sábado, 31 de julho de 2021

Arquidiocese de Pouso Alegre:

Mensagem por ocasião da celebração
de aniversário de dedicação da Catedral Metropolitana

Aos sacerdotes, diáconos, consagrados e consagradas, seminaristas, fieis leigos e leigas, atuantes nos ministérios, movimentos, pastorais e serviços e a todo o povo de Deus na Arquidiocese de Pouso Alegre.

Aproximou-se, pôs-se a caminhar com eles (Lc 24,15).

Celebraremos no dia 03 de agosto a festa da Dedicação da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, igreja dedicada ao Senhor Bom Jesus dos Mártires. A Ele pedimos revigorar a caminhada pré-sinodal da nossa Arquidiocese, fortalecendo o testemunho do amor misericordioso de Deus que os fiéis das nossas comunidades paroquiais dão em nosso mundo ferido. Que Ele nos acompanhe em nosso esforço e dedicação de serviço à evangelização ao povo de Deus, preferencialmente aos pobres e mais necessitados, especialmente em meio aos desafios e sofrimentos gerados por essa pandemia.

A pandemia não está permitindo a concretização de muitos projetos pastorais, mas enalteço o trabalho de forma espontânea e muito generoso das comunidades paroquiais, promovendo transmissão de celebrações, videoconferências, lives, ajuda social e várias formas de animação espiritual para muitos cristãos entristecidos no seu confinamento.

A palavra que estamos vivenciando no momento nas nossas comunidades eclesiais é ESCUTAR. Iniciamos o caminho do primeiro Sínodo Arquidiocesano com o processo de escuta de todo o povo de Deus. Encontramos no livro do Apocalipse, no final de cada uma das sete cartas às igrejas da Ásia, a seguinte expressão: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap 2,7.11.17.29; 3,6.13.22). A escuta do Espírito é abertura à transformação da nossa vida pelo Evangelho.

Nesse momento, escutar nos abre perspectivas para o horizonte da sinodalidade da nossa Igreja arquidiocesana. Antes de tudo, “escutar é atitude, é inclinar-se para o outro, é disponibilidade para acolher o dito e o não dito, o entusiasmo da história ou o seu avesso, a sua dor” (José Tolentino Mendonça). A meta é caminhar juntos, lendo os sinais dos tempos, escutando o que o Espírito diz à Igreja particular de Pouso Alegre.

Começamos a grande aventura da escuta do povo de Deus, acolhendo o pedido do Papa Francisco, para contribuir com a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, realizando atividades virtuais pelo canal do YouTube da Arquidiocese, através das “Rodas de Conversas” e Momentos de oração, “Rezar e Caminhar”, incentivando os fiéis e ministros ordenados a responderem o questionário de Escuta do Povo de Deus. Conforme orientações da CNBB já constituímos a Equipe Arquidiocesana de animação para a preparação da fase diocesana do Sínodo dos Bispos, que culminará com a assembleia de outubro de 2023 em Roma. O caminho sinodal da nossa Arquidiocese também vem sendo construído com a realização de reflexão e tomada de consciência sobre a vida e a missão eclesial, com a formação das lideranças das comunidades paróquias. O Sínodo é sempre uma experiência de conversão para todos.

Somos testemunhas de uma Igreja viva! O Senhor Bom Jesus dos Mártires convida-nos a segui-lo nas provas da vida cotidiana. Que a intercessão de nossos Santos e Santas, padroeiros de nossas comunidades eclesiais, bem como o amor terno de Nossa Senhora Aparecida, continuem nos acompanhando em nossa missão de avançar com coragem, construindo unidade através do discernimento, para que possamos colocar em prática a vontade de Deus e os planos da ação evangelizadora, a partir do I Sínodo Arquidiocesano de Pouso Alegre.

Feliz e abençoada festa da Dedicação da Igreja Catedral para todos!

Para a celebração do aniversário da Dedicação da Igreja Catedral, peço a todos que considerem as observações apresentadas pelo Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil – 2021 (cf. p. 35), a seguir:

Quando o aniversário ocorre em dia de semana

a) Na própria igreja catedral: Solenidade

Ofício solene do Comum da Dedicação (com I Vésperas).
Missa do Comum da Dedicação: Gl, Cr, Pf da Dedicação.
Leituras (três) à escolha no Lecionário (vol. III, pp. 235-249)

b) Na Arquidiocese: Festa

Ofício festivo do Comum da Dedicação (com I Vésperas)
Missa do Comum da Dedicação: Gl, Pf da Dedicação.
Leituras (duas) à escolha no Lecionário (vol. III, pp. 235-249)

Garanto-lhes a minha oração e concedo-lhes de coração a bênção.

Pouso Alegre, 29 de julho de 2021
Memória dos Santos Marta, Maria e Lázaro

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.
Arcebispo Metropolitano do Pouso Alegre

PC-SE 012/2021

.................................................................................................................................................
                                                                                                   Fonte: arquidiocesepa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário