sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Reflexão para Agosto:

Vocação e serviço

Neste mês de agosto focalizamos na Igreja as vocações para o serviço à comunidade. Trata-se de assumir a fé para desenvolver os carismas pessoais e otimizá-los para a melhor ajuda possível à convivência fraterna. Fé sem ação de servir é morta. Faz a pessoa a só olhar para os interesses pessoais, mesmo invocando a Deus e seguindo alguma religião.
A vocação, como o nome indica, é a resposta da pessoa humana à voz de Deus, pronunciada através do uso dos pendores, dos valores e dos anseios pessoais para atingir um objetivo de vida realizador, no serviço prestado à comunidade humana. Ela é clareada, como opção de vida, pela reflexão, orientação, oração e estímulo para um estado de vida que vai fazer a pessoa a perceber-se realizada, contribuindo para a promoção do bem comum. Assim, em contrapartida, vai conquistando segurança e prazer em  exercer determinada função social.
Na Igreja, dentro dos estados que cada um escolhe em base à fé e aos valores pessoais, o católico escolhe entre ser leigo, solteiro ou casado, na vocação matrimonial, religioso ou ministro ordenado, nos diferentes graus de diácono, presbítero ou bispo. Este último é de escolha da Igreja. Nestas diferentes  vocações, em vista do batismo e da fé, a pessoa toma consciência sobre a melhor forma de responder ao chamado de Deus para servir a Igreja e a sociedade. No caso dos leigos, sua ação se dá na família, na comunidade religiosa e no mundo profissional, como luz ou indicativa de um caminho de seguimento a Jesus Cristo em seus ambientes. A vida  na consagração pelos votos religiosos em institutos específicos, com seus carismas diferenciados para o serviço à Igreja, leva a pessoa a viver na prática da pobreza evangélica, castidade celibatária e a obediência no encaminhamento da própria vida. A consagração paro o ministério ordenado faz a pessoa colocar-se  no serviço de coordenação da comunidade religiosa, instruindo oficialmente sobre a Palavra de Deus e os ensinamentos da Igreja e dando os sacramentos para a santificação dos fiéis. Lugar privilegiado e incentivador das vocações eclesiais são as famílias realmente cristãs. 
Os ambientes e as pessoas ajudam ou desestimulam essas diversas vocações. A mentalidade consumista privilegia os encaminhamentos de vida para o ganho material e outras vantagens sociais, empanando a fé comprometida com a causa do Evangelho. Quem, no entanto, tem a felicidade de encontrar respaldo de pessoas, famílias e da comunidade para uma escolha vocacional de valores elevados, assume realmente a vocação de servir da melhor maneira com os dons recebidos de Deus. Quem sabe viver o amor generoso a Deus, é capaz de fazer escolha para melhor servir o semelhante na vocação eclesial. A sabedoria divina leva a pessoa a fazer a melhor opção para servir, em base à fé (Cf. Sabedoria 18,9; Cf. Hebreus 11,1-2,8-19).
Quem é sólido na fé não tem medo de fazer uma opção vocacional que contraria a mentalidade mundana. Confia na ação divina, que lhe dá segurança para sua escolha e seguimento vocacional bem discernido. Sabe da promessa de Cristo: “Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vós o reino. Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei bolsas que não estraguem, um tesouro no céu que não se acabe; ali o ladrão não chega nem a traça corrói” (Lucas 12,  32-33).
                            Dom José Alberto Moura, CSS - Arcebispo de Montes Claros, MG
.......................................................................................................................................
                                                  Fonte: cnbb.org.br    Banner: paroquiasaojoseassai.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário