quinta-feira, 2 de maio de 2019

Coletiva 57ª AG CNBB desta quinta:

Detalhes da revisão e tradução do novo Missal Romano
Nesta quinta-feira (2), no 2º dia da 57ª Assembleia Geral da CNBB a coletiva de imprensa tratou do documento de ‘Orientações para a Mídia de Inspiração Católica’,o trabalho das Comissões Episcopais Pastorais e a revisão e tradução do Missal Romano.  Participaram do encontro com os jornalistas o Arcebispo de Diamantina (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, Dom Darci José Nicioli, bispo de Santo André (SP) e presidente da Comissão para a Doutrina da Fé, Dom Pedro Carlos Cipollini e o bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia e Dom Armando Bucciol.
Dom Darci José Nicioli
Dom Darci iniciou as explanações trazendo detalhes sobre o documento ‘Orientações para a Mídia de Inspiração Católica’, que será apresentado aos bispos na tarde desta quinta-feira (2), para ser avaliado e encaminhado à nova presidência para aprovação. O arcebispo explicou as iniciativas para a elaboração documento, listando:
1  - primeiramente para que sirva como estudo;
2 - como orientação os comunicadores católicos, para que sejam evitados os excessos, como em assuntos relacionados ao diálogo inter-religioso;
3 - para que expresse a conduta adequada do veículo que auto se intitula católico.
“É necessário comunicar promovendo uma cultura de fidelidade ao pensamento integral da Igreja, se é um meio de inspiração católica deve haver fidelidade a Igreja, a Doutrina Social a partir das grandes linhas do Concílio Vaticano II, evitando reproduzir a visão particularizada de movimentos, de grupos de associações de fiéis”, afirmou Dom Darci. 
O bispo finalizou dizendo que não será possível uma aprovação do documento durante a assembleia, mas será pedido o encaminhamento do texto à presidência e a todos os regionais para a aprovação.
Dom Pedro Carlos Cipollini
O segundo tema ‘o trabalho das Comissões Episcopais Pastorais’, foi apresentado pelo bispo de Santo André (SP) e presidente da Comissão para a Doutrina da Fé, Dom Pedro Carlos Cipollini. Ele falou da composição da Comissão e da principal missão no contexto do episcopado, que é entre outras atribuições “assistir a CNBB no exercício do magistério doutrinal e promover a fidelidade a doutrina da Igreja e aintegridade na sua transmissão”.
Dom Pedro salientou as publicações que foram produzidas a partir da Comissão com a participação de peritos em teologia e bíblia. “Foram produzidos três estudos sobre o ‘Ensino da Filosofia’, como auxílio para a compreensão teológica, o ‘Exorcismos’ e também um muito importante, que é o ‘Fé e Laicidade’.”  Ele também reforçou o objetivo da Comissão que é promover encontros, debates, estudos e seminários visando a “transmissão da fé na sua integralidade”.
Para encerrar a coletiva, Dom Armando Bucciol bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia trouxe esclarecimentos sobre a revisão e tradução do Missal Romano.
Dom Armando Bucciol
O bispo salientou que foram 12 anos de trabalhos para a revisão dos mais de três mil textos litúrgicos que o Missal contém e mais de 40 encontros da Comissão. “Umtrabalho delicado, ao mesmo tempo complexo e precioso, importante porque a liturgia manifesta a fé, a liturgia é a fonte da fé da Igreja.” Dom Armando explicou que o próximo passo é uma “ultima revisão dos detalhes linguísticos, pedindo análise de teólogos, liturgistas e biblistas e também especialistas da linguagem para ver se tem alguma expressão que possa ser melhorada, sempre dentro da fidelidade ao texto aprovado pela Assembleia Geral”. O novo Missal não tem data para ser liberado, mas o bispo estima um período de um ano a um ano e meio.
A próxima coletiva da Assembleia dos Bispos acontece na sexta-feira (3), às 15h e pode ser acompanhada no a12.com/cnbb.
............................................................................................................................................................
Assista:
..................................................................................................................................................
                                                                                                               Fonte: Portal A12.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário