sexta-feira, 3 de maio de 2019

Missa desta sexta, na 57ª Assembleia Geral da CNBB:

Doçuras e ardores do Bispo Emérito

Neste 3º dia da 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as atividades foram iniciadas com a Santa Missa, às 7h30, dedicada aos bispos eméritos de todo o Brasil. O celebrante foi o Bispo Emérito de Mogi das Cruzes (SP), Dom Paulo Mascarenhas Roxo.
Durante a homilia, Dom Roxo ensinou pontos marcantes da vida de emérito. Como em todas as fases da vida, existem os fatos bons e fatos ruins de cada momento, que ele chama de “doçuras e ardores”. Destacamos abaixo o que o bispo ensina:
Doçuras
- Bispos Eméritos têm a possibilidade de dinamizar a dimensão mística e contemplativa da vocação episcopal estreitando ainda mais a vocação e laços com o Senhor;   - Têm mais tempo para a intimidade com Deus;   - Melhor frequência e profundidade na oração;   - Experiência mais aberta e forte com o Senhor;   - Diálogo tranquilo e sereno com a vida e a religião;   - Encontros silenciosos e confidenciais com o Pai.
Ardores
- Tristeza;   - Limitações da idade;   - Dependência;   - Se sentir esquecido.
..................................................................................................................................................

Bispo fala sobre
os desafios de transformar diretrizes em projetos pastorais
Documento quer enfatizar a formação de comunidades eclesiais missionárias.
Dando continuidade aos trabalhos da 57ª Assembleia Geral dos Bispos, os bispos atenderam a imprensa nesta sexta-feira (03) destacando o Sínodo dos Bispos sobre a Juventude, a realidade dos bispos eméritos e a aprovação final do texto das diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil.
Atenderam aos jornalistas o bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Dom Vilsom Basso, o bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), Dom Leomar Antônio Brustolin, membro da Comissão de Redação do Tema Central da 57ª Assembleia Geral e arcebispo emérito de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha.
Contribuições dos bispos eméritos
Dom Geraldo Lyrio Rocha
Dom Geraldo Lyrio Rocha explicou aos jornalistas que, de acordo com o Código de Direito Canônico, os bispos eméritos não são membros da CNBB, não tem direito ao voto para eleição da nova presidência, mas tem direito a palavra.
“Como arcebispo emérito eu posso trazer minha modesta colaboração, partilhando com os irmãos minha experiência e pontos de vista. Isso constrói a caminhada de Igreja. É a beleza da unidade, do pluralismo de ideias, ações e propostas que construímos unidade em vista do bem do povo de Deus”, afirmou o arcebispo emérito.
Os jovens no coração da Igreja
Dom Vilson Basso destacou alguns pontos do documento Christus Vivit, resultado das conclusões do Sínodo dos Bispos para a Juventude, concluído em outubro do ano passado, no Vaticano. O bispo de Imperatriz destacou que a juventude é uma prioridade pastoral histórica para a Igreja, na qual se deve investir tempo, energia e recursos.
Dom Vilson Basso
Dom Vilson destacou os pontos centrais dos nove capítulos do documento: “O que diz a palavra de deus sobre os jovens?”; “Jesus Cristo sempre jovem”; “Vós sois o agora de Deus”; “O grande anúncio para todos os jovens”; “Percursos de juventude”; “Jovens com raízes”; “A pastoral dos jovens”; “A vocação”; “O discernimento”.
Segundo Dom Wilson, o texto do “Christus Vivit” é uma fala do Papa Francisco diretamente ao coração dos jovens, grande inspiração para toda a Igreja nos próximos anos. O bispo, que tem grande carisma entre os jovens, acredita que é necessário ouvir a juventude e se colocar ao lado deles. “Os jovens querem ser escutados, acolhidos e acompanhados. ”
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora
Dom Leomar Brustolin acredita que as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) é expressão de colegialidade e missionariedade na Igreja. O bispo auxiliar de Porto Alegre destacou a preocupação da Igreja com a evangelização em grandes centros urbanos.
Dom Leomar Brustolin 
Segundo Dom Brustolin é preciso contemplar a influência da internet, os avanços tecnológicos e as grandes transformações da sociedade como a quarta revolução industrial. O bispo apontou alguns fatores que preocupam a CNBB como o individualismo, a solidão e o anonimato. Citou também o desafio de combater o suicídio e a crise do sentido da vida na realidade urbana.
Entre um dos elementos principais, Dom Leomar citou a comunidade como espaço de vida, sustentada por quatro pilares: A Palavra,olhar missionário, a iniciação à vida cristã e a Animação Bíblica. O Documento de Aparecida, fruto da V Conferência do CELAM realizada em 2007 em Aparecida (SP), é uma das fontes indispensáveis para a formulação das DGAE.
Dom Leomar enfatizou que o texto insiste na formação de comunidades eclesiais missionárias, onde as pessoas possam sair do anonimato, deixar a solidão, viver em torno da Palavra e dar seu testemunho cristão numa sociedade cada vez mais plural e cheia contrastes.
Ao final da coletiva, Dom Leomar disse que os bispos esperam encontrar caminhos que tornem os cristãos mais discípulos e missionários e que a maior preocupação não é com a quantidade de fiéis, mas sim com a qualidade do testemunho desses cristãos.
..................................................................................................................................................
                                                                                                               Fonte: Portal A12.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário