sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Notícias da Arquidiocese de Pouso Alegre

Dom Majella realiza transferências no clero
O Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R., através da Chancelaria da Cúria Metropolitana, comunicou na manhã desta sexta-feira, 04, algumas transferências no clero da Arquidiocese. Confira:
Dom Majella
Diácono Andrey Cássio Nicioli Silva, ordenado no dia 28 de novembro e que realizava seu ano pastoral na Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Santa Rita do Sapucaí), para o exercício Diaconal na Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Borda da Mata).
Diácono Marcos Vinícius da Silva, ordenado no dia 28 de novembro e que realizava seu ano pastoral na Paróquia São João Batista (Pouso Alegre), para o exercício Diaconal na Paróquia Santo Antônio (Jacutinga).
Padre Jésus Andrade Guimarães, até então pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Cambuí), para pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, a ser criada em Itajubá, e Reitor do Santuário Nossa Senhora da Agonia (Itajubá).
Padre Leonardo Almeida Pereira, até então membro da equipe de formação do Seminário Arquidiocesano, para Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Cambuí).
Padre Lucas da Silva Crispim, até então Vigário Paroquial da Paróquia Santa Rita de Caldas, para Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças, a ser criada em Itajubá.
Padre Francisco José da Silva, até então Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Santa Rita do Sapucaí para compor a equipe de formação do Seminário Arquidiocesano.
Padre Samuel de Faria Gâmbaro, até então Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio em Caldas, para Pároco da Paróquia de Santa Rita de Cássia (Santa Rita de Caldas) e Reitor do Santuário de Santa Rita de Cássia na mesma cidade.
Padre José Francisco Ferreira, até então Administrador Paroquial na Paróquia São Benedito (Ibitiúra de Minas), para Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio (Caldas).
Padre Eduardo Rodrigues, para os estudos em Mestrado da Filosofia da Religião na FEJA, Belo Horizonte, residindo no Instituto Teológico Dom Muniz da Congregação do Santíssimo Redentor.
                                                                                    Texto do Diácono Andrey Nicioli - ( adaptado)
..............................................................................................................................................................
 Comissão Arquidiocesana para a Liturgia (CAL)
emite orientações para as músicas do Advento
A subcomissão para o Ministério da Música Litúrgica, da Comissão Arquidiocesana para a Liturgia (CAL), emitiu na última semana algumas orientações e sugestões para os grupos de canto das paróquias e comunidades sobre as músicas utilizadas no tempo do Advento, iniciado no último final de semana.
Leia o artigo na íntegra: Música litúrgica para o tempo do Advento
No artigo, o coordenador da subcomissão, Adriano Geraldo, explica que mesmo diante das dificuldades que as comunidades têm para a execução de cantos que sejam belos, que respeitem o espírito próprio de cada celebração e permitam a participação da assembleia, tão sonhada pelo Concílio Vaticano II, os agentes precisam estar atentos se o canto escolhido respeite dois pontos fundamentais: a) estejam de acordo com a finalidade litúrgica da celebração na qual será executada e expressem de modo profundo o mistério celebrado (SC 112); b) sejam acessíveis a toda assembleia, permitindo a participação de todos.
Liturgia: fonte e centro da vida cristã
Com o artigo, a subcomissão quer ajudar, com sugestões práticas e orientações pastorais, os grupos de canto a escolherem as músicas entoadas nesse tempo de preparação para o natal.
As sugestões se referem aos cantos conhecidos como processionais, isto é, o canto de entrada, de preparação das oferendas e o canto de comunhão, além do canto para o acendimento da vela de cada domingo do advento. O ato penitencial, o santo e o cordeiro são as partes fixas da missa, por isso já possuem letras próprias indicadas no missal romano. Caso haja dúvidas se o canto é ou não litúrgico, verifique no missal romano se as letras concordam com o que é ali apresentado.
Acesse o site da Comissão Arquidiocesana para a Liturgia: www.arquidiocese-pa.org.br/liturgia
“Vale ainda uma dica: o documento Sacrossanctum Concilium insiste que a Liturgia deve resplandecer de nobre simplicidade. Neste sentido, evitemos músicas com uma estrutura muito complexa, o que torna difícil a participação das assembleias na Liturgia. Dê preferência para os cantos mais simples, lembre-se que nossas comunidades são formadas, na sua maioria, por pessoas que não tem nenhuma formação musical. Para valorizar o tempo do Natal, posterior ao Advento, a liturgia pede ainda que os cantos sejam mais introspectivos e menos ‘barulhentos’. É tempo de recolhimento, de espera e preparação. Deixemos a grande festa para o tempo do Natal”, afirmou Adriano Geraldo.
..........................................................................................................................
                           Fonte: arquidiocese-pa.org.br (Texto do Diácono Andrey Nicioli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário