domingo, 24 de janeiro de 2016

Reflexão para seu domingo

A boa notícia

A liturgia da Igreja apresenta neste final de semana o discurso de Jesus na Sinagoga de Nazaré, início de seu ministério de anúncio da Boa Nova, antepondo o prólogo do Evangelho de São Lucas (Lc 1, 1-4.14-21), onde o autor conta ter decidido escrever de modo ordenado os acontecimentos da vida do Senhor, para que os cristãos leitores de seu texto verifiquem a solidez dos ensinamentos recebidos. Seu trabalho foi fruto de um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio. Somos levados a sério! E o evangelista põe no início do ministério público de Jesus o seu “programa”. Trata-se de um manifesto público!
Jesus age com o poder de Deus, pois o Espírito Santo está sobre ele. Não realiza apenas uma obra humana ou, quem sabe, política, mas a revelação do projeto de Deus. Sua missão é acolher misericordiosamente todos os homens e mulheres de todos os tempos para libertá-los. Realiza-se a profecia de Isaías e se inicia na história da humanidade um tempo novo, chamado de “ano da graça do Senhor”. Quem salva a humanidade é o Espírito do Senhor e não as eventuais decisões dos poderes do mundo. Até o momento presente, onde se reconhece o Senhor Jesus Cristo, é possível afirmar de novo que “hoje se cumpriu a escritura” (Cf. Lc 4, 21). Então, a pregação de Jesus na Sinagoga de Nazaré se transforma em história de todos aqueles que o escutam e acolhem sua palavra.
Jesus veio "para proclamar um ano da graça do Senhor"
A novidade é perene e tem força para mudar a vida de todas as gerações e em toda a extensão do universo. Trata-se nada menos do que a iniciativa de Deus, que é Pai e Filho e Espírito Santo, vindo ao encontro da humanidade, tocando nos pontos mais sensíveis de sua história elencados na Sinagoga de Nazaré, trazendo sentido novo, rumo e salvação. Deus se compromete e aguarda a liberdade humana, à qual cabe decidir-se pelo seguimento de Jesus ou sua rejeição. Recolhamo-nos, geração de hoje, atentos à Palavra de Deus, buscando na força da pregação de Jesus a forma diferente para viver neste mundo.
O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção! A novidade vem do alto. Sabemos que “todo dom precioso e toda dádiva perfeita vêm descendo do Pai das luzes, que desconhece fases e períodos de sombra” (Tg 1, 17), que derrama abundantemente sua graça e sua paz. A primeira novidade do tempo que se inaugura com Jesus Cristo é o dom, a consagração, a unção. Caem por terra todas as pretensões humanas de alcançar, com as próprias forças, aos píncaros da verdade e da graça. Faz-se necessário estar abertos para receber a unção! Jesus Cristo, o ungido do Pai, abre a tempo do Espírito Santo atuando em toda parte! Antes de tudo é um ato de abertura e de acolhida da graça, mais do que uma conquista. Feitos novas criaturas, em Cristo, resta-nos suplicar esta efusão do Espírito Santo, se queremos ser pessoas diferentes e fazer diferente o nosso mundo.
Jesus veio para anunciar a Boa-nova aos pobres. A Boa Notícia vai às periferias geográficas e existenciais do mundo. São pessoas que se abrem à ação de Deus, despojadas de pretensões. Muitas delas, humanamente nem têm mais o que perder! O amor de Deus alcança os mais pobres e distantes e, para chegar até lá, envolve a todos os que se encontram nas estradas da vida. Por isso, o amor de Deus não exclui ninguém! Todos são destinatários e têm a vocação da pobreza radical, que é reconhecer-se carente de Deus e de sua paternidade.
“Enviou-me para proclamar a libertação aos cativos... e para libertar os oprimidos”, diz o Senhor. Basta olhar ao nosso redor, para identificar as antigas e recentes formas de escravidão e cativeiro, desde as barbáries expostas pelos meios de comunicação até aquelas mais escondidas, mas concretas e presentes bem perto de nós. Certamente já ouvimos falar em cativeiro doméstico, sequestros, exigência de pagamento para resgates, para depois chegar ao medo reinante nas grandes cidades. E que dizer dos sistemas econômicos excludentes e opressores? E os cativeiros se multiplicam, quando são criados pelas próprias pessoas, escravas do dinheiro, dos vícios, da procura desenfreada do prazer, a sede incontrolável do poder, ou outras formas que se aninham numa palavra moderna e dolorosa, corrupção e suas tramas e tramoias hoje impressas na vida social, entrevendo anos e anos para a restauração de relações confiáveis entre pessoas e instituições. Pois bem, a libertação é de novo proclamada a este que é o nosso mundo e só se encontra em Jesus Cristo!
E Jesus veio para anunciar aos cegos a recuperação da vista! Cegos se aproximaram de Jesus e a cegueira, entendida em tempos antigos como maldição e castigo, torna-se ponto de partida para uma graça infinitamente maior, a salvação. Em Jericó “Jesus parou e mandou que lhe trouxessem o cego. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou: ‘Que queres que eu te faça?’ O cego respondeu: ‘Senhor, que eu veja’. Jesus disse: ‘Vê! A tua fé te salvou’. No mesmo instante, o cego começou a enxergar de novo e foi seguindo Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu glória a Deus” (Lc 18, 40-43). As muitas cegueiras físicas, psicológicas ou morais podem ser apresentadas ao Senhor. Trata-se de reconhecê-las e pedir com confiança! Para todos nós, vale ainda a recomendação do Apocalipse: “Compra também um colírio para curar os teus olhos, para que enxergues” (Ap 3, 17)!
Jesus veio “para proclamar um ano da graça do Senhor”. O tempo, com a sua vinda, já não é como um badalar implacável de horas insones que muitas vezes nos assustam. O tempo é oportunidade, é graça! Com a vinda do Salvador, inaugurou-se este ano perene da graça. Surge a oportunidade quando o coração se abre! E a Igreja, em sua sabedoria, ainda nos oferece experiências ímpares, adequadas a cada geração que passa por esta terra. Agora, por convocação do Papa Francisco, este ano é de “Jubileu da Misericórdia”. Fomos apresentados ao Senhor da anistia plena, o Pai das Misericórdias! Nossos pecados podem ser lavados no Sangue redentor de Jesus Cristo! O Espírito Santo foi enviado para o perdão dos pecados! Tudo fala de perdão, reconciliação, cura, graça, boa notícia!
                                           Dom Alberto Taveira Corrêa - Arcebispo de Belém do Pará (PA)
........................................................................................................................
                                                                                            Fonte: cnbb.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário