segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Papa envia mensagem ao

Sínodo das Igrejas Metodista e Valdense

Turim (RV) – "Em sinal da sua proximidade espiritual”, o Papa Francisco enviou a sua “cordial saudação e fez bons votos” aos participantes do Sínodo das Igrejas Metodista e Valdense, que prossegue em Turim até o dia 26.
Em uma carta assinada pelo Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin, o Papa assegurou “uma recordação particular na oração e invocou ao Senhor o dom de caminhar com sinceridade de coração em direção à plena comunhão para testemunhar de modo eficaz Cristo à inteira humanidade, indo juntos ao encontro dos homens e mulheres de hoje para transmitir-lhes o coração do Evangelho”.
Minoria cristã na Itália
Papa Francisco visita Templo Valdense em Turim (Itália)
O Cardeal explicou ainda como o Pontífice auspiciou que “as diferenças entre católicos e valdenses não impeçam que sejam encontradas maneiras de colaboração no âmbito da evangelização, do serviço aos pobres, aos doentes, e aos migrantes e no cuidado da Criação”.
Em março passado, pela primeira vez na história, uma delegação oficial das Igrejas Metodista e Valdense foi recebida em audiência pelo Papa no Vaticano.
Em 2015, o Papa Francisco visitou a igreja Valdense em Turim, sendo o primeiro Pontífice a entrar em um templo daquela que é a mais antiga minoria cristã da Itália. (rb)
..............................................................................................................................................................
Temas abordados no Sínodo

“Migração, quinhentos anos da Reforma e caminho ecumênico” serão os temas abordados no evento que contará 180 participantes, entre pastores e leigos.
Ecumenismo
O sínodo foi aberto com um culto solene no templo de Torre Pellice, precedido por uma procissão dos participantes à igreja que remonta a 1852, construída apenas quatro anos após a emancipação dos valdenses. Este ano, a procissão será guiada pelo pastor Gianni Genre. 
Participam o Presidente da Igreja Metodista Unida da Costa do Marfim, Benjamin Boni, o Presidente da Igreja Protestante Unida da França, Laurent Schlumberger, o Presidente da Igreja Evangélica da Renania Manfred Rekowski, e a moderadora da mesa valdense, Carola Tron, representante das igrejas valdenses do Rio de la Plata no Uruguai e Argentina.
Diálogo
A Conferência Episcopal Italiana (CEI) também estará presente no Sínodo das Igrejas metodistas e valdenses através do Presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo, Dom Ambrogio Spreafico, e pelo Diretor do Departamento Nacional de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, Dom Cristiano Bettega.
“O Sínodo será uma ocasião para fazer um balanço do diálogo com a Igreja Católica, visto que, em 5 de março passado, uma delegação oficial das Igrejas Metodistas e Valdenses foi recebida em audiência pelo Papa Francisco, no Vaticano”, ressalta a nota.
Refugiados
Será dada atenção particular ao projeto-piloto dos “corredores humanitários” promovidos pela Mesa valdense, pela Fundação das Igrejas Evangélicas na Itália e pela Comunidade de Santo Egídio, que trouxeram à Itália quase 300 refugiados sírios. 
No dia 22 de agosto, se realizará uma reflexão sobre esta boa prática que os organizadores querem promover também em outros países do espaço Schengen. (MJ)
..........................................................................................................................................
                                                                                       Fonte: radiovaticana.va     news.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário