quarta-feira, 1 de março de 2017

Conversão, Festa e Amor fraterno

Estamos iniciando a Quaresma, período de quarenta dias que precede o Solene Tríduo e prepara a Páscoa do Senhor Jesus e de todos nós. Para bem vivermos esse tempo, a Igreja aponta-nos os caminhos da oração, do jejum e da esmola (prática da caridade) e, no Brasil, apresenta-nos mais um rico meio de espiritualidade e vida, a Campanha da Fraternidade. E, em nossa paróquia, temos ainda o privilégio de celebrar no início do tempo quaresmal a Festa de São José, nosso padroeiro. Esses cinco pilares sustentam nossa caminhada penitencial de conversão.
Oração: em uma de suas homilias, o Papa Francisco afirma: “Não subestimemos a força da oração!”. Pela oração nos aproximamos de Deus, que está sempre próximo de nós, e fortalecemos nossa fé e nosso compromisso com a vivência cristã. A oração torna nosso coração aberto para escutar Deus e falar com Ele, estabelecendo diálogo amoroso, que enriquece a relação Pai-filhos.
Jejum: prática concreta, que nos disciplina e nos ajuda a não nos deixarmos dominar por situações que podem nos escravizar e infelicitar. Quem jejua torna-se livre, alcança o domínio sobre si e sobre apelos que levam a caminhos distantes de Deus. Quem jejua, tem a clara percepção do que é viver para Deus e, renunciando ao alimento, doa-o a quem necessita.
Esmola: gesto que expressa a prática da caridade e nos identifica com o Cristo que serve. No irmão necessitado, que estende a mão, está presente o próprio Jesus e o que é feito ao menor dos irmãos se faz ao Cristo mesmo (Cf Mt 25,40). Pela esmola dada com amor expressamos nossa liberdade da escravidão dos bens materiais e o amor ao próximo, verdadeira espiritualidade.
Campanha da Fraternidade: nosso envolvimento em sua proposta, tão bem expressa no lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15), que faz ecoar o mandato do Senhor Deus para que cuidemos de nossa Casa Comum, enriquece duas dimensões fundamentais de nossa fé: a vertical, o respeito para com Deus Criador, e a horizontal, o cuidado com o mundo para o bem estar de todos os nossos irmãos.
Novena e Festa de São José: celebrar o Padroeiro no contexto da família paroquial fortalece nossas comunidades na missão de evangelizar pelo testemunho e palavras. Celebrar São José é aprender com ele a sermos justos, pessoas sintonizadas com o amor de Deus e com a vivência concreta da fé. Celebrar São José significa ser como ele, obediente a Deus e fiel à nossa missão cristã, mesmo frente aos maiores e mais difíceis desafios.
Para a vivência destes quarenta dias, vale ainda atender o convite do Santo Papa em sua mensagem para a Quaresma deste ano: “Amados irmãos e irmãs, a Quaresma é o tempo favorável para nos renovarmos, encontrando Cristo vivo na sua Palavra, nos Sacramentos e no próximo. O Senhor – que, nos quarenta dias passados no deserto, venceu as ciladas do Tentador – indica-nos o caminho a seguir. (...) Rezemos uns pelos outros para que, participando na vitória de Cristo, saibamos abrir as nossas portas ao frágil e ao pobre. Então poderemos viver e testemunhar em plenitude a alegria da Páscoa”.
Luiz Gonzaga da Rosa
...........................................................................................................................................
                                                               Banner: www.arquidiocesebh.org.br
..............................................................................................................................................................
O que a Igreja celebra na Quarta-feira de Cinzas?

O que a Igreja celebra na Quarta-feira de Cinzas? O que as Cinzas simbolizam? Qual a ligação entre a Quarta-feira de Cinzas e a Quaresma? O Missionário Redentorista padre Ferdinando Mancílio responde a essas perguntas em uma reflexão especial para esse dia tão importante na liturgia da Igreja.
............................................................................................................................................
                                                                                                                     Fonte: a12.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário