segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Belo depoimento do padre Zezinho:

Li, estudei e creio!

Pe. Zezinho, scj |||||||||||||||||||||||||||||||

________________________________

Já me perguntaram se nestes 58 anos de padre, eu nunca tive dúvidas sobre se Jesus não fosse Deus?

Respondi, falando dos cursos que frequentei, dos livros que li, de pessoas sem fé, de pessoas de fé, e das controvérsias dos primeiros séculos da fé cristã.

Levou séculos (de 318 a 500) para os cristãos chegarem à conclusão de que Jesus era mais do que um simples profeta judeu.

Por séculos milhares de crentes em Deus estudaram e debateram sobre a verdadeira natureza do Cristo.

Jesus era ou não era o Messias prometido ao povo judeu?

A quem me fez esta pergunta citei vários nomes dos primeiros 4 séculos.

Ário, Atanásio, Nestório, Donato, Apolinário, Eutiques, Monofisitas, Gnósticos, Docetistas, Pelagianos, Montanistas, Maniqueístas, Modalistas, Tertuliano, Juliano, Origenes…

Cada qual tinha sua teoria sobre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Debatiam sobre as naturezas de Jesus. Era ou não era o Filho eterno que veio a este mundo? Tinha uma só, ou tinha duas naturezas? Era divino e humano? Era do Céu ou era apenas um profeta excepcional?

E em dois Concílios (igreja que senta junto) os cristãos definiram:

“Doravante ensinaremos isto sobre Jesus. ELE É DIVINO E É HUMANO. ELE É DEUS”.

Dessas conclusões nasceu o CREIO que recitamos aos domingos, depois das leituras e do sermão da missa!

***

Li e ACEITEI AS CONCLUSÕES DOS CONCÍLIOS DESDE O PRIMEIRO AO VIGÉSIMO deles.

Ultimamente há alguns católicos contra o último concílio acontecido há 60 anos. Não aceitam o CVII (Concílio Vaticano II). Penso diferente: eu aceito e obedeço! Então, a quem me pergunta digo que eu creio que Jesus é o Cristo e que ele é Deus com o Pai e o Espírito Santo. Creio no Deus Uno e Trino!

***

Deus me deu esta graça de não duvidar de Jesus. Não sei tudo sobre Ele, mas o que eu sei é suficiente para subir a um púlpito e proclamar minha fé no Filho do Carpinteiro. Ele era muito mais do que um simples pregador Galileu que morreu na Cruz.

Há quem não creia. Há quem creia. Faço parte dos que creem!

__________________________________________________________________________________
                                                                                                Fonte: facebook.com/padrezezinhoscj

Nenhum comentário:

Postar um comentário