'A Rede e a Igreja'
será tema da Plenária do Dicastério das Comunicações
Cidade do
Vaticano (RV) – “Mais de 9 milhões e 300 mil seguidores e, graças aos
retweets, pelo menos 60 milhões de pessoas atingidas em smartphones e tablets
pelos tweets do Santo Padre, sem falar nos 260 mil navegadores que nas várias
línguas visitam as nossas páginas do portal www.news.va através do Facebook”.
(n.d.r. - A página do Facebook do Programa Brasileiro tem recebido mais de 1
milhão de visitas semanais).
9 milhões e 300 mil seguidores |
São as cifras
recordes da presença do Papa Francisco nas redes sociais nos primeiros seis
meses de Pontificado, um sucesso midiático que “poucos outros líderes a nível
mundial podem atingir”, segundo afirmou o Presidente do Pontifício Conselho das
Comunicações Sociais, Arcebispo Claudio Maria Celli. "Isto é
evangelização, é proximidade, é partilha: isto que a Igreja quer ser",
observou.
O prelado falou
ao L’Osservatore Romano sobre o tema, às vésperas da Plenária do Dicastério que
terá início em 19 de setembro e se concluirá no dia 21 com a Audiência com o
Santo Padre.
"A partir
de um estudo dos conteúdos, verificamos que as mensagens de maior sucesso são
aquelas que apresentam o anúncio evangélico. O demonstram - acrescenta - também
os comentários e interações com os visitantes do portal News.va, onde as
páginas mais procuradas são aquelas que apresentam temas de espiritualidade,
como por exemplo, aqueles pertinentes aos textos do Papa e dos Padres da
Igreja. Neste sentido, eu diria que existe uma dimensão missionária no serviço
que desenvolvemos, reconheceu Dom Celli. Neste setor, a nossa vocação de
anúncio e as perspectivas da nossa comunicação se abrem ao mundo inteiro, com
grande desejo de um diálogo respeitoso com todos, através uma mensagem válida e
usando uma linguagem facilmente compreensível".
“Decidimos então
analisar a ligação entre ‘a Rede e a Igreja’ – explicou Dom Celli – a propósito
dos trabalhos da assembléia. Para compreender os motivos desta escolha é
necessário dar um pequeno passo atrás, a Bento XVI, que na sua última mensagem
para o Dia Mundial das Comunicações Sociais falou amplamente da rede num sentido
positivo e desejando uma presença profundamente evangelizadora da Igreja na
WEB”.
"A decisão
de Bento XVI de usar o Twitter - acrescentou - foi profética, pois nos permite
chegar a todos os cantos do mundo. A isto acrescenta-se a capacidade do Papa
Francisco de comunicar através breves mensagens, que tornam-se pílulas de
sabedoria, de luz, de verdade, pílulas de espiritualidade". (JE)
Fonte: www.radiovaticana.va..........................................................................................................................
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