domingo, 26 de agosto de 2018

Mensagens aos Catequistas

Pastoral Bíblico- Catequética emite
mensagem por ocasião do dia do catequista

Dentro do mês vocacional, a Igreja celebra neste domingo (26) o dia do catequista. Por ocasião desta data, o arcebispo metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado - C.Ss.R., e o coordenador da pastoral bíblico-catequética, padre Tiago Silva Vilela, emitiram uma mensagem aos catequistas de todas as paróquias da Arquidiocese de Pouso Alegre. 
Eles lembram o empenho de cada catequista, que dedicam parte de seu tempo para evangelizar e ajudar tantos jovens e adultos no crescimento e amadurecimento da fé. 
"É com imensa alegria e satisfação que vemos os frutos colhidos e ao mesmo tempo nosso coração se enche de uma renovada esperança de que ainda muitos outros virão a seu tempo. Sim, os frutos são a certeza de que a Beleza sempre vence o mal e que a vida é boa e a missão melhor ainda. Como é bom vermos as sementes sendo lançadas no terreno dos corações dos catequizandos. Talvez alguns catequistas se entristeçam por não os verem engajados na vida da comunidade.  Isso definitivamente não é o mais importante. Não se esqueça de que a semente está lá, em seus corações e, como nos disse Jesus em uma de suas parábolas: “quer ele durma, quer esteja levantado, de noite e de dia, a semente germina e cresce, sem que ele saiba como” (cf. Mc 4,26-29). O que mais importa é lançar a semente e deixar Deus agir", escrevem.
Leia a mensagem na íntegra
"Ofertório
– Caetano Veloso –
Tudo o que por Ti vi florescer de mim, Senhor da vida.
Toda essa alegria que espalhei e que senti trago hoje aqui.
Todos estes frutos que aqui juntos vês, Senhor da vida.
Eu em cada um deles e em mim todos os Teus fiéis ponho a Teus pés.
Consentiste que minha pessoa fosse da Esperança um Teu sinal.
Uma prova de que a vida é boa e de que a Beleza vence o mal.
Tudo o que se foi de mim, mas não perdi, Senhor da vida.
Os que já chorei e os que ainda estão por vir oferto a Ti.
Aos catequistas de nossa querida Arquidiocese de Pouso Alegre
Celebrando o Ano Nacional do Laicato e o Ano Arquidiocesano da Esperança, o arcebispo D. José Luiz Majella Delgado, Pe. Tiago Vilela, assessor da catequese  e a equipe arquidiocesana da Pastoral Bíblico-catequética da Arquidiocese de Pouso Alegre se dirigem a todos os catequistas de nossa Igreja Particular por ocasião do Dia do Catequista 2018 neste dia 26 de agosto.
O poema, Ofertório, do músico e compositor brasileiro Caetano Veloso, nos inspira a fazermos de nossa vida e missão, uma singela entrega. É preciso reconhecer que tudo aquilo que temos e somos, se deve à bondade infinita do Senhor. Nossas alegrias e tristezas, nossos desafios e cansaços, nossos medos e esperanças, tudo colocamos junto ao Senhor como oferta de ação de graças Àquele que nos deu a vida e nos chamou a missão. “Quanto mais Jesus está no centro da nossa vida mais nos faz sair de nós mesmos, nos descentra e nos torna mais próximos dos outros”, afirma o Papa Francisco. 
Cada catequista de nossas comunidades, da cidade ou da zona rural, perto ou longe dos grandes centros urbanos, com fartos ou escassos recursos, com muitos ou ainda poucos anos de missão, todos são um sinal de Esperança em nossa terra.
É com imensa alegria e satisfação que vemos os frutos colhidos e ao mesmo tempo nosso coração se enche de uma renovada esperança de que ainda muitos outros virão a seu tempo. Sim, os frutos são a certeza de que a Beleza sempre vence o mal e que a vida é boa e a missão melhor ainda. Como é bom vermos as sementes sendo lançadas no terreno dos corações dos catequizandos. Talvez alguns catequistas se entristeçam por não os verem engajados na vida da comunidade.  Isso definitivamente não é o mais importante. Não se esqueça de que a semente está lá, em seus corações e, como nos disse Jesus em uma de suas parábolas: “quer ele durma, quer esteja levantado, de noite e de dia, a semente germina e cresce, sem que ele saiba como” (cf. Mc 4,26-29). O que mais importa é lançar a semente e deixar Deus agir.
Ofertemos ao Senhor da Vida neste Dia do Catequista tudo aquilo que fizermos em prol do seu Reino. Não deixemos nada para trás. Inclusive a certeza de que mesmo “os que lançam as sementes entre lágrimas ceifarão com alegria” (Sl 126,5). 
Deus seja louvado pela sua vocação e pelo seu precioso sim! Deus seja bendito pelo seu protagonismo e ardor missionário! Não se esmoreçam na missão e na fé. O Reino de Deus precisa de você!   
Receba o nosso fraterno abraço, nossa gratidão, respeito, admiração e encorajamento a missão. 
Parabéns querido(a) catequista pelo seu dia! Conte com nossas orações!
Pouso Alegre, 26 de agosto de 2018
Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.
Pe. Tiago Silva Vilela Maria Cristina de Souza Faria"
.................................................................................................................................................
                                                            Fonte: arquidiocese-pa.org.br   Textos: Pe. Andrey Nicioli
.............................................................................................................................................................
Presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB:
“Catequista é muito mais
uma vocação do que uma funcionalidade”
Todo processo da evangelização começa com a catequese. Os primeiros evangelizadores são os catequistas e toda catequese começa na família, com os pais, se estende pela comunidade e atinge toda a ação da Igreja. No último domingo de agosto, 26, em que comemora-se o Dia do Catequista, a Igreja além de celebrar a semana de orações para os ministérios e serviços na comunidade também reflete sobre a vocação do catequista. “É uma feliz ventura que o Dia do Catequista se integre ao calendário do mês vocacional justamente porque ser catequista é muito mais uma vocação do que uma funcionalidade”, afirma o presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo.
Dom José Antônio Peruzzo
Ao portal da CNBB, o arcebispo de Curitiba deixou uma mensagem especial a todos aqueles que receberam o chamado de Deus. Para ele, ser catequista não é apenas exercer algumas atividades em um horário programado, mas sim uma maneira de internalizar, de levar para dentro de si o que crê, o que professa e depois partilhar com quem precisa aprender a crer e professar. “Entendo isso como vocação. Cabe também interpretar como missão àqueles a quem o Senhor chamou. Se vocação é chamar, o Senhor não chamou ninguém para os seus consumos vocacionais” disse o bispo.
Na entrevista, dom Peruzzo afirmou que todos os relatos bíblicos de vocação trazem consigo uma missão e uma responsabilidade. “Eu gostaria de agradecer primeiro aos catequistas do Brasil por terem acolhido o pedido, aceitado o chamado, por terem abraçado a missão. É imenso o serviço que prestam, mas o campo de trabalho e os desafios também são imensos, provavelmente maiores que as nossas forças, mas foi assim nos primeiros dias do Cristianismo e os discípulos, apóstolos foram vencedores porque foram repletos do Espírito Santo”, disse.
Ele deseja aos catequistas do Brasil que deixem renovar-se interiormente pela plenitude do Espírito de Deus e enfatiza que os desafios nunca serão maiores que a vitalidade interior de cada um. “Ei catequista, meu irmão, minha irmã! Lembra quando você foi convidado, quando foi chamado a oferecer a sua participação, a oferecer sua ternura para a missão de catequista para a catequese? Talvez tenha se sentido incapaz, talvez tenha dito que não era apto, mas aceitou. Os anos passaram, o tempo se foi e você continua… quem o sustentou? O Espírito de Deus estava lá!”, realçou.
Por último, dom Peruzzo desejou votos de gratidão a todos os catequistas pelo seu dia. “Neste dia do catequista entre muitos votos de gratidão eu gostaria de lhe desejar que o Espírito Santo continue a sustentá-lo, a sustentá-la, a servir, porque isso lhe faz tanto bem! Quantas e belas experiências, não?! Um grande abraço, com muita gratidão, querido catequista!”, finalizou o bispo.
............................................................................................................................................
                                                                                                                 Fonte: cnbb.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário