quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A maravilhosa notícia do Natal

Estamos vivendo o Advento, tempo de preparação para a Festividade do Nascimento de Jesus Cristo. E isso o fazemos em todos os dezembros, todos os anos. Seria uma mera repetição do evento? Vale a pena pensar nisso!

Dizemos que o tempo passa. Essa é forma que convencionamos usar, mas na realidade nós é que vamos passando pela vida, construindo aqui, nesta oportunidade que Deus nos proporciona de viver, a nossa história. Cada dia é um novo dia, cada mês e cada ano revestem-se de novidade própria. Isso ocorre também com as festas que como Povo de Deus celebramos. Não repetimos, portanto, a celebração do Advento e do Natal. Eles são novos, são únicos. É preciso vivê-los e celebrá-los nessa perspectiva. Só assim estarão plenos de sentido.

O Advento, como nos lembra João Batista, citando o Profeta Isaías, é tempo de preparar os caminhos do Senhor, endireitar as suas veredas, preencher os vales, aplainar montes e colinas, endireitar e tornar retos os caminhos tortuosos. Ou seja, é tempo de mudança, de conversão aos projetos de Deus. Certamente que cada um de nós tem algo de falho, de incorreto na vida, para consertar. Esta é a hora, este é o tempo. O Senhor está para chegar. Se cremos n’Ele, se O amamos, se d’Ele recebemos o próprio nome, cristão, é preciso que O recebamos com muito carinho. E a melhor maneira é tomar a forma de Jesus, ficar parecido com Ele, pensar como Ele, amar como Ele amou, como nos recorda o Padre Zezinho em uma de suas belas músicas.

Se a preparação for bem feita, o seu Nascimento nos proporcionará muitas bênçãos e grande alegria. O Natal será para nós o tempo da graça, da fé, da esperança e do amor revigorados. Deus se fará presente não apenas em nosso coração, mas em nossa vida e na vida de nossas famílias. Nossa fé será fortalecida pela força que provém d’Aquele que nasceu em uma manjedoura, simples, pobre e humilde. A esperança cristã, nascida da fé que temos em Deus, nos dará alento frente às vicissitudes da vida. O amor, que nasce de Deus, alimentará nossa caminhada e resgatará o verdadeiro sentido da nossa existência.

É por isso que o Natal é uma celebração nova, atual, inserida no nosso hoje. Não pode ser rotineiro, nem repetido. É inédito e transformador, se o entendermos na perspectiva da fé e da bondade infinita do Pai, que envia seu Filho amado para salvar cada um e todos os seus filhos. Recordamos aqui as palavras do profeta: “E toda a criatura verá a salvação de Deus”, ou seja, a salvação não é exclusividade de um ou de outro privilegiado, é para todos. Eis a beleza do Natal de Jesus Cristo, oferecida de graça a todos que quiserem saboreá-la, fazendo a sua vida refletir a de Jesus, fazendo do seu coração um berço aconchegante para o Menino que quer nascer para você e para todos.

E quando Jesus transforma a vida de alguém, tudo ao redor se vê transformado e iluminado. Mais paz, compreensão, concórdia, perdão e justiça se tornarão presentes nas famílias e na sociedade. Veja quanto bem você pode fazer neste tempo tão bonito e cheio de significado que Deus nos concede. Seja mais amável com as pessoas, saiba partilhar seus dons e bens, valorize-se mais, pois você tem tantas qualidades que ainda não descobriu todas, mas seja também humilde, pois tudo lhe foi dado. Ame mais a Deus e a seu próximo e você viverá o verdadeiro Natal, sonhado pelo Senhor para você e sua família neste ano e durante toda a sua existência!

Luiz Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário