terça-feira, 2 de agosto de 2016

Notícias da Arquidiocese de Pouso Alegre

Dom Majella dá posse canônica ao novo reitor do Seminário

O Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora de Pouso Alegre acolheu na tarde da última segunda-feira, 01, o seu novo reitor, padre Ivan Paulo Moreira. Membro da comunidade formativa desde 2013, padre Ivan assume a reitoria após o padre Leandro de Carvalho Raimundo ser transferido para a Paróquia São Francisco de Assis, em Monte Verde.
Pe. Ivan presta faz sua Profissão de Fé
A Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R., e concelebrada por diversos padres da Arquidiocese de Pouso Alegre das Dioceses de Guaxupé e Campanha. Dezenas de pessoas, entre amigos, familiares e seminaristas, participaram da Celebração.
Com a posse do novo reitor, a comunidade formativa fica assim definida: Pe. Ivan Paulo Moreira (Reitor e formador da Filosofia), Pe. Francisco Carlos Neto (formador da Teologia) e Francisco José da Silva (formador do Propedêutico), além dos dos confessores e diretores espirituais.
A celebração
Dom Majella assina o Ato de Posse
Após a acolhida litúrgica, padre Ivan fez sua Profissão de Fé e seu juramento de fidelidade, o que é exigido à todos aqueles que assumem algum cargo eclesiástico. Logo após, Dom Majella apresentou o novo reitor, o qual foi aplaudido por todos.
Em sua homilia, o Arcebispo lembrou que o modelo de formador é a Trindade Santa. O Pai que molda no jovem a imagem do Filho por meio da ação do Espírito Santo. E lembrou que o formador é um mediador.
“Deus gosta de chegar até a pessoa por meio de outra pessoa. Mesmo que essa outra pessoa seja um caminho e um instrumento frágil e limitado. O modelo não pode ser Atlas (na mitologia grega, é um dos titãs, condenado por Zeus a sustentar o mundo para sempre) que acredita ter que carregar o mundo todo em seus ombros. O modelo de formador é João Batista, que aprende a apontar e anunciar um Outro(Jesus Cristo) e não atrai os outros para si”, disse.
Pe. Ivan assina o Ato de Posse
Dom Majella também lembrou os três aspectos do formador.
1) Educar: do latim, educare. Trazer para fora ou evocar a verdade da pessoa, o que ela é, no nível consciente ou inconsciente, com sua história e suas mágoas, seus dons e fraquezas. É ajudar a pessoa a descobrir por si mesma a sua própria imaturidade, é dar condições para que o outro ‘se vire sozinho’. Por isso é Preciso paciência e benevolência; : propor um modelo preciso: Jesus Cristo. É uma ‘pró-vocação’ do humano, uma proposta que pede o máximo de si mesmo. Formar é plantar no coração do jovem os sentimentos de Cristo, para que vibrem com Seu amor e se contagiem com paixão pelo Reino. Ajudar o jovem a captar a verdade, a beleza e a bondade de Cristo e dos seus sentimentos como valor supremo da vida. Que você, padre Ivan, apaixonado por essa beleza, seja capaz de partilhar a felicidade de pertencer a Deus; : adotar o estilo pedagógico de irmão mais velho. É o estímulo de Emaús, de acompanhamento na fé. Acompanhar é uma convocação, um convite a caminhar junto para a realização do projeto vocacional. É uma partilha de vida no cotidiano e pela convivência, é juntar a sabedoria espiritual ao conhecimento do coração humano e celebrar junto com o jovem uma experiência”, pregou.
Dom Majella
confere o Ministério do Leitorato ao seminarista Nailton
2) Formar: propor um modelo preciso: Jesus Cristo. É uma ‘pró-vocação’ do humano, uma proposta que pede o máximo de si mesmo. Formar é plantar no coração do jovem os sentimentos de Cristo, para que vibrem com Seu amor e se contagiem com paixão pelo Reino. Ajudar o jovem a captar a verdade, a beleza e a bondade de Cristo e dos seus sentimentos como valor supremo da vida. Que você, padre Ivan, apaixonado por essa beleza, seja capaz de partilhar a felicidade de pertencer a Deus; 
3) Acompanhar: Na mesma celebração, o seminarista do 4º ano de Teologia, Nailton José Gonçalves, foi acolhido no Ministério do Leitorato. Segundo a tradição da Igreja, a partir desta cerimônia os seminaristas estão aptos para a leitura da Palavra de Deus durante a Liturgia, tornando-se, assim, leitores ou proclamadores das Sagradas Escrituras. O leitorato é um ministério de serviço concedido pelo bispo diocesano, e desenvolvido por membros (leigos ou não) da comunidade de fiéis, devidamente preparados e escolhidos para uma participação mais atuante nas celebrações litúrgicas através da leitura bíblica.
.............................................................................................................................................................
Dom Majella empossa Vigário Judicial em missa comemorativa


Para comemorar os dois anos do governo do arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, D. José Luiz Majella Delgado, CSsR, foi celebrada uma Missa na Capela São José, localizada na residência episcopal.
Pe. Juliano
faz a Profissão de Fé e o Juramento Canônico perante Dom Majella
A Santa Missa ocorreu na manhã do dia 2 de agosto e foi concelebrada pelo Cônego Wilson Mário de Morais, vigário geral; Padre Omar Aparecido Siqueira, ecônomo; Pe. João Bosco de Freitas, coordenador de Pastoral; Pe. Jésus Andrade Guimarães, chanceler arquidiocesano; Pe. José Luiz Faria Junior, vice-chanceler; Cônego Vonilton Augusto Ferreira; juiz do Tribunal Eclesiástico; Pe. Juliano de Almeida Oliveira, novo vigário judicial do Tribunal Eclesiástico. Também estavam presentes os funcionários da Cúria Metropolitana e da residência episcopal.
Na mesma celebração eucarística aconteceu a posse canônica do novo vigário judicial do Tribunal Eclesiástico Arquidiocesano, Pe. Juliano de Almeida Oliveira, que também atuará como Juiz do Tribunal. Na oportunidade D. Majella agradeceu o Cônego Vonilton Augusto Ferreira pelos serviços prestados ao Tribunal durante 24 anos. D. Majella ressaltou que o Tribunal alcançou a projeção que tem graças ao trabalho, ao zelo e a dedicação dispensados pelo Cônego Vonilton Augusto.
Durante a celebração o chanceler arquidiocesano, Pe. Jésus Andrade Guimarães leu o decreto de posse e Pe. Juliano fez a profissão de fé e juramento canônico. Em seguida todos assinaram os documentos de posse.
Arcebispo com os sacerdotes e leigos participantes da cerimônia
O arcebispo ainda agradeceu pelos dois anos que está à frente da Arquidiocese e teceu elogios a todas as paróquias e comunidades, ressaltando que durante suas visitas pastorais tem percebido o relevante trabalho desempenhado pelo clero e o dinamismo das comunidades, urbanas e rurais. Os colaboradores Sirlei Machado e Matheus Macedo homenagearam o arcebispo com uma mensagem de agradecimento e a entrega de um presente.
Celebrando também, antecipadamente, o dia do padre que é comemorado em 4 de agosto, ao final todos puderam se confraternizar tomando um café da manhã.
..............................................................................................................................................................
Arcebispo emite mensagem pelo aniversário da Catedral

O arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, D. José Luiz Majella Delgado, CSsR, emitiu em 31 de julho uma mensagem por ocasião do aniversário de dedicação da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre.
A mensagem é destinada aos presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, lideranças leigas, seminaristas e a todo o povo de Deus na Arquidiocese de Pouso Alegre. No texto, D. Majella recorda o papel importante que a Catedral que dedicada é dedicada ao Bom Jesus, tem na Arquidiocese. O arcebispo fala também que a “Igreja é a casa da misericórdia” e menciona a Porta Santa que se encontra na Catedral, por ocasião do Ano Jubilar da Misericórdia. A mensagem é finalizada conclamando a todos para que “façamos da nossa Catedral a casa da comunidade” e que que em todas as Igrejas, capelas e oratórios da Arquidiocese de Pouso Alegre sejam celebradas neste 3 de agosto a dedicação da Catedral.
........................................................................................................................
                                                                           Fonte: arquidiocese-pa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário