segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

São Paulo:

alcançado e convertido pela misericórdia
No dia 25 de janeiro celebramos a Festa da Conversão de São Paulo, único santo que tem uma liturgia específica para fazer memória da reviravolta da sua vida ou a adesão plena ao Senhor.
São Paulo: modelo do missionário cristão
Esta experiência fontal do cristão tão bem relatada por Saulo que se tornou Paulo o Apóstolo dos Gentios, é toda uma epopéia e prodígio da misericórdia divina. Em vários textos: (1 Tm. 1,13); (Tt. 3,5) e (2 Tm. 1,18), ele expressa a gratidão e a confiança de ter sido alcançado e obtido a misericórdia de Deus. Esta consciência da graça e da bondade divina, vai marcar seu ministério, como fonte de reconciliação e perdão gratuito para as pessoas abertas ao Deus da Misericórdia ( cf. 2Cor 1,3 e Ef. 2,4 ), sendo sempre uma testemunha da benignidade e compaixão do Pai que envia seu Filho Unigênito para salvar a todos/as. Revela em todas as suas Cartas o Deus rico em misericórdia, mistério grandioso de amor doação para soerguer a humanidade ferida pelo pecado e a divisão.
Anunciador ardoroso e entusiasta de uma civilização da ternura e da misericórdia, onde já não existem as contradições que opõem a senhores e escravos, judeus e gentios, homens e mulheres, mas os muros e bloqueios são derrubados em Cristo o Homem Novo. Defensor fiel da liberdade do cristão, contra toda manipulação do religioso ou dominação do sagrado, para firmar sempre a dignidade de filhos libertos pela graça. Pastor animador de comunidades ministeriais e servidoras que acolhem na fraternidade aos pequenos e humildes, sinais explícitos da Nova Justiça do Reino.
Deixou-nos no maravilhoso hino de (1 Cor. 13,1), a mensagem mais profunda do amor ágape que assinala a caridade misericordiosa de Deus por nós e o vínculo que devemos viver e guardar. Missionário incansável e Apóstolo do poder da Cruz, a Sabedoria e Esperança para o mundo, manancial inesgotável de redenção e libertação. Construtor zeloso da unidade ecumênica, do diálogo e da abertura para incluir a todos, fazendo-se tudo para todos.
Que neste ano jubilar da misericórdia, possamos aprender com São Paulo a experimentar, vivenciar, testemunhar e frutificar a gratuidade amorosa do Pai das misericórdias, gerando paz, fraternidade e ternura ao nosso redor. Deus seja louvado!
                             Dom Roberto Francisco Ferreria Paz - Bispo Diocesano de Campos
........................................................................................................................
                        Fonte: diocesedecampos.org.br    Ilustração: filhosdapaixao.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário