quinta-feira, 9 de maio de 2019

Atual presidência da CNBB faz destaques da gestão no último

quadriênio e se despede do trabalho à frente da entidade

Na penúltima Coletiva de Imprensa nesta quinta-feira, 9 de maio, a atual presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), composta pelo cardeal Sergio da Rocha, presidente, dom Murilo Krieger, vice-presidente e dom Leonardo Steiner, secretário-geral, apresentaram um balanço do trabalho desenvolvido no último quadriênio 2015-2019, destacaram os elementos chaves da 57ª Assembleia Geral e da Mensagem ao Povo Brasileiro, divulgada dia 7 de maio.
O arcebispo de Brasília, cardeal Sergio da Rocha, procurou retomar o caminho percorrido sem “fazer um resumo”, ressaltando apenas os aspectos mais importantes. O cardeal disse que a atual presidência procurou respeitar e valorizar todas as intâncias da CNBB (Conselhos Permanente e Episcopal Pastoral, Regionais e as Assembleias). “Sempre quando a presidência se pronuncia ou encaminha algo, o faz respeitando todas estas instâncias”, disse.
No quadriênio, detalhou o presidente, foram emitidas 50 mensagens, notas e declarações da CNBB sobre aspectos da realidade socio e política do Brasil. A Palavra de Deus e a Doutrina Social da Igreja, ressaltou o cardeal Sérgio, são sempre as duas fontes de referência para escrever as mensagens. “A CNBB não é um partido político como muitos dizem. Ela se manifesta sempre à luz de suas fontes. Frente à realidade, ela busca cumprir a sua missão de ser profética”, disse.
O presidente destacou também as publicações realizadas no período, como a tradução oficial da Bíblia da CNBB que será usada como referências pelas comunidades católicas de todo o país e os documentos do Concílio Vaticano II.
O diálogo foi outro ponto bastante incentivado pela atual presidência da CNBB, segundo seu presidente, tanto no interior da Igreja do Brasil buscando a comunhão entre os pastores quanto com o Sucessor de Pedro, o papa Francisco, e a Curia Romana. A atual presidência foi à roma para as visitas anuais nos últimos quatro anos tanto para a visita à Santa Sé quanto aos Dicastérios onde apresentaram a caminhada da Igreja e ouviram as orientações do Santo Padre.
No Brasil, segundo o cardeal Sergio, a atual presidência buscou manter uma relação respeitosa de diálogo com os três poderes (com visitas ao Congresso Nacional, aos presidentes da República e ao Supremo Tribunal Federal) e também com a sociedade civil organizada (OAB, movimentos sociais, sindicatos).
Outros aspectos destacados pelo presidente foram as iniciativas de serviço e solidariedade que Igreja no Brasil e da CNBB mantém com o Haiti, a Guiné Busseau, o Timor Leste, acolhida dos Venezuelanos e a Moçambique. Ao final, o cardeal destacou ainda as reformas do prédio sede da CNBB, em Brasília (DF), do Colégio Pio Brasileiro em Roma e a construçao de um prédio sede da editora da entidade, em Brasília.
57ª Assembleia Geral – Coube, na coletiva de imprensa, ao atual vice-presidente da CNBB, dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador (BA), falar sobre os encaminhamentos centrais da 57ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em Aparecida (SP) de 1º a 10 de maio. Ele destacou, em primeiro plano, as novas diretrizes aprovadas a partir das quais cada Igreja particular fará seu plano de trabalho para os próximos anos. “As diretrizes nos fazem ter um olhar mais atento para a realidade urbana”, disse.
Dom Murilo destacou ainda a convivência e a espiritualidade vivenciada pelos bispos nos 10 dias. Segundo ele, os bispos, depois da convivência, voltam para casa fortalecidos e tranquilos. “A assembleia é uma Escola de fraternidade e um painel sobre a Igreja no mundo e no Brasil. O bispo que perde esses dias aqui dificilmente recupera esta riqueza”, disse.
Mensagem ao povo de Deus – O secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, em referência à Mensagem da CNBB ao Povo de Deus, divulgada no último dia 7 de maio, disse que o texto mantém a coerência com os temas e pronunciamentos das notas da presidência nos últimos anos: ética, corrupção e violência.
O secretário-geral deu ênfase também à necessidade de a Igreja no Brasil promover debate em torno das propostas de reformas (previdência e tributária) na ótica do que coloca a mensagem: “que os pobres não sejam os  mais prejudicados”. Ele reforçou que os bispos do Brasil demonstram, na mensagem, preocupação com os povos originários (indígenas e quilombolas) que têm seus direitos ameaçados.
Ao final da coletiva, ele agradeceu ao trabalho dos jornalistas e dos veículos de comunicação de inspiração católica pelo serviço de cobertura da Assembleia e também da CNBB. Dom Leonardo agradeceu também ao trabalho da Assessoria de Imprensa da entidade.
.................................................................................................................................................
                                                                                                                     Fonte: cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário