domingo, 5 de maio de 2019

Papa em sua 29ª viagem apostólica internacional

Francisco partiu para a Bulgária, no sinal da paz e do diálogo
A Bulgária – primeira etapa desta viagem – recebe o Sucessor de Pedro pela segunda vez, após 17 anos da visita de João Paulo II ao país, em maio de 2002. Francisco será o primeiro Papa a visitar a Macedônia do Norte, etapa sucessiva desta 29ª viagem apostólica internacional.
Cidade do Vaticano - O Santo Padre partiu na manhã deste domingo, 5 de maio, em torno das 7h10 locais (2h10 de Brasília), para sua 29ª viagem apostólica internacional, viagem esta que o leva à Bulgária e Macedônia do Norte, onde permanecerá até aproxima terça-feira, dia 7.
O avião papal, um A321 da  Alitalia, que partiu do aeroporto romano de Fiumicino com destino a Sófia, capital búlgara, percorrerá 895 Km, em duas horas de voo, sobrevoando a Itália, Croácia, Bósnia-Herzegóvina, Montenegro, Sérvia e Bulgária.
A Bulgária – primeira etapa desta viagem – recebe o Sucessor de Pedro pela segunda vez, após 17 anos da visita de João Paulo II ao país, em maio de 2002. Francisco será o primeiro Papa a visitar a Macedônia do Norte, etapa sucessiva desta viagem.
.............................................................................................................................................................
Papa Francisco chega à Bulgária, qual mensageiro da paz
A Bulgária acolhe o Papa com alegria qual mensageiro da paz e do diálogo. A cerimônia de boas-vindas, na capital Sófia, situada na parte ocidental do país, tem lugar no Palácio Presidencial, antes da visita de cortesia ao chefe de Estado, Rumem Radev, e do encontro com as autoridades, com a sociedade civil e com o corpo diplomático.
Cidade do Vaticano - O Papa Francisco já se encontra em terras búlgaras. Após menos de duas horas de voo, o avião papal, um A321 da Alitalia, aterrisou no aeroporto de Sófia, a capital, às 9h50 locais (3h50 de Brasília). Ainda a bordo da aeronave, o Santo Padre recebeu saudação do chefe do protocolo e do núncio apostólico na Bulgária, Dom Anselmo Guido Pecorari.
Ao descer da aeronave, o aperto de mão com o primeiro-ministro de República da Bulgária, Boyko Borisov,. Em seguida, quatro crianças em vestes tradicionais ofereceram flores ao Pontífice, dando-lhe as boas-vindas ao país das rosas. Acompanhado pelo primeiro-ministro e ladeado por duas fileiras da guarda de honra, o Papa seguiu até o salão governamental do aeroporto de Sófia (Sala Vip) para um primeiro breve colóquio privado com Borisov, transferindo-se em seguida de automóvel fechado para o Palácio Presidencial, a quase 10Km, para a cerimônia de boas-vindas. 
Domingo do Papa em terras búlgaras
A Bulgária, terra de encontro e de respeito pelas diversidades, acolhe o Papa com alegria qual mensageiro da paz e do diálogo. A cerimônia de boas-vindas, na capital Sófia, situada na parte ocidental do país, tem lugar no Palácio Presidencial, antes da visita de cortesia ao chefe de Estado, Rumem Radev, e do encontro com as autoridades, com a sociedade civil e com o corpo diplomático, às 11h30 locais (5h30 de Brasília), na Praça Atanas Burov.
A manhã do Papa em terras búlgaras é marcada pela visita ao Santo Sínodo e ao Metropolita de Sófia e Patriarca de toda a Bulgária Neofit, guia da autocéfala Igreja ortodoxa desde 2013.
Como fez João Paulo II, na visita de maio de 2002, o Santo Padre visita em seguida a catedral patriarcal de São Alexander Nevsky, para uma oração de forma privada diante do trono dos Santos Cirilo e Metódio. Antes de transferir-se para a Nunciatura Apostólica, a recitação do Regina Coeli na Praça São Alexander Nevsky.
As atividades do dia, III domingo da Páscoa, se concluem com a celebração da santa missa na Praça Knyaz Alexandar I, às 16h45 locais, oficiada em italiano e búlgaro.
Segunda-feira de Francisco na Bulgária
Na segunda-feira (06/05), particularmente, o abraço aos refugiados. Antes de transferir-se à cidade búlgara de Rakovsky, o Papa Francisco visitará às 8h30 locais, o campo de Vrazhdebna, aberto em 2013, no antigo prédio de uma ex-escola de periferia de Sófia.
Trata-se de um dos três centros para os refugiados da capital búlgara, junto com os campos de Ovcha Kupel e de Voenna Rampa. Francisco será acolhido pelo diretor do centro e pelo diretor da Caritas e encontrará cerca de 50 pessoas, inclusive crianças.
As crianças de Rakovsky, um belo grupo de 242 crianças, serão protagonistas da missa com a primeira comunhão que o Papa celebrará na igreja do Sagrado Coração. Na cidade da Alta Trácia, após o almoço com os bispos búlgaros, o Pontífice encontrará, às 15h30 locais, a comunidade católica na igreja de São Miguel Arcanjo.
A segunda-feira se concluirá com o esperado encontro pela paz, às 15h15 locais, presidido pelo Santo Padre na presença dos expoentes das várias confissões religiosas na Bulgária. O encontro terá lugar em Sófia, na Praça Nezavisimost.
Terça-feira, última etapa desta viagem, a Macedônia do Norte
Com uma forte mensagem pela convivência pacífica e o respeito por toda criatura, o Santo Padre deixará a Bulgária na manhã de terça-feira (07/05), para ir à Macedônia do Norte, segunda e última etapa desta sua 29ª viagem apostólica internacional.
...............................................................................................................................................................
Papa no Regina Coeli:
Bulgária seja terra de encontro
Na oração mariana, Francisco pediu à Bem-Aventurada Virgem Maria que interceda junto ao Senhor Ressuscitado para que dê à amada terra da Bulgária o impulso sempre necessário de ser terra de encontro, na qual, "independentemente das diferenças culturais, religiosas ou étnicas, possais continuar a reconhecer-vos e estimar-vos como filhos de um mesmo Pai".
Cidade do Vaticano - “Cristo vive. Ele é a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo. Tudo o que toca torna-se novo, enche-se de vida. Por isso as primeiras palavras que quero dirigir a cada um de vós são: Ele vive e quer-te vivo! Está em ti, está contigo e jamais te deixa”.
Foi o que disse o Papa Francisco no Regina Caeli deste III Domingo da Páscoa, conduzido pelo Pontífice na Praça de São Aleksander Nevsky, diante da Catedral Patriarcal, em Sófia, neste primeiro dia de sua visita à Bulgária, no âmbito de sua 29ª viagem apostólica internacional.
Na oração dominical deste período pascal, o caloroso encontro com cerca de três fiéis e peregrinos. Ao chegar à praça, diante do ícone de Nossa Senhora de Nasebar, o Papa deteve-se brevemente em oração enquanto entoavam um canto mariano.
Esta fé em Cristo ressuscitado, disse Francisco na alocução que precedeu a oração mariana, tem vindo a ser proclamada desde há dois mil anos por todos os cantos da terra, através da generosa missão de tantos crentes, que são chamados a dar tudo pelo anúncio evangélico, sem guardar nada para si mesmos.
Da Bulgária, a intuição ecumênica de João XXIII
“Na história da Igreja, também aqui na Bulgária, houve Pastores que se distinguiram pela santidade de vida. Entre eles, apraz-me recordar o meu antecessor – por vós designado «o Santo búlgaro» – São João XXIII, um Santo pastor, cuja memória permanece particularmente viva nesta terra, onde ele viveu de 1925 a 1934. Aqui aprendeu a admirar a tradição da Igreja Oriental, estabelecendo relações de amizade com as outras Confissões religiosas.”
Francisco ressaltou que a experiência diplomática e pastoral na Bulgária deixou uma marca tão forte no coração de pastor de João XXIII que o levou a promover na Igreja a perspetiva do diálogo ecumênico. “Este recebeu um notável impulso no Concílio Vaticano II, desejado precisamente pelo Papa Roncalli. A esta terra, de certo modo, devemos agradecer a intuição sábia e inspiradora do «Papa bom»”, acrescentou.
Desejo conjunto de percorrer o caminho ecumênico
Na esteira deste caminho ecumênico, disse o Santo Padre, “daqui a pouco terei a alegria de saudar os expoentes das várias Confissões religiosas da Bulgária, que, apesar de ser um país ortodoxo, se revela uma encruzilhada onde se encontram e dialogam várias expressões religiosas. A estimada presença no encontro dos Representantes destas diversas Comunidades indica o desejo que todos têm de percorrer o caminho, cada dia mais necessário, de «adotar a cultura do diálogo como caminho, a colaboração comum como conduta, o conhecimento mútuo como método e critério».”
Santos Cirilo e Metódio: a oração do Papa
Em seguida, o Pontífice recordou a figura dos Santos Cirilo e Metódio e ressaltou a visita feita pouco antes à igreja Patriarcal de Santo Aleksander, onde rezou em memória dos evangelizadores dos povos eslavos.
Francisco pediu à Bem-Aventurada Virgem Maria que interceda junto ao Senhor Ressuscitado para que dê à amada terra da Bulgária o impulso sempre necessário de ser terra de encontro, na qual, independentemente das diferenças culturais, religiosas ou étnicas, possais continuar a reconhecer-vos e estimar-vos como filhos de um mesmo Pai.
“A nossa invocação é expressa com a antiga oração do Regina Caeli. Fazemo-lo aqui, em Sófia, diante do ícone de Nossa Senhora de Nesebar (significa «Porta do Céu»), muito amado pelo meu antecessor São João XXIII, que começou a venerá-lo aqui, na Bulgária, e conservou-o consigo até à morte.”
.............................................................................................................................................................
Assista:
............................................................................................................................................................
Papa na missa em Sófia:
O amor de Deus é maior que qualquer pecado
O Papa celebrou a missa, primeira desta sua visita à Bulgária, na capital Sófia. Francisco destacou três realidades estupendas que marcam a nossa vida de discípulos: Deus chama, Deus surpreende, Deus ama.
Cidade do Vaticano “Hoje somos convidados a contemplar e descobrir aquilo que o Senhor fez no passado, para nos lançarmos com Ele rumo ao futuro, sabendo que sempre, tanto nos êxitos como nos fracassos, voltará a chamar-nos convidando-nos a lançar as redes.”
Foi a exortação do Papa Francisco na missa celebrada na tarde deste III Domingo da Páscoa, na Praça Knyaz Alexandar I, em Sófia, capital búlgara, em seu último compromisso deste primeiro dia de sua visita à Bulgária, aonde chegou pela manhã no âmbito desta 29ª viagem apostólica internacional, que se concluirá na terça-feira visitando a Macedônia do Norte.
Três realidades que marcam a vida dos discípulos
Partindo a liturgia dominical, o Santo Padre articulou a homilia da celebração lembrando três realidades estupendas que marcam a nossa vida de discípulos: Deus chama, Deus surpreende,Deus ama.
Deus chama
Atendo-se à primeira delas, Francisco destacou o chamado que o Senhor fez a Pedro às margens do lago da Galileia, chamando-o a tornar-se pescador de homens. No segundo chamado, quando, após a Paixão do Senhor, Pedro tem a tentação de retomar as redes para voltar a pescar no lago, o Senhor recomeça do princípio, com paciência sai ao seu encontro e diz-lhe “Simão”. Era o nome do primeiro chamado, disse o Pontífice.
“O Senhor não espera situações ou estados de ânimo ideais, cria-os. Não espera encontrar-Se com pessoas sem problemas, sem decepções, pecados ou limitações. Ele mesmo enfrentou o pecado e a decepção, para ir ao encontro de cada vivente e convidá-lo a caminhar.”
“Irmãos, o Senhor não Se cansa de chamar. É a força do Amor que subverte todas as previsões e sabe recomeçar. Em Jesus, Deus sempre procura dar uma possibilidade. E assim procede também conosco: chama-nos cada dia para reviver a nossa história de amor com Ele, para voltar a fundar-nos na novidade que é Ele.”
Deus surpreende
Quando é o chamado de Jesus que orienta a vida, o coração rejuvenesce, acrescentou o Papa. Francisco lembrou que Deus surpreende – segunda realidade. “É o Senhor das surpresas que convida não só a surpreender-se, mas também a realizar coisas surpreendentes.”
“O Senhor chama e, encontrando os discípulos com as redes vazias, propõe-lhes algo de insólito: pescar de dia, o que é bastante estranho naquele lago. Devolve-lhes confiança, colocando-os em movimento e impelindo-os de novo a arriscar, a não dar nada e, especialmente, ninguém por perdido. É o Senhor da surpresa que rompe os fechamentos paralisadores, restituindo a audácia capaz de superar a suspeita, a desconfiança e o medo que se esconde por trás do «sempre se fez assim».”
“Deus surpreende, quando chama e convida a lançarmos, já não as redes, mas a nós mesmos ao largo na história e a olhar a vida, a olhar os outros e também a nós mesmos com os seus próprios olhos que, «no pecado, vê filhos carecidos de ser levantados; na morte, irmãos carecidos de ressuscitar; na desolação, corações carecidos de consolação. Por isso, não temas! O Senhor ama esta tua vida, mesmo quando tens medo de a olhar de frente e tomar a sério».”
Deus ama
Chegamos, assim, à terceira certeza de hoje, disse o Santo Padre: Deus ama. “Deus chama, Deus surpreende, porque Deus ama. O amor é a sua linguagem. Por isso, pede a Pedro – e a nós – para sintonizar-se com a mesma linguagem: «… amas-Me?» Pedro acolhe o convite e, depois de tanto tempo passado com Jesus, compreende que amar significa deixar de estar no centro.”
Pedro reconhece-se frágil, “compreende que, só com as suas forças, não pode prosseguir. E baseia-se no Senhor, na força do seu amor, até ao fim. Esta é a nossa força, que somos convidados a renovar todos os dias: o Senhor ama-nos”, prosseguiu.
“Ser cristão é um chamado a ter confiança que o Amor de Deus é maior do que qualquer limite ou pecado. Um dos grandes desgostos e obstáculos, que hoje sentimos, situa-se não tanto ao nível da compreensão de que Deus é amor, mas no fato de termos chegado a anunciá-Lo e testemunhá-Lo duma maneira tal, que, para muitos, este não é o seu nome. Mas Deus é amor, que ama, dá-Se, chama e surpreende.”
Protagonistas da revolução da caridade e do serviço
Francisco concluiu dirigindo a todos uma veemente exortação:
Aquilo que disse aos jovens na Exortação que escrevi recentemente, quero repeti-lo a vós também. Uma Igreja jovem, uma pessoa jovem, não pela idade, mas pela força do Espírito, convida-nos a testemunhar o amor de Cristo, um amor que impele e nos leva a estar prontos para lutar pelo bem comum, a ser servidores dos pobres, protagonistas da revolução da caridade e do serviço, capazes de resistir às patologias do individualismo consumista e superficial. Enamorados por Cristo, sede testemunhas vivas do Evangelho em todos os cantos desta cidade.”
..............................................................................................................................................................
Assista:
.................................................................................................................................................
                                                                                                                Fonte: vaticannews.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário