domingo, 5 de agosto de 2018

Reflexão para seu domingo

Pão da Vida
Deus dá Inteligência e outros valores e virtudes para a humanidade. Se tudo fosse desenvolvido para o bem comum não faltaria nada do necessário para todos sobreviverem e viverem de modo justo e solidário.
Os antigos judeus experimentaram a fome no deserto, mas não sem a ação da Providência divina que os fez alimentar-se com o maná (Cf. Êxodo 16, 2-15). Apesar da sua dureza de coração o povo, rompeu a aliança através da idolatria. Mesmo assim ele experimentou a atuação amorosa de Deus com tantos milagres na caminhada. A partir da libertação do jugo dos egípcios o povo sempre foi socorrido em suas necessidades básicas de vida, culminando com a entrada na terra prometida.
Dom José Alberto Moura
Hoje a morte por falta de alimento e a realidade das guerras e injustiças têm feito pessoas e povos viverem na miséria e incerteza de uma vida digna. Ao mesmo tempo o esbanjamento e luxo de minorias fazem o desperdício do que sanaria a fome de todos. Isso é resultado de mau planejamento de governos e falta de políticas públicas que equilibrem a realidade social com a promoção de mais justiça e consciência da necessidade de promoção da cidadania para todos.
A consciência da dignidade humana deveria ser mais inoculada na formação do caráter e da formação da alteridade. Desta forma se valorizaria mais a pessoa enquanto ela convive com o semelhante de forma fraterna e solidária. A fé religiosa não só deveria sensibilizar o ser humano para ele se relacionar com o divino de forma confiante  e esperançosa, mas também com sede de realizar seus ensinamentos e sua vontade. Isso  conduziria o fiel à prática de boas ações e ao amor ao outro. Afinal, todos somos filhos e filhas de Deus. Ele deseja o bem de todos.
O maná da alimentação não deveria faltar a ninguém para termos mais cidadania e vida de inclusão social para todos. Deus dá Inteligência e outros valores e virtudes para a humanidade. Se tudo fosse desenvolvido para o bem comum não faltaria nada do necessário para todos sobreviverem e viverem de modo justo e solidário. As guerras, a miséria, a fome, a falta de boa educação, da assistência à saúde, da moradia, da segurança e outros males seriam superados, pois, o amor a Deus e ao semelhante seria a base de sustentação na convivência humana.
Questionado sobre o pão de Deus Jesus responde dizendo ser Ele o próprio “pão da vida” (Cf. João 6,35). De fato, quem O segue tem tudo para uma vida de sentido e o necessário para conviver espalhando somente o que promove a vida de benefício para uma convivência humana saudável. No seguimento do Mestre todos seguem o caminho da realização humana em todos os sentidos.
                             Dom José Alberto Moura - Arcebispo Metropolitano de Montes Claros
.................................................................................................................................................
                                                                                                              Fonte: cnbbleste2.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário