terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Notícias da Arquidiocese de Pouso Alegre

Agenda de Dom José Luís Majella Delgado
Confira as atividades principais de nosso Arcebispo na 3ª e 4ª semanas de janeiro:

Dia 19 - Terça - 19h - Missa da Novena e Festa da Paróquia São Sebastião (Andradas)
Dia 20 - Quarta - 10h - Missa em louvor ao Padroeiro na Paróquia São Sebastião (Itapeva)   19h - Missa em louvor a São Sebastião, Padroeiro da Arquidiocese, na Catedral Metropolitana (Pouso Alegre)
De 21 a 24 - Quinta a Domingo - Visita a familiares em Volta Redonda (RJ)
De 25 a 29 - Segunda a Sexta - Participação em Curso para bispos (Rio de Janeiro - RJ)
Dias 30 e 31 - Sábado e Domingo - Participação nas celebrações do Centenário da Diocese de Guaxupé (Guaxupé-MG)
...........................................................................................................................................................
Aconteceu

Dom Majella assina

Decreto de criação de três novas paróquias

Em 18 de janeiro, o arcebispo de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado, CSsR, assinou os decretos de criação de três novas paróquias. De forma inédita, naquela tarde o arcebispo transferiu para Itajubá este seu ato de governo.
Dom Majella assina o decreto
A cerimônia oficial de assinatura dos decretos ocorreu no Centro de Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Soledade, de Itajubá, com a presença de membros do clero, religiosas, leigos e leigas de nossas comunidades e jornalistas da imprensa local. Também assistiu a cerimônia o assessor do setor Leigos da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato (CEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Laudelino Augusto dos Santos Azevedo.
O chanceler do arcebispado, Pe. Jésus Andrade Guimarães, iniciou os trabalhos agradecendo a acolhida do Pe. Edvaldo Rosa de Mendonça, vice-provincial da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração.
Dando prosseguimento, Pe. Jésus enfatizou que a cerimônia de criação das três novas paróquias ocorria próximo ao dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, patrono da Arquidiocese de Pouso Alegre.
O chanceler também teceu um breve histórico da Arquidiocese de Pouso Alegre e discorreu sobre a importância da região onde se encontram as novas paróquias, todas são integrantes da região da Mantiqueira, sendo que duas delas ficam localizadas em Itajubá e uma em Marmelópolis.
Dom Majella, sacerdotes e membros do clero
A Arquidiocese de Pouso Alegre é formada por 48 municípios e alguns distritos e conta a partir deste ato com um total de 66 paróquias. No setor pastoral da Mantiqueira estão sete municípios (Itajubá, Delfim Moreira, Maria da Fé, Piranguçu, Piranguinho, Marmelópolis e Wenceslau Braz) que passaram a somar 12 paróquias, explicou Pe. Jésus.
Finalizando, o chanceler ressaltou a importância dos trabalhos realizados pelos padres religiosos missionários do Sagrado Coração que estão na região e na cidade de Itajubá há mais de 100 anos. Logo após, foi iniciada sessão solene de assinatura dos decretos, sendo que cada sacerdote que trabalhará nas três paróquias recebeu a caneta com que o decreto fora assinado.
Em seguida Dom Majella fez um breve pronunciamento, no qual ressaltou que as paróquias pertencem aos fiéis. O arcebispo sublinhou também que duas das Paróquias que estavam sendo criadas são dedicadas a Nossa Senhora, sob os títulos de Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora Aparecida. E que a outra a Santo Antônio, que tinha um enorme ardor missionário.
Os jornalistas presentes puderam fazer perguntas ao arcebispo e depois a palavra foi franqueada a todos os demais presentes. O ato foi finalizado com a bênção de Dom Majella e foi servido um coffe break. A cerimônia foi transmitida ao vivo pela Rádio Itajubá para toda a região.
Paróquias
Paróquia de Nossa Senhora da Soledade em Delfim Moreira foi criada no ano de 1762, sendo a 3ª paróquia em nossa, então, diocese.
Paróquia de Nossa Senhora da Soledade em Itajubá foi criada em 1832, sendo a 7ª paróquia na diocese, com sua sede aqui, nesta região central de Itajubá.
Paróquia de São José Operário foi criada em 1958, sendo a 37ª e com sede no bairro Boa Vista.
Paróquia da Sagrada Família foi criada em 1988, sendo a 46ª e com sua sede no bairro da Piedade.
Paróquia de São Benedito foi criada em 1994, sendo a 50ª e sua sede está no bairro da Varginha.
A criação de paróquias não divide a igreja, mas reorganizando sua estrutura geográfica, oferece melhores oportunidades da evangelização, criando novos centros e formando uma rede de comunidades.
Novas paróquias, datas de instalação, párocos e sacerdotes responsáveis:.
Dom Majella, sacerdotes e fiéis
Paróquia Santo Antônio (Itajubá): terá a responsabilidade dos padres da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração e para sua formação é desmembrada das paróquias de São José Operário e da Sagrada Família e terá sua sede no bairro Santo Antônio. Será a 5ª paróquia em Itajubá, 10ª no setor Mantiqueira e a 64ª em nossa arquidiocese. Será instalada no dia 20 de fevereiro, às 19h. Pároco: Pe. Geraldo Alves Cassiano    Vigário Paroquial: Pe. Benedito Ângelo Cortez
Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Marmelópolis): terá a responsabilidade dos padres da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração. e é desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora da Soledade de Delfim Moreira e todo o limite atual do município é a constituição da nova paróquia. Será a 11ª paróquia do setor Mantiqueira e a 65ª da arquidiocese. Será instalada no dia 21 fevereiro, às 10h. Pároco: Pe. Rodrigo Aparecido Domingues
Paróquia Nossa Senhora das Graças (Itajubá):  terá a responsabilidade dos padres diocesanos e para sua formação é desmembrada das paróquias de Nossa Senhora da Soledade e de São José Operário e terá sua sede no bairro Cruzeiro. Será a 6ª paróquia em Itajubá, a 12ª no setor Mantiqueira e a 66ª em nossa arquidiocese. Será instalada no dia 03 de abril, às 15h. Pároco: Pe. Jésus Andrade Guimarães  Vigário Paroquial: Pe. Lucas Crispim
..........................................................................................................................
                             Fonte: arquidiocese-pa.org.br  (Texto com adaptações formais)
.........................................................................................................................................................
Vai acontecer


Pastoral da Juventude promove VIII Curso de Formação

A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Pouso Alegre promove o VIII Curso Arquidiocesano de Formação (CAF), nos próximos dias 22, 23 e 24 de janeiro.
O curso acontecerá na Casa de Oração Mons. Mauro Tomasini, no bairro Chaves, em Pouso Alegre e tem como tema “Espiritualidade e direção Mariana” e o lema “Com a mãe da Misericórdia, por amor à juventude”.
Outras Informações no site da Pastoral da Juventudewww.pjpousoalegre.blogpot.com.br
.............................................................................................................................................................
Casal auditor do Sínodo fará palestra na região

O casal Pedro e Ketty Rezende estará em Ouro Fino no dia 23 de janeiro, às 16h, para compartilhar a experiência que tiveram no Sínodo das Famílias, realizado no ano passado, no Vaticano.
Sra. Ketty Abaroa de Rezende e Dr. Pedro Jussieu De Rezende são docentes na Universidade Estadual de Campinas e engajados na pastoral sobre os desafios familiares. Eles foram um dos 17 casais de todo o mundo convidados pelo Papa Francisco para atuar como auditores na XVI Assembleia Geral dos Bispos.
A palestra abordará o tema “Nossa missão na família e a missão da nossa família segundo o Sínodo”. Marcada para ter início às 16h, a palestra será realizada no Educandário São José.
.............................................................................................................................................................

A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Pouso Alegre realiza no próximo dia 31 de janeiro, a 1ª Oficina Arquidiocesana de Comunicação, que tem por objetivo ajudar os agentes e comunicadores das paróquias e comunidades a melhorar a interação e o anúncio de Jesus Cristo através dos Meios de Comunicação. O encontro tem início às 08h30 e vai até às 15h, na Escola Profissional, em Pouso Alegre (ao lado do Colégio São José).
Thomaz Moraes
Serão dois os temas abordados nesta primeira oficina. Na parte da manhã, a proposta é refletir sobre a linguagem utilizada e como se fazer presente nas redes sociais. O palestrante será o Coordenador de Marketing Digital da Pearson do Brasil, Thomaz Moraes. Ele tem forte atuação em marketing digital, geração de leads, conteúdo para conversão e relatórios em ambiente digital. Com uma experiência de 10 anos em comunicação corporativa (interna e externa), assessoria de imprensa e outros stakeholders (clientes, franqueados e governo). Ele também é professor no curso de MBA Gestão Empreendedora em Marketing Digital, nas disciplinas de Mídias Sociais e Marketing de Conteúdo.
No período da tarde, a fotógrafa e jornalista, Cláudia Couto, que apresentará técnicas em fotografia e edição de imagens. Com ampla experiência na área de fotografia, Cláudia faz parte da Coordenação Geral da Pascom Arquidiocesana.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas clicando aqui. O investimento é de R$ 20,00 por pessoa. Refeições e todo material inclusos.
Ajude na divulgação do evento! Use nas redes sociais: #FamiliaPascom e #OficinaComunicacaoPA
............................................................................................................................................................
Catequistas de adultos recebem treinamento

Os catequistas de adultos da Arquidiocese de Pouso Alegre estarão em treinamento sobre o Processo de Iniciação Cristã para Adultos, no próximo dia 31 de janeiro, das 8 às 16h, na Paróquia de São José Operário, em Pouso Alegre.
O treinamento é uma iniciativa da Pastoral Bíblico-catequética, através da Equipe de Iniciação cristã de Adultos e terá a coordenação do Pe. Vanildo de Paiva.
As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de janeiro, na Secretaria de Pastoral, com Lucimara por e-mail secretaria.pastoral.pa@hotmail.com ou por telefone (35) 3421-1248 / 3421-1266 / 3421-1741.
A taxa de inscrição é de R$ 20,00 por pessoa.
............................................................................................................................
                                                                                 Fonte: arquidiocese-pa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário