sábado, 9 de janeiro de 2016

Leituras da

Festa do Batismo do Senhor


1ª Leitura: Is 42,1-4.6-7
Assim fala o Senhor: ”Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações.
Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade.Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos.
Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, para abrires os olhos dos cegos, tirares os cativos da prisão, livrares do cárcere os que vivem nas trevas”.
...............................................................................................................................................................
Salmo: 28
 Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!
 Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!
 Filhos de Deus, tributai ao Senhor,/ tributai-lhe glória e poder!/ Dai-lhe a glória devida ao seu nome;/ adorai-o com santo ornamento!
 Eis a voz do Senhor sobre as águas,/ sua voz sobre as águas imensas!/ Eis a voz do Senhor com poder!/ Eis a voz do Senhor majestosa!
 Sua voz no trovão reboando!/ No seu templo os fiéis bradam: “Glória!”/ É o Senhor que domina os dilúvios,/ o Senhor reinará para sempre!
...............................................................................................................................................................
2ª Leitura: At 10, 34-38
Naqueles dias, Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença.
Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa-nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.
Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele”.
...............................................................................................................................................................
Evangelho:  Lc 3,15-16.21-22
Naquele tempo, o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”.
Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”.
Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele”.

Reflexão
A criança cresceu
O Batismo do Senhor marca o começo da vida pública de Jesus Não sabemos, com certeza, quantos anos tinha nesse momento. A tradição nos diz que teria então cerca de trinta anos. Parece que Jesus viveu durante parte de sua vida oculto, sem se manifestar aos que se aproximavam dele, sem se diferenciar em nada de qualquer outro judeu que vivia durante aqueles dias na Galileia. Ele, certamente, aprendeu o ofício de carpinteiro de seu pai adotivo, São José, operário.
"Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer"
Mas, de repente, algo acontece que o faz deixar a casa onde vivia e a tranqüilidade do lar familiar, do trabalho seguro, da companhia de seus conhecidos e familiares e se aproximar de João Batista. Possivelmente, a fama de João Batista estendia-se por toda a Judeia e Galileia. Pregava a proximidade da chegada do Messias e convidava o povo a converter-se de seus maus caminhos para se preparar perante sua vinda iminente.
Jesus, diante de João, tomou consciência de quem Ele era e de qual era sua missão. Percebeu que havia chegado o tempo de deixar a sua casa e ir pelos caminhos para pregar o Reino de Deus. Não foram decisões imaturas, próprias de uma criança. Foi uma decisão séria e radical de uma pessoa adulta que assume as rédeas de sua vida e dirige-se para onde quer. Seu destino final, a morte na cruz, não foi um acidente. Foi fruto dessa decisão de Jesus de disponibilizar toda a sua vida a serviço do Reino.
O Batismo de Jesus marca esse momento transcendental, de mudança, que determina seu futuro. Antes de seu Batismo, é certo que Jesus se dedicou seriamente em refletir sobre sua vida e sua missão. Quando viu com clareza, então tomou a decisão. Apresentou-se a João e se fez batizar. E do céu chegou a confirmação de sua missão: “Tu és meu Filho, o amado.”
Nós fomos batizados ainda recém-nascidos. Não foi fruto de nossa decisão, mas de nossos pais. Entretanto, nunca é tarde para pensarmos se realmente desejamos assumir aquele batismo como nosso. Dizendo de outra maneira, será que desejamos ser verdadeiramente cristãos? Não vale a pena ficarmos na mediocridade, precisamos tomar a sério nossa vida para não sermos cristãos do momento, mas em todos os dias e a todas as horas.
                       Dom Eurico dos Santos Veloso - Arcebispo Emérito de Juiz de Fora - MG
............................................................................................................................................
                  Reflexão: cnbbleste2.org.br   Banner: cnbb.org.br    Ilustrações franciscanos.org.br          

Nenhum comentário:

Postar um comentário