quarta-feira, 27 de junho de 2012

Bento XVI nomeia dois novos bispos para o Brasil


O papa Bento XVI nomeou nesta manhã, dois novos bispos para o Brasil, o padre José Eudes Campos do Nascimento, vigário episcopal na Arquidiocese de Mariana (MG) e pároco da Paróquia Santa Efigênia (Ouro Preto-MG), que assumirá a Diocese de Leopoldina (MG), que está vacante, e o padre Sérgio de Deus Borges, reitor do Seminário Menor Diocesano “Menino Deus” e presidente do Tribunal Eclesiástico de Londrina (PR), nomeado bispo auxiliar para a Arquidiocese de São Paulo (SP).
Monsenhor José Eudes nasceu em Barbacena, Minas Gerais, em abril de 1966. Cursou Filosofia no Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte (MG) e Teologia no Seminário São José, em Mariana (MG). Ordenado padre no dia 22 de abril de 1995, em sua cidade natal, atuou como pároco da Paróquia São Gonçalo do Amarante (Catas Altas da Noruega-MG); foi assessor da Pastoral da Juventude; pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Rio Pomba-MG) e, desde 2009, está à frente da paróquia Santa Efigênia (Ouro Preto).

Monsenhor Sérgio de Deus nasceu em Alfredo Wagner-SC, em setembro de 1966. Estudou Filosofia com os freis Capuchinhos (Ponta Grossa-PR), e Teologia no Instituto Teológico Paulo VI (Londrina). Ordenado presbítero em fevereiro de 1993 e incardinado na diocese de Cornélio Procópio-PR, dirigiu a Paróquia São Miguel e São Francisco. Foi membro do Conselho Presbiteral e Colégio de Consultores, assessorou diversas pastorais. É licenciado em Pedagogia e tem especialização em Gestão do Ambiente Escolar, pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Fez mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense e especialização em Matrimônio e Família pela Pontifícia Universidade Santa Cruz. Atualmente cursa o doutorado na Pontifícia Universidade Católica Argentina. Desde 2011, é pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Jataizinho-PR), e preside a Sociedade Brasileira de Canonistas.

Fonte: site da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário