terça-feira, 19 de junho de 2012

Grandiosa Festa de São João Batista no Bairro da Bomba

De 22 a 24 de Junho

22 de junho - Sexta-feira
19h – Oração do Terço
20h – Leilão de assados e prendas, seguido de grande show com Raí de Mello

23 de junho - Sábado
19h – Missa presidida pelo Padre Vanir Ramos Barbosa
20h – Leilão de assados e prendas, seguido de grandioso bingo e de show com Raí de Mello

24 de junho – Domingo – Dia de São João Batista
11h – Missa presidida pelo Padre João Batista de Godoi
12h – Almoço, leilão de assados e prendas,e bingo

Festeiros: José Marques – Rildo – Diva


São João Batista



São João Batista tem um lugar relevante na história da salvação, pois foi o precursor de Cristo, a voz que clamava no deserto e anunciava a chegada do Messias, convocando à penitência e à conversão.

Segundo o Evangelho de São Lucas, João, mais tarde chamado o Batista, nasceu numa cidade do reino de Judá. Era filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus.

No momento em que Maria chegou à casa de Isabel para visitá-la, um fato maravilhoso aconteceu, realçando o papel de João Batista: "Ora quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: 'Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite?" (Lc 1,41-43).

Jovem, o Batista foi para o deserto onde, por meio da oração e da penitência se preparou para cumprir sua missão. Vivendo uma vida austera, não cessava jamais de chamar os homens à conversão, advertindo: "Arrependei-vos e convertei-vos, pois o reino de Deus está próximo". Considerado um profeta, lembrava ao povo que a chegada do Messias estava próxima e batizava com o batismo de penitência, para simbolizar a mudança interior que cada pessoa devia assumir em sua vida.

Pelo comportamento humilde e fiel a Deus chegou a ser confundido com o próprio Cristo. Afirmava, no entanto, com toda firmeza:"Eu não sou o Cristo" (Jo 3, 28) e "não sou digno de desatar a correia de sua sandália" (Jo 1,27). Aos discípulos um tanto confusos por não saberem a quem seguir, João indicou Jesus, exclamando: "Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (Jo 1,29).

Embora se sentindo indigno, – "Eu é que tenho necessidade de ser batizado por ti e tu vens a mim?" (Mt 3, 14) -, teve o privilégio de batizar o Filho de Deus.

Por não se calar diante do erro, denunciando a vida imoral de Herodes Antipas, foi por esse governante preso. São Marcos nos mostra em seu evangelho (6, 14-29), como em seguida ocorreu a execução de João Batista: Salomé, nora de Herodes, por ordem da mãe Herodíades pediu a cabeça do profeta, que lhe foi dada em uma bandeja. Segundo São Marcos, o corpo do precursor de Jesus foi sepultado por seus discípulos.

João Batista foi realmente muito importante no projeto salvífico de Deus a ponto de merecer a seguinte afirmação de Jesus: “Na verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não apareceu nenhum maior do que João, o Batista” (Mt 11,11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário