sexta-feira, 10 de maio de 2019

Leituras do

4º Domingo da Páscoa
............................................................................................................................................................

............................................................................................................................................................
1ª Leitura: At 13,14.43-52
Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, Paulo e Barnabé 14partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se. Muitos judeus e pessoas piedosas convertidas ao judaísmo seguiram Paulo e Barnabé. Conversando com eles, os dois insistiam para que continuassem fiéis à graça de Deus.
No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra de Deus. Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia. Então, com muita coragem, Paulo e Barnabé declararam: “Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que vamos dirigir-nos aos pagãos. Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra’”.
Os pagãos ficaram muito contentes, quando ouviram isso, e glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna, abraçaram a fé. Desse modo, a palavra do Senhor espalhava-se por toda a região.
Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas, assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território. Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés, e foram para a cidade de Icônio. Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo.
..............................................................................................................................................................
Salmo: 99
- Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho.
- Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho.
- Aclamai o Senhor, ó terra inteira,/ servi ao Senhor com alegria,/ ide a ele cantando jubilosos!
- Sabei que o Senhor, só ele, é Deus,/ Ele mesmo nos fez, e somos seus,/ nós somos seu povo e seu rebanho.
- Sim, é bom o Senhor e nosso Deus,/ sua bondade perdura para sempre,/ seu amor é fiel eternamente!
..............................................................................................................................................................
2ª Leitura: Ap 7,9.14b-17
Livro do Apocalipse de São João:
Eu, João, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão.
Então um dos anciãos me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro. Por isso, estão diante do trono de Deus e lhe prestam culto, dia e noite, no seu templo. E aquele que está sentado no trono os abrigará na sua tenda.
Nunca mais terão fome nem sede. Nem os molestará o sol nem algum calor ardente. Porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água da vida. E Deus enxugará as lágrimas de seus olhos”.
..............................................................................................................................................................
Evangelho: Jo 10,27-30
Evangelho de São João:
Naquele tempo, disse Jesus: "As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.
Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um”.
...............................................................................................................................................................
Reflexão:
Bons pastores!
"Bom Pastor é o Cordeiro imolado" (cf. Ap 7,17)
O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, no qual Jesus é apresentado como Bom Pastor. É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus hoje nos propõe.
O Evangelho (cf. Jo 10,27-30) apresenta Cristo como o Bom Pastor, cuja missão é trazer a vida plena às ovelhas do seu rebanho; as ovelhas, por sua vez, são convidadas a escutar o Pastor, a acolher a sua proposta e a segui-l’O. É dessa forma que encontrarão a vida em plenitude.
Dom Eurico dos Santos Veloso
Quem é o Bom Pastor? Segundo a leitura do Livro do Apocalipse, o Bom Pastor é o Cordeiro imolado (cf. Ap 7,17). Ou seja, o nosso Pastor, a fim de se tornar não apenas “bom”, mas o melhor Pastor para nós, assumiu a forma de ovelha e deu a sua vida por elas. É por isto que as ovelhas o escutam e o seguem, porque reconhecem que seu Pastor é o primogênito entre todas as ovelhas (cf. Cl 1,18). Para Nosso Senhor, ser pastor é ser amor encarnado na vida das ovelhas. E é assim que ele quer que nós sejamos nas vidas de nossos irmãos – ovelhas como nós.
A primeira leitura (cf. At 13,14.43-52) propõe-nos duas atitudes diferentes diante da proposta que o Pastor (Cristo) nos apresenta. De um lado, estão essas “ovelhas” cheias de auto-suficiência, satisfeitas e comodamente instaladas nas suas certezas; de outro, estão outras ovelhas, permanentemente atentas à voz do Pastor, que estão dispostas a arriscar segui-l’O até às pastagens da vida abundante. É esta última atitude que nos é proposta. Paulo e Barnabé pregavam ao povo acerca do Pastor Jesus que se fez ovelha para nos apascentar até a vida eterna – mas quem ouviu a pregação deles foram apenas aqueles capazes de reconhecer o amor por trás desta forma de pregação: as verdadeiras ovelhas. Vale a pena ressaltar as últimas palavras do trecho dos Atos dos Apóstolos que ouvimos: "Os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo" (13, 52). Apesar das incompreensões e dos contrastes, de que ouvimos falar, o apóstolo de Cristo não perde a alegria, aliás é a testemunha daquela alegria que brota do ser com o Senhor, do amor por Ele e pelos irmãos.
A segunda leitura (cf. Ap 7,9.14b-17) apresenta a meta final do rebanho que seguiu Jesus, o Bom Pastor: a vida total, de felicidade sem fim.
Neste domingo, vem espontaneamente recordar a Deus os pastores da Igreja e aqueles que estão se formando para se tornarem pastores. Convido-os, por tanto, a uma especial oração pelos bispos, pelos párocos, por todos aqueles que possuem a responsabilidade de guiar o rebanho de Cristo, de modo que sejam fiéis e prudentes no cumprimento de seus ministérios. Em particular, rezamos pelas vocações ao sacerdócio nesta Jornada Mundial da Oração pelas Vocações, para que não faltem jamais valiosos operários na colheita do Senhor.
Peçamos ao Pai das Misericórdias que nos ajude a ouvir, reconhecer, seguir e imitar o Cordeiro imolado, nosso Bom Pastor.
                                   Dom Eurico dos Santos Veloso Arcebispo Emérito de Juiz de Fora - MG
..................................................................................................................................................
                           Reflexão: cnbbleste2.org.br  Ilustrações: franciscanos.org.br  Banner: cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário