sexta-feira, 1 de junho de 2012

Padre Vanir celebra 35 anos de sacerdócio


A Matriz de São José em Paraisópolis recebeu na terça-feira, 29 de maio, um grande número de fiéis para a Celebração Eucarística em que a comunidade rendeu graças a Deus pelos 35 anos de Ordenação Presbiteral do seu pároco, Padre Vanir Ramos Barbosa, que presidiu a missa, concelebrada pelo vigário paroquial, Padre João Batista de Godoi.

No final da celebração, o aniversariante foi homenageado pelo Dr. Celso Ribeiro de Carvalho, que, em nome da comunidade, relembrou algumas das importantes realizações do Padre Vanir, entre as quais se sobressaem a manutenção e melhoria de inúmeras capelas urbanas e rurais, a construção da sede da Rádio Paraisópolis e dos centros Pastorais São José, São Geraldo e São Francisco e a reforma e restauração da Matriz de São José, hoje um dos mais belos templos da Arquidiocese. E o mais importante, o zelo pastoral e a liderança do sacerdote, que, até hoje, dedicou quase a metade de seu ministério presbiteral às comunidades que constituem a Paróquia São José, mais de 14 anos de pastoreio em nossa cidade.

Padre Vanir, recordando seu lema de ordenação “Ele enviou-me para repartir o pão que congrega a família de Deus”, expressou seu reconhecimento a Deus pelo vocação sacerdotal e agradeceu ao Padre João Batista pela participação e aos fiéis que celebraram com ele, as homenagens, a amizade, o carinho e apoio dos paroquianos.

Dados biográficos

Filho do Sr. José Barbosa (falecido) e de D. Cesarina Ramos Barbosa, Padre Vanir nasceu em Caldas-MG. Entrou no seminário em sua cidade natal, onde estudou durante um ano e meio. Em 1961 transferiu-se para o Pré-Seminário Redentorista de Guaratinguetá, onde cursou mais um período letivo.

De 1962 a 1967, estudou no Seminário Menor Santo Afonso, em Aparecida-SP. Em seguida, cursou Filosofia e Teologia na capital paulista, tendo feito o noviciado em Aparecida. Em 1976 ingressou na Arquidiocese de Pouso Alegre. Foi ordenado sacerdote em sua terra natal no dia 28 de maio de 1977.

No dia 4 de janeiro de 1979, tornou-se vigário paroquial da Paróquia São José em nossa cidade; era nosso pároco na época o Cônego João Aparecido de Faria. No dia 31 de janeiro de 1981, tornou-se vigário substituto e, em 3 de março de 1983, foi empossado como pároco de nossa paróquia, onde permaneceu até 1987. Em seguida, exerceu seu ministério como pároco em Cambuí, Brazópolis e Poço Fundo, onde celebrou seu Jubileu de Prata Sacerdotal. Foi Administrador Paroquial em Consolação no ano de 2003.

No dia 10 de janeiro de 2004, assumiu pela segunda vez a direção da Paróquia São José em Paraisópolis. A última Provisão dada por Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, no dia 15 de janeiro de 2010, prevê a permanência do pároco no pastoreio da comunidade até 16 de janeiro de 2016.

(O Paraíso de José: 160 anos da Paróquia São José, de Luiz Gonzaga da Rosa,
Editora Santuário - 2010)

Veja fotos da celebração


















Nenhum comentário:

Postar um comentário