sábado, 12 de dezembro de 2015

Leituras do

3º Domingo do Advento


1ª Leitura: Sf 3, 4-18a
Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém!
O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos; o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais temerás o mal.
Naquele dia, se dirá a Jerusalém: “Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores, como nos dias de festa”.
...............................................................................................................................................................
Salmo: Is 12,2-6
 Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!
 Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!
 Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo;/ o Senhor é minha força, meu louvor e salvação./ Com alegria bebereis no manancial da salvação,/ e direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor.
 Invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas,/ entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.
 Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos,/ publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!/ Exultai cantando alegres, habitantes de Sião,/ porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!”
..............................................................................................................................................................
2ª Leitura: Fl 4,4-7
Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos. Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo!
Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os vossos corações e pensamento em Cristo Jesus.
...............................................................................................................................................................
Evangelho:  Lc 3,10-18
João, o Batista
Naquele tempo, as multidões perguntavam a João: “Que devemos fazer?” João respondia: “Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!”Foram também para o batismo cobradores de impostos, e perguntaram a João: “Mestre, que devemos fazer?”
João respondeu: “Não cobreis mais do que foi estabelecido”. Havia também soldados que perguntavam: “E nós, que devemos fazer?”
João respondia: “Não tomeis à força dinheiro de ninguém, nem façais falsas acusações; ficai satisfeitos com o vosso salário!”
O povo estava na expectativa e todos perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. Ele virá com a pá na mão: vai limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga”.
E ainda de muitos outros modos, João anunciava ao povo a Boa Nova.
Reflexão
Caminho a seguir
Muitos procuravam João Batista e queriam saber dele qual o caminho a seguir, pois, ele apresentava a necessidade de conversão da vida para cada um realizar o projeto de Deus.
Hoje é comum ficar-se na incerteza do que fazer na vida diante de tantas propostas apresentadas para a pessoa se realizar na vida. Os estímulos são fortes na direção da busca de felicidade baseada na matéria, nos prazeres passageiros e na ambição. O acúmulo de vantagens econômicas e sensíveis, porém, não realiza a pessoa humana, que se torna insaciável em querer sempre mais essas gratificações momentâneas.
O precursor de Jesus apregoa a austeridade e a exercitação na prática do bem ao próximo. Aliás, a alteridade é uma atitude e virtude de quem compartilha o amor, que realiza muito mais a pessoa humana do que o ter o que agrada os sentidos, mas não preenche a sede de fraternidade. Experimentar isso traz muito mais conforto para a auto-estima do que a busca de vantagens egoístas. A grandeza de caráter leva a pessoa a pensar no plural e não só no próprio particular, ou seja, ser aberta à convivência na promoção da comunidade para todos se sentirem bem no barco da vida em que cada um se acha. Querer fixar-se no próprio barquinho do oceano da vida e renunciar o grande navio que conduz com mais segurança a todos é uma insanidade.
Deus nos dá o dom da vida e muitos talentos para nos ajudarmos mutuamente na convivência solidária e de promoção do bem de todos. Não à toa o batizador do Mestre aconselha: “Quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem; e quem tiver comida faça o mesmo!... Não cobreis mais do que foi estabelecido... Não tomeis à força dinheiro de ninguém nem façais falsas acusações” (Lucas 3, 11.13.14).
Nada melhor nesta preparação para a celebração da vinda do Salvador do que revermos nossa caminhada e refletirmos se não estamos nos deixando levar pelo consumismo, pelo  egoísmo exacerbado, se não estamos sendo solidários com o bem dos deixados de lado na sociedade ou se não estamos usando os dons de Deus para o serviço ao bem comum!
O profeta Sofonias apresenta a alegria de quem celebra o advento da salvação com a vinda do Senhor. Ele nos dá a certeza de que a vida tem jeito para quem trilha o caminho de Deus. O desânimo é superado. As barreiras dos nossos desafios são vencidas. Isso acontece quando as pessoas  seguem os passos de quem lhes garante o resultado de seu esforço em se pautar pelas coordenadas do Senhor (Cf. Sofonias 3,14018).
Paulo fala exuberantemente da euforia de quem se agarra àquele  que é capaz de transformar a vida de cada um que se deixa levar por sua pessoa e seu amor (Cf Filipenses 4,4-7). De fato, a celebração do Natal de conversão para o seguimento do Emanuel leva cada um à certeza de encontrar o caminho da vida realizada: ele leva a humanidade, na obediência ao Criador, a solucionar seus problemas com a nova prática da justiça, da solidariedade, do cuidado com o planeta e com a doação de cada um pela convivência digna e promotora do bem universal!
                     Dom José Alberto MouraArcebispo Metropolitano de Montes Claros
.....................................................................................................................................
            Reflexão: cnbbleste2.org.br      Banner: cnbb.org.br     Ilustração: franciscanos.org.br     

Nenhum comentário:

Postar um comentário