terça-feira, 2 de agosto de 2016

Acompanhe com Rádio Vaticano

a visita do Papa a Assis

Cidade do Vaticano (RV) – A Rádio Vaticano vai transmitir ao vivo, quinta-feira (04/08), direto de Assis, a visita do Papa à capela da Porciúncula, no interior da Basílica papal de Santa Maria dos Anjos.
Misericórdia e perdão
Papa fará oração na capela da Porciúncula
No 8º centenário do Perdão da Porciúncula, a visita adquire ainda mais significado por ocorrer no Ano Santo extraordinário da Misericórdia e em um momento espiritualmente importante da diocese de Assis.
Neste sentido, o bispo de Assis-Nocera Umbra-Gualdo Tadino, Dom Domenico Sorrentino, escreveu uma carta aos cidadãos e peregrinos aprofundando o sentido da indulgência, à luz do percurso sinodal em curso, que está renovando a Igreja local:
Do sínodo à missionariedade
“Iniciamos este percurso que começa pelo conhecimento da Palavra de Deus e vai até a imagem de Igreja em saída, missionária e solidária, assim como delineada pelo Papa Francisco. E a visita do Papa vai marcar este caminho”.
O bispo ressalta a importância da indulgência neste momento especial: “É um perdão especial, superabundante, que acarreta o crescimento espiritual e a cura do coração. Recebê-lo na Porciúncula dilata nossos corações e nos convida a arregaçar as mangas para construir um mundo mais justo, fraterno e acolhedor”.
Acompanhe com a Rádio Vaticano
O programa do Papa prevê a chegada às 15h40, seguida pela visita à Basílica e à Porciúncula. A RV transmite, com comentários em português, a partir das 15h50 (10h50 horário de Brasília). Para assistir a transmissão, ao vivo e ‘on demand’, no Youtube, é necessário inscrever-se em nosso canalVaticanBR. 
.............................................................................................................................................................
Francisco:
"Em agosto, rezar pelo esporte como veículo de fraternidade"

Cidade do Vaticano (RV) – O Vaticano divulgou na manhã desta terça-feira (02/08), a intenção de agosto do Apostolado da Oração: “Esporte, a cultura do encontro”.
Para o Papa, o esporte pode "derrubar" muros
No mês em que se realizam as Olimpíadas, maior evento esportivo global, Francisco afirma que “com o esporte, é possível construir a cultura do encontro entre todos, por um mundo de paz”.
O Pontífice revela “sonhar com o esporte como a prática da dignidade humana, convertida num veículo de fraternidade”. E convida: “Treinamos juntos esta oração?”.
Enfim, o Papa pede que rezemos para que “o esporte fomente o encontro fraterno entre os povos e contribua para a paz no mundo”.
O Apostolado da Oração constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se unem ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção e colaboram na salvação do mundo.
A sede da associação está em Roma e o superior geral da Companhia de Jesus é também o superior geral do AO.
O AO começou no Brasil em Itu, São Paulo, em 1871, por iniciativa do Padre Bartolomeu Taddei, SJ, considerado o fundador e propagador do AO no Brasil.  
Assista:
...............................................................................................................................................................
Papa institui Comissão sobre o Diaconato das mulheres

Cidade do Vaticano (RV) – No último dia 12 de maio o Santo Padre, durante o encontro - realizado na forma de diálogo na Sala Paulo VI - com as participantes da Assembleia Plenária das Superioras Gerais, manifestou a sua intenção de “constituir uma comissão oficial que possa estudar a questão do Diaconato das mulheres”, “especialmente no que diz respeito aos primeiros tempos da Igreja”.
Depois de intensa oração e de uma amadurecida reflexão, Sua Santidade decidiu instituir a Comissão de Estudo sobre o Diaconato das mulheres, chamando a fazer parte:
Presidente:
Dom  Luis Francisco Ladaria Ferrer, S.I., Arcebispo tit. de Tibica, Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé.
Membros:
Irmã Nuria Calduch‑Benages, M.H.S.F.N., Membro da Pontifícia Comissão Bíblica;
Profa. Francesca Cocchini, Docente na Universidade «La Sapienza» e no Instituto Patrístico «Augustinianum», Roma;
Papa com as religiosas na Sala Paulo VI
Mons. Piero Coda, Diretor do Instituto Universitário «Sophia», Loppiano, e Membro da Comissão Teológica Internacional;
Pe. Robert Dodaro, O.S.A., Diretor do Instituto Patrístico «Augustinianum», Roma, e Docente de patrologia;
Pe. Santiago Madrigal Terrazas, S.I., Docente de Eclesiologia na Pontifícia Universidade «Comillas», Madri;
Irmã Mary Melone, S.F.A., Reitora Magnifica da Pontifícia Universidade «Antonianum», Roma;
Pe. Karl‑Heinz Menke, Docente emérito de Teologia dogmática na Universidade de Bonn e Membro da Comissão Teológica Internacional;
Pe. Aimable Musoni, S.D.B., Docente de Eclesiologia na Pontifícia Universidade Salesiana, Roma;
Pe. Bernard Pottier, S.I., Docente no «Institut d'Etudes Théologiques», Bruxelas, e Membro da Comissão Teológica Internacional;
Profa. Marianne Schlosser, Docente de Teologia espiritual na Universidade de Viena e Membro da Comissão Teológica Internacional;
Profa. Michelina Tenace, Docente de Teologia fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma;
Profa. Phyllis Zagano, Docente na «Hofstra University», Hempstead, Nova Iorque
Assista:
                                                                                                                 (SP)
........................................................................................................................
                                                                                      Fonte: radiovaticana.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário