quinta-feira, 30 de agosto de 2018

O Papa, as fake news

e o ato de confiança nos jornalistas
Nesta quarta-feira na Praça São Pedro, um coro de fiéis para o seu bispo foi transformado em um ato de protesto contra o Papa Francisco. Uma fake news que girou o mundo.

Cidade do Vaticano - A cena é a habitual da quarta-feira na Praça São Pedro. O Papa conclui a sua catequese, concede a sua bênção e cumprimenta algumas pessoas que foram admitidas no chamado "beija mão". Da praça ergue-se um coro, são fiéis que festejam alguém querido a eles, que pessoalmente está saudando o Santo Padre. Na manhã desta quarta-feira, ocorreu que os crismandos da diocese de Lucca entoaram um coro cantando o nome "Italo", nome de seu bispo, Dom Italo Castellano, que estava cumprimentando o Papa Francisco.
Tudo normal se não fosse que alguém se disse convicto de ter ouvido um coro que exaltava Viganò, o ex-núncio nos EUA, autor do conhecido documento de acusação contra o Papa. A notícia é daquelas que fazem clamor, de primeira página. Pena que seja falsa. Para notar isso seria basicamente suficiente ouvir atentamente o vídeo do Vatican News no Youtube, portanto acessível a todos, para perceber que, apesar de não saber que era para "Italo", certamente aquele coro não era para "Viganò". O fato é que em poucos minutos a "notícia" se tornou viral nas mídias sociais e a partir daí – como cada vez mais acontece - passa  à informação main stream. Aparentemente sem filtros.
Em alguns sites de jornais, portanto, lemos que o Papa foi contestado pelos fiéis na Praça São Pedro, que exaltavam o "grande acusador" Carlo Maria Viganò. A verdadeira notícia surge em breve, graças ao profissionalismo daqueles que se dão ao trabalho de ouvir novamente o áudio e "descobrir" a presença na Praça São Pedro do grupo de fiéis da cidade de Lucca que, durante algumas horas, graças a esta fake news se tornaram "famosas" mesmo sem querer. A história, que tem alguns aspectos surrealistas e para alguns aspectos até mesmo cômicos, é na verdade o sintoma perturbador de um sistema midiático que, na busca exasperada do scoop da notícia, não analisa os fatos, mas os dobra  para o que parece ser a expectativa do seu público.
Precisamente o Papa Francisco, na sua última Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, explicou eloquentemente quais são as dinâmicas que levam à propagação de falsas notícias como esta. A eficácia das fake news, observa o Papa, "é devido principalmente à sua natureza mimética, isto é, à capacidade de parecer plausível. Em segundo lugar, essas notícias falsas, falsas mas prováveis, são cativantes, no sentido de que são capazes de capturar a atenção dos destinatários ". O Papa observa em seguida um "uso manipulador das redes sociais," as notícias falsas "ganham uma tal visibilidade que até mesmo as desmentidas das com autoridade dificilmente conseguem conter os danos." O que está em jogo? O que preocupa o Papa? Para Francisco, as "razões econômicas e oportunistas da desinformação estão enraizadas na sede de poder” que "nos faz vítimas de um imbróglio muito mais trágico de cada singular manifestação: o do mal, que se move de falsidade em falsidade para nos roubar a liberdade do coração".
Desde o início de seu Pontificado, Francisco manifestou uma grande confiança nos operadores da informação. Uma confiança reafirmada ano após ano, concedendo numerosas entrevistas também a meios de comunicação que não têm nenhum poder - como a revisita dos sem-casa de Milão ou à rádio de uma favela argentina - e nunca evitando as perguntas dos jornalistas, mesmo as mais desconfortáveis. Um ato de confiança (e de responsabilidade) que renovou aos jornalistas precisamente no documento de Viganò. "Vocês têm a capacidade jornalística suficiente para tirar as conclusões", disse o Papa no voo de volta da Irlanda, "é um ato de confiança". Uma confiança que recorda a essência da profissão jornalística que busca a verdade e não a fabrica.
.............................................................................................................................................................
Conferências episcopais do mundo manifestam apoio ao Papa
Várias Conferências episcopais do mundo escrevem ao Papa assegurando seu apoio, em comunhão com o compromisso do magistério de Francisco no combate aos abusos.
Presidente dos bispos estadunidenses, cardeal Daniel DiNardo (©CATHOLICPRESSPHOTO)

Cidade do VaticanoComunhão, colegialidade, apoio, fidelidade, proximidade, colaboração: são os termos mais presentes nas cartas abertas que as Conferências episcopais do mundo enviaram e estão enviando nestas horas ao Papa Francisco.
"Incansável trabalho pastoral" do Papa Francisco
As missivas têm lugar após a publicação do documento do arcebispo Carlo Maria Viganò, ex-núncio apostólico nos EUA, que acusa o Santo Padre e alguns purpurados de ter acobertado o caso do cardeal Theodore McCarrick. Acusado de abusos contra menores, em 27 de julho o Papa aceitou a renúncia do purpurado ao título de cardeal e dispôs a suspensão do mesmo de qualquer ministério público.
Apreço pela atuação do Papa
Os episcopados expressam sua proximidade ao Papa: os bispos do Peru, por exemplo, ressaltam seu “fraterno e episcopal apoio à lúcida, corajosa e firme modalidade” que o Papa tem “de conduzir a barca de Pedro”. Trata-se de um apoio necessário “diante da tentativa de desestabilizar a Igreja e seu ministério”.
Na mesma linha, também o Conselho episcopal latino-americano – Celam – que, numa carta de 26 de agosto, agradece ao Papa Francisco por seu “serviço repleto de abnegação pela Igreja” e oferece ao Pontífice “fidelidade, proximidade e colaboração a fim de que a verdade resplandeça acima de todo e qualquer pecado”.
Incansável trabalho pastoral
Também os bispos do Paraguai agradecem ao Santo Padre por sua guia e por dar continuidade “ao trabalho dos predecessores com muita humildade e firmeza” no combate aos abusos.
A conferência Episcopal Espanhola, presidida pelo cardeal Ricardo Blázquez Pérez, faz a mesma coisa ao manifestar proximidade a Francisco: “Santo Padre, o senhor não está sozinho”, escreve o purpurado, que dá graças a Deus pelo “incansável trabalho pastoral” levado adiante pelo Pontífice e por sua “dedicação ao ministério” petrino.
Reação dos bispos estadunidenses
“São dias difíceis e expressamos ao Papa nosso afeto fraterno – afirma o presidente do episcopado dos EUA, cardeal Daniel DiNardo –, ao tempo em que esta ferida aberta dos abusos nos desafia a ser firmes e decididos na busca da verdade e da justiça.”
O purpurado pede uma audiência ao Papa para obter seu apoio ao plano de ação dos bispos estadunidenses inspirado na recente carta de Francisco do Povo de Deus, em que se incluem “propostas mais detalhadas” para simplificar a delação de abusos e comportamentos incorretos por parte de bispos e para melhorar os procedimentos para resolver as recriminações contra os bispos.
Outros prelados estadunidenses, como o arcebispo de Philadelphia, Charles Chaput, e o bispo de Phoenix, Thomas Olmsted, disseram não ter conhecimento direto dos fatos, mas falam do ex-núncio em Washington de modo positivo.
Por sua vez, o bispo de San Diego, Robert McElroy, disse que o testemunho de Dom Viganò é uma distorção e que os ataques deste são inspirados por seu ódio ao Papa Francisco e a tudo aquilo que ensina. “Juntos com o Papa Francisco estamos confiantes de que a verificação das afirmações” de Dom Viganò “ajudará a estabelecer a verdade”, destaca por fim.
.................................................................................................................................................
                                                                                                                Fonte: vaticannews.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário