sexta-feira, 1 de junho de 2012

Silêncio e Palavra


No domingo, 20 de maio, celebramos a Ascensão do Senhor ao céu e o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais, para o qual o Papa Bento XVI escolheu o tema “Silêncio e Palavra, Caminho para a Evangelização”. A respeito desse tema, Dom Anuar Battisti, Arcebispo de Maringá (PR), faz algumas considerações que vale a pena conferir.

“Penso que não podia ser mais acertado este tema, pois emtempos de muito ruído, barulho de todo tipo, se faz necessário recuperar a dimensão fundamental do equilíbrio humano, que é o silêncio. Quantas vezes fugimos para fora da cidade, buscamos longe um espaço para descansar, um lugar sossegado, silencioso.

Encontramos nos meios de comunicação um canal fantástico de informações, de relacionamentos, de formação de opinião, e como não dizer, também de distanciamento e fuga do encontro pessoal, do ver e contemplar o rosto do outro, de dar e receber afeto, de sentir a presença de quem amamos e de quem não amamos o suficiente.

Como silenciar fora e dentro de nós para poder falar a palavra certa na hora certa? Não existe comunicação sem primeiro elaborar dentro de nós a palavra, o gesto, um símbolo, uma imagem. Tudo é comunicação, porém não se comunica sem primeiro contemplar, elaborar o conteúdo a ser transmitido.

Assim o Papa se expressa: “O silêncio favorece a dimensão do discernimento e do aprofundamento e pode ser visto como um primeiro grau de acolhimento da palavra. “Silêncio e palavra” nos convocam a uma reflexão sobre o silêncio fundador, este que se relaciona irrevogavelmente com a Palavra”.

Para comunicar exige em primeiro lugar silenciar. Sair para o deserto e ouvir a voz do autor da Palavra. A palavra de Deus nos alerta: “Que não saia de vossa boca nenhuma palavra inconveniente”. “Não é o que entra que contamina o homem e sim o que sai de sua boca” (Mt 15,11). O Papa na sua mensagem afirma: “Quando as mensagens e a informação são abundantes, torna-se essencial o silêncio para discernir o que é importante daquilo que é inútil ou acessório. Uma reflexão profunda ajuda-nos a descobrir a relação existente entre acontecimentos que, à primeira vista, pareciam não ter ligação entre si, a avaliar e analisar as mensagens; e isto faz com que se possam compartilhar opiniões ponderadas e pertinentes, gerando um conhecimento comum autêntico”.

Comunicar, portanto, não significa pronunciar qualquer palavra ou gritar a própria Palavra de Deus na Sagrada Escritura. Antes é uma missão de pronunciar a Palavra do autor de toda palavra, feita vida, uma experiência de fé vivida. Aquele que pela palavra criou o céu e a terra e nos deu a capacidade de nos comunicar e estabelecer relacionamentos verdadeiros, é o autor da Palavra.

Ao mesmo tempo os Meios de Comunicação devem estar a serviço da Palavra que vem da verdade, que cria no ouvinte um desejo de ser verdadeiro. “A verdade vos libertará” (Jo 8,32). Ao mesmo tempo em que os Meios de Comunicação nos aproximam, também nos distanciam, criando relações frias, sem compromisso, longe do amor que une e aquece.

Infelizmente as redes sociais, invenção maravilhosa da inteligência humana, têm provocado muitos desastres pessoais e familiares. Quem sabe talvez, medir se os ganhos são maiores que as perdas, porém não podemos esquecer que nada substitui a presença afetuosa do outro.

O Santo Padre Bento XVI conclui a sua mensagem dizendo: “Educar-se em comunicação quer dizer aprender a escutar, a contemplar, para além de falar; silêncio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo”.

Prezado irmão internauta, que estas considerações ajudem você a conhecer melhor Jesus Cristo e sua Igreja para que, por meio do silêncio, da palavra e do testemunho que você dá pela sua vida, possa construir com todos os seus irmãos de fé e de caminhada, o Reino de Deus em seu campo de missão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário