quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Notícias do Vaticano

Papa almoça com refugiados sírios

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco almoçou com um grupo de 21 refugiados da Síria nesta quinta-feira (11/08). A mesa foi servida na Casa Santa Marta, no Vaticano. 
Almoço nesta quinta-feira
Os sírios estão hospedados na Comunidade Santo Egídio, em Roma. Trata-se de algumas famílias que vieram à Itália após a visita do Papa Francisco à Ilha de Lesbos, na Grécia, em abril.
O primeiro grupo – todos muçulmanos – veio no mesmo avião do Pontífice, em 16 de abril, e o segundo, com alguns cristãos, em 16 de junho.
Durante o almoço, adultos e crianças tiveram a oportunidade de conversar com o Papa. As crianças deram-lhe de presente alguns desenhos, feitos por elas, e o Papa lhes retribuiu com alguns brinquedos.
Agradecimento e comoção
"Um momento de festa", disseram os refugiados, mas também uma grande mensagem de paz e de esperança: "Tão grande que não encontramos sequer as palavras para descrever", disse ao Papa, em nome de todos, Suhila Ayiad. 
"Estou a salvo" é uma frase que comoveu profundamente o Papa, assim como os desenhos da Síria devastada pela guerra. Masa, com a utopia de seus oito anos e meio, desenhou o Papa como se fosse uma borboleta. Porque, disse a pequena ao Papa, "nos trouxe a salvo, em direção à paz, nas tuas asas".
Além dos hóspedes sírios, estavam presentes também o Substituto da Secretaria de Estado, Dom Angelo Becciu; o professor André Riccardi, fundador da Comunidade de Santo Egídio, acompanhados de alguns membros da comunidade romana, como também o Comandante da Gendarmaria vaticana, Domenico Giani, e dois soldados que colaboraram para a transferência das famílias da Ilha de Lesbos à Itália. (mt)
...............................................................................................................................................................
Celebração Jubilar da Misericórdia no Continente Americano
Cidade do Vaticano (RV) – A Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) recordou em um comunicado que de 27 a 30 do corrente, se realizará em Bogotá, Colômbia, uma celebração Continental do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que terá por tema: “Uma Igreja em saída, pobre e para os pobres”.
Fiel reza na Igreja de São Francisco,
no departamento de Cauca, na Colômbia
A celebração Continental contará com uma vídeomensagem inaugural do Santo Padre.
O evento constitui um dos grandes encontros, em nível Continental, no âmbito do Ano Santo da Misericórdia. Mais de 400 representantes das Américas e Caribe se reunirão na capital colombiana para acolher e celebrar o dom da misericórdia de Deus, revelado e realizado plenamente em Jesus Cristo, por obra do Espírito Santo.
Este encontro Jubilar da Misericórdia é promovido pela Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), o Departamento de Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), em colaboração com os episcopados dos EUA e Canadá.
Rosto misericordioso
O objetivo da celebração é encorajar a Pastoral Social dos países latino-americanos e caribenhos para responder ao desafio de ser uma Igreja capaz de mostrar o rosto misericordioso de Deus e a alegria do Evangelho, contribuindo para a construção de uma sociedade nova, justa, solidária, pacífica e ecológica.
“O Papa Francisco – lê-se no comunicado da CAL - nos convida a promover no Continente Americano um novo impulso da evangelização, com estilo inédito, com o qual os discípulos missionários anunciam a Boa Nova, não somente com palavras, mas, sobretudo, com uma vida transfigurada pela presença divina”.
Assim, o Papa nos convida a ser uma “Igreja samaritana”, capaz de abrir o seu coração aos que vivem nas periferias do mundo; uma “Igreja onde os pobres sejam os destinatários privilegiados do Evangelho”.
Vaticano
A celebração Continental contará com a presença especial de dois conferencistas: Dom Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização e organizador do Ano Jubilar abordará o tema “Este é o grande tempo da misericórdia”, e o Cardeal Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos e Presidente da CAL, falará sobre “A Igreja, sacramento da Misericórdia”.
Uma das celebrações em Bogotá será dedicada aos Santos do continente americano (canonizados ou não), que se destacaram como “testemunhas da misericórdia”:
Santos americanos
Santos missionários: José de Anchieta e Junípero Serra; santos pastores: Turíbio de Mongrovejo e José Gabriel Brochero; santas místicas: Rosa de Lima e Terezinha dos Andes; santos dos desamparados: Pedro Claver e Francisca Cabrini; santos da caridade: Martinho de Porres e José de Betancur; santo mártir: Oscar Romero e santos educadores: João Neumann e Miguel Febres Cordero.
Enfim, será dedicada toda uma jornada às Obras de Misericórdia no Continente americano, entre as quais se destacam as “Fazendas da Esperança”, “Lar de Cristo” e o “Projeto Raquel”.
A celebração Jubilar Continental se concluirá com a oração do “Rosário continental pela Paz”, seguida da Santa Missa, presidida pelo Cardeal-arcebispo de Bogotá, Dom Rubén Salazar Gómez. (MT)
..............................................................................................................................................................
Medalha comemora o IV ano de Pontificado de Francisco
Cidade do Vaticano (RV) – Está à venda desde quarta-feira (10/08) a medalha oficial do quarto ano de Pontificado do Papa Francisco.
A obra apresenta de um lado o brasão do Pontífice e do outro, um abraço – símbolo do perdão, da alegria e da acolhida recíproca, com a frase em latim 'Beati misericordes quia ipsi misericordiam consequentur', (Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia), do Evangelho de Mateus.
A escrita DMI MMXVI (Diei Mundialis Juventutis) se refere à 31ª Jornada Mundial da Juventude, realizada em Cracóvia de 26 a 31 de julho, da qual o trecho evangélico foi o tema. 
A autora da medalha é Carmen Testa, nascida em 1985 em Campobasso, na Itália, e formada em Belas Artes em Roma. 
A medalha pode ser comprada na sedes da Apsa, Administração do Patrimônio da Sede Apostólica, e no Escritório Filatélico, na Cidade do Vaticano. Em Roma, está disponível nas lojas da Livraria Editora Vaticana.  (CM)
........................................................................................................... ................................
                                                                                          Fonte: radiovaticana.va   news.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário