domingo, 2 de abril de 2017

Reflexão para seu domingo

Abrir as sepulturas

“Vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel... Porei em vós o meu espírito, para que vivais” (Ezequiel 37,12.14)Dar vida é a missão de todo ser humano, se quiser encontrar a razão de ser da própria existência. Destruir os mecanismos de morte faz o ser humano habitar o planeta com dignidade, justiça e paz. Minorias pensam e agem ao contrário disso, imaginando que somente o próprio benefício é que vai realizá-las, mesmo tendo, para isso, que derrubar os outros com toda sorte de meios lícitos e ilícitos. Guerras, assassinatos, roubos, acúmulo de bens materiais, científicos e culturais em bem de minorias acontecem no orbe através das gerações. Estragam-se os biomas, devastam-se matas ciliares com a sede insaciável de produção de riquezas para minorias, que destroem para isso as fontes de água, de vida e de melhores ambientes naturais que seriam de benefício para todos.  Mineradoras poluem o solo e os ambientes sociais, tiram riquezas, pagam pouquíssimos tributos, produzem desvantagens sociais e doenças para moradores vicinais de seus empreendimentos insalubres.
“Lázaro, vem para fora!”
Deus comunica ao ser humano sua vontade e seu projeto de dar vida e superar tudo o que fixa o ser humano em suas sepulturas egoístas e incapazes de lutar por um ideal de fraternidade: “Vou abrir  as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel... Porei em vós o meu espírito, para que vivais” (Ezequiel 37,12.14). É preciso deixar o projeto divino agir em nós e em toda a sociedade. Todos somos responsáveis pelo cuidado com o planeta, o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento das pessoas e dos povos. Precisamos ter visão ampla da vida, que nos faça sair do sepulcro fechado de nosso egoísmo.
Neste tempo quaresmal somos instados a refletir e reavaliar sobre como vivemos... qual o sentido que damos à vida... como usamos nossa inteligência e todos os nossos talentos, que foram dados sem nosso mérito para o serviço à vida, ao cuidado com o planeta, à promoção dos que estão enclausurados em seus limites de pobreza, miséria e inclusão social!
O apóstolo Paulo faz a comparação dos que vivem conforme a carne ou o egoísmo e os que vivem segundo o Espírito ou o amor de Deus (Cf. Romanos 8,8-11). No primeiro caso, as pessoas vivem segundo os ditames dos instintos e da matéria, colocando sua finalidade de vida no que é transitório. No outro, vive-se no amor a Deus, explicitado na doação de si, no sair de si e ir ao encontro das necessidades do semelhante. É como sair da própria sepultura e ter a vida nova de quem encontra em Deus sua força para agir na solidariedade com o próximo.
Jesus fez Lázaro sair da sepultura para novamente ter a vida reestabelecida, para cumprir sua total missão na terra (Cf. João 11,1-45). Muitos morrem antes da hora, seja física, seja moralmente. Precisamos tirar as causas dessas mortes, para darmos condição a que todos cumpram sua missão no ciclo total de vida terrena e deem de si para a promoção da vida, conforme lhes incumbe o Criador. O próprio Filho de Deus veio “para dar vida em plenitude a todos”! Ele mesmo prova que tem poder para sair do sepulcro depois de o terem matado em sua natureza humana. Como Ele tem também a natureza divina, ressuscitou, fazendo a Páscoa, ou passagem da morte para a vida! Por isso, ninguém perde se O seguir, também dando de si pela regeneração da vida humana no orbe.
                         Dom José Alberto MouraArcebispo Metropolitano de Montes Claros
.........................................................................................................................................
                                               Fonte: cnbb.leste2.com.br      Ilustração:.franciscanos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário