram a Pastoral Universitária nas paróquias da Arquidiocese. O padre Edpo Francisco Campos também faz parte da equipe central desta pastoral. 
Durante a manhã, as atividades se concentraram em exposição e debate de temas pertinentes à ação da Pastoral Universitária na atualidade. Irmã Maria Eugênia Lloris, integrante da coordenação da Pastoral Universitária da PUC Minas, falou sobre quais os desafios e perspectivas do diálogo da Igreja com as universidades, abordando o caso da Pastoral Universitária diante das especificidades do âmbito da cultura e do conhecimento, com seus diferentes atores e itinerários percorridos nos últimos anos. Em seguida, Ismael Deyber Silva, que atua como secretário da Pastoral Universitária no Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB, abordou o fazer pastoral a partir dos eixos estruturantes da Pastoral Universitária, que são: espiritualidade, reflexão-formação e socioeducativo. O período da manhã contou ainda com a visita do bispo diocesano de Guaxupé, dom José Lanza Neto, que reforçou seu apoio para o desenvolvimento das ações da Pastoral Universitária.
Após o almoço foram realizadas reuniões por diocese, oportunidade em que os presentes puderam fazer memória das ações já desenvolvidas em suas realidades e discernir sobre os caminhos a serem percorridos no próximo ano. Na plenária final houve a deliberação para que o ano de 2018 seja de concentração de esforços para suscitar experiências e núcleos de Pastoral Universitária nas Instituições de Ensino presentes em cada Diocese, como também de reforçar as experiências já existentes. No nível Provincial, o encaminhamento aprovado pelos presentes prevê a realização de um novo Curso de Formação em fevereiro de 2019, ocasião em que serão priorizadas palestras e oficinas que compartilhem dimensões teóricas e práticas de um dos eixos de atuação da Pastoral.  
O Curso foi encerrado com a Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado - C.Ss.R., que falou sobre a importância da presença cristã no âmbito das universidades, a partir da ação e do testemunho.
............................................................................................................................................
                                                                                                      Fonte: arq.mirade.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário