domingo, 27 de dezembro de 2015

Festa da Sagrada Família e Jubileu da Família






Papa Francisco:
Em família, aprendemos a peregrinação da vida
Cidade do Vaticano (RV) – Na festa da Sagrada Família e Jubileu da Família, o Papa Francisco presidiu a celebração eucarística na Basílica de São Pedro.
Em sua homilia, o Pontífice comentou as leituras do dia para ressaltar a importância do elo familiar na “peregrinação da vida”. Seja na primeira, seja na segunda leitura, os pais peregrinam rumo ao templo junto a seus filhos.
Educar à oração
“Podemos dizer que a vida familiar é um conjunto de pequenas e grandes peregrinações”, disse o Papa. Ensinar as orações, explicou, também é uma peregrinação: a peregrinação de educar à oração.
Família entrega as ofertas ao Papa Francisco
Para Francisco, não há nada de mais belo para um pai e uma mãe do que abençoar os seus filhos no início do dia e na sua conclusão, fazendo na sua testa o sinal da cruz. “Não será esta, porventura, a oração mais simples que os pais fazem pelos seus filhos?” Ou ainda, rezando juntos antes das refeições, para aprender a partilhar com quem se encontra em dificuldade: “Trata-se sempre de pequenos gestos, mas que expressam o grande papel formativo que a família possui”.
“Como é importante para as nossas famílias peregrinar juntos, caminhar juntos e ter a mesma meta em vista! Sabemos que temos um percurso comum a realizar; uma estrada, onde encontramos dificuldades, mas também momentos de alegria e consolação.”
A peregrinação não termina quando se alcança a meta do santuário, disse o Papa, mas quando se volta para casa e se retoma a vida de todos os dias, fazendo valer os frutos espirituais da experiência vivida.
Alegria do perdão
No Ano da Misericórdia, exortou Francisco, possa cada família cristã tornar-se um lugar privilegiado onde se experimenta a alegria do perdão. O perdão é a essência do amor, que sabe compreender o erro e remediá-lo. “Pobre de nós, se o Senhor não nos perdoasse.” É no seio da família, acrescentou, que as pessoas são educadas para o perdão, porque se tem a certeza de ser compreendidas e amparadas, não obstante os erros que se possam cometer.
“Não percamos a confiança na família! É bom abrir sempre o coração uns aos outros, sem nada esconder. Onde há amor, também há compreensão e perdão. A todas vocês, queridas famílias, confio esta peregrinação doméstica, de todos os dias, esta missão tão importante de que hoje o mundo e a Igreja têm mais necessidade do que nunca.” (BF)
..............................................................................................................................................................
Francisco:
Abrir a porta da família à presença de Deus
Após celebrar a Missa pelas famílias na Basílica Vaticana, o Papa rezou o Angelus com os milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro.
Antes da oração mariana, o Pontífice dedicou sua alocução à festa da Sagrada Família, que a Igreja celebra no dia 27 de dezembro.
“Penso no grande encontro de Filadélfia, em setembro passado; nas inúmeras famílias que encontrei nas viagens apostólicas; e naquelas de todo o mundo. Gostaria de saudá-las coma feto e reconhecimento, especialmente neste nosso tempo, no qual a família é sujeita a incompreensões e dificuldades de vários gêneros que a enfraquecem.
"A Sagrada Família é autêntica escola do Evangelho"
Já o Evangelho deste domingo convida as famílias a acolherem a luz de esperança que provém da casa de Nazaré. “O núcleo familiar de Jesus, Maria e José é para cada fiel, e particularmente para as famílias, uma autêntica escola do Evangelho. Aqui admiraramos a realização do desenho divino de fazer da famílias uma comunidade de vida e de amor especial. Aqui aprendemos que cada núcleo familiar cristão é chamado a ser ‘igreja doméstica’”.
A seguir, Francisco recordou os traços típicos da Sagrada Família: recolhimento e oração, compreensão e respeito mútuos, espírito de sacrifício, trabalho e solidariedade.
“Do exemplo da Sagrada Família, cada família pode receber indicações preciosas para o estilo e as escolhas de vida. Maria e José ensinam a acolher os filhos como dom de Deus e doando ao mundo, em cada criança, um novo sorriso.”
Em sua reflexão, o Papa se deteve de modo especial na alegria, cuja a base está na presença de Deus. “Se não se abre a porta da família à presença de Deus e ao seu amor, a família perde a harmonia, prevalecem os individualismos e se a alegria se apaga. Ao invés, a a família que vive a alegria da fé é sal da terra e luz do mundo, fermento para toda a sociedade.”
Francisco então concluiu:
“Jesus, Maria e José abençoem e protejam todas as famílias do mundo, para que nelas reinem a serenidade e a alegria, a justiça e a paz que o nascimento de Cristo doou à humanidade.” (BF)
..............................................................................................................................................................
Papa pede solução
para migrantes cubanos na América Central
A justiça e a solidariedade constroem a paz
Após o Angelus deste domingo (27/12), festa da Sagrada Família, o Papa pediu uma solução para os cubanos impedidos de imigrar rumo aos Estados Unidos.
“O meu pensamento vai neste momento aos inúmeros migrantes cubanos que se encontram em dificuldade na América Central, muitos dos quais são vítimas do tráfico de seres humanos. Convido os países da região a renovarem com generosidade todos os esforços para encontrar uma rápida solução a este drama humanitário.”
Crise entre Costa Rica e Nicarágua
Cerca de 8.000 cubanos que estão bloqueados na Costa Rica desde o dia 13 de novembro, quando a Nicarágua começou a rejeitar o trânsito dos cubanos em seu território. A Costa Rica então decidiu interromper a emissão dos vistos provisórios para os cubanos em 18 dezembro. Neste sábado (26/12), autoridades costarriquenhas começaram o processo de deportação de 56 migrantes.
Nova trajetória
Os cubanos receiam que o melhoramento das relações entre Washington e Havana anunciado há cerca de um ano acabe com o antigo direito a asilo nos Estados Unidos. Por isso, muitos cubanos estão se apressando a fazer a viagem rumo ao território estadunidense.
Mais do que a arriscada travessia do Estreito da Flórida, onde a Guarda Costeira dos EUA pode deportá-los para Cuba, os cubanos estão optando cada vez mais por voar para países como Equador e prosseguirem a viagem por terra, pela América Central e o México. (BF)
........................................................................................................................
                                                                       Fonte: radiovaticana.va   news.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário