sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Encontro Mundial de Dublin:

Fé, amor e esperança na família
Cidade do Vaticano - O Congresso Pastoral é um dos inúmeros eventos na programação do Encontro Mundial das Famílias em andamento em Dublin, na Irlanda.
Os três dias do Congresso, cujos temas foram inspirados na Exortação Apostólica do Papa Francisco Amoris Laetitia, se encerram nesta sexta-feira (24/08).
Dom João
Na quinta-feira, o celebrante principal foi o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, card. João Braz de Aviz, que em sua homilia ressaltou que “os matrimônios sólidos fortalecem a sociedade”.
.............................................................................................................................................................
Assista:
..............................................................................................................................................................
Alguns dados sobre a Igreja Católica na Irlanda
Há 40 anos a Irlanda não é visitada por nenhum Pontífice. João Paulo II esteve no país em 1979 e o Papa Francisco, nesta sua 24ª Viagem Apostólica internacional, será o segundo Pontífice a visitar a ilha.


Cidade do Vaticano Esta é a segunda vez que Jorge Mario Bergoglio estará na Irlanda, visto ter estado no país em 1980 para praticar inglês na Universidade dos jesuítas.
O Pontífice irá somente à Dublin e ao Santuário de Knock no Condado de Mayo (20 km de distãncia da capital), pois foi convidado para participar de um evento religioso - o IX Encontro Mundial das Famílias - o que explica porque não irá à Irlanda do Norte. Não obstante isto, terá acolhida oficial na residência presidencial e fará um discurso às autoridades e sociedade civil.
Durante sua estada em terras irlandesas, o Papa Francisco fará um total de 6 pronunciamentos (previstos), sempre em italiano.
Preparativos
Um dos enviados do Vatican News a Dublin, Alessandro Gisotti, assim relata o clima vivido nestes dias: "A inevitável chuva que se alterna várias vezes com o sol no decorrer do dia não desanima os participantes do Encontro Mundial das Famílias. Mas os organizadores irlandeses do evento, sabendo como o tempo é imprevisível nessas latitudes, também pensaram em incluir uma capa de plástico na mochila que é entregue na entrada. A Royal Dublin Society, para todos em Dublin RDS, apresenta-se nestes dias como um mundo em miniatura: 35 mil pessoas de 116 países, com 6 mil jovens, participam de debates e mesas redondas, e visitam os muitos estandes presentes”.
Mas o Encontro das Famílias em Dublin reservou numerosos espaços para crianças que têm um mascote a elas dedicado. Do lado externo da área das conferência,  há um grande gramado onde as famílias, crianças e pais podem arranjar algum tempo para brincar juntos. Adjacente à área verde, há finalmente a arena com milhares de lugares nas arquibancadas e no espaço plano em frente a um grande altar construído para a ocasião que evoca a Amoris Laetitia e a Sagrada Família de Nazaré. Justamente ali, na tarde desta sexta-feira,  será celebrada uma Missa com milhares de fiéis, unidos pela alegria do Evangelho.
Igreja Católica na Irlanda
Trazemos alguns dados estatísticos (de 31 de dezembro de 2016) sobre a situação da Igreja no país
- O país tem uma superfície de 84.405km² e uma população de pouco mais de 7 milhões de habitantes (83 habitantes/km²). Os católicos são  mais de 5 milhões e 300 mil, ou seja, a cada 100 habitantes 76,1 são católicos.
- As Circunscrições Eclesiásticas são 26, com 1.359 paróquias e 40 Centros Pastorais.
Pessoas comprometidas no apostolado
- A Irlanda tem 56 bispos (situação em 31.12.2017) e 4.335 sacerdotes, sendo  2.542 diocesanos e 1.793 religiosos.
- Os diáconos permanentes são 132, os religiosos não sacerdotes 59, as religiosas professas 764, os membros de Institutos Seculares 97, catequistas 2.357.
- Vocações sacerdotais: seminaristas menores 10, seminaristas maiores 150
Centros de educação de propriedade e/ou dirigidos por eclesiásticos ou religiosos
- Maternais e escolas primárias 3.375, escolas médias inferiores e secundárias 599, escolas superiores e universidades 9.
- Os estudantes em maternais e escolas primárias são 526.640, nas escolas médias inferiores e secundárias 318.030, nos Institutos superiores e universidades 22.775.
Centros caritativos e sociais de propriedade e/ou dirigidos por eclesiásticos ou religiosos
- Hospitais 21, asilos 36, orfanatrófios e jardins da infância 33, consultórios familiares 57, centros especiais de educação ou reeducação social 8, outras instituições 3.
..............................................................................................................................................................
Assista:
................................................................................................................................................
                                                                                                               Fonte: vaticannews.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário