sábado, 12 de dezembro de 2015

Colegialidade

Concluída no Vaticano a
XII Reunião do Conselho dos Cardeais

Cidade do Vaticano (RV) – Concluiu-se neste sábado, no Vaticano, a XII Reunião do Conselho dos Nove Cardeais (C9), instituído pelo Papa Francisco para coadjuvá-lo no governo da Igreja. Uma proposta sobre a criação do novo discastério “Leigos, família e vida” – tema já tratado precedentemente - foi apresentada ao Santo Padre, enquanto a definição do dicastério dedicado à “Justiça, paz e migrações” exigirá ainda maiores reflexões e aprofundamentos.
Papa Francisco participou das reuniões
Oração e trabalho pela Igreja
Os trabalhos – declarou aos jornalistas o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi – tiveram início na manhã de quinta-feira, 10, após a missa celebrada pelo Papa Francisco na Casa Santa Marta e concluíram-se na manhã deste sábado. Estiveram presentes todos os membros do Conselho. O Papa Francisco participou das reuniões.
Igrejas Orientais
Na manhã do primeiro dia, o Conselho ouviu o Cardeal Leonardo Sandri, Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, que propôs uma reflexão aprofundada sobre a importância da referida Congregação, as suas atividades, competências e o papel desempenhado no campo das relações ecumênicas.
Aprofundamento do discurso pelo 50º aniversário da instituição do Sínodo dos Bispos
A “sinodalidade” e “a necessidade de se realizar uma salutar descentralização” – temas tratados pelo Papa Francisco no discurso proferido por ocasião da comemoração do 50º aniversário da instituição do Sínodo dos Bispos, em 17 de outubro passado – mereceram ampla apreciação na reunião, a ponto de o Conselho ter decidido dedicar ao seu conteúdo uma sessão específica, em fevereiro de 2016, visto a necessidade de aprofundar seu significado para os trabalhos de reforma da Cúria em andamento.
Novos dicastérios
O Conselho retomou os trabalhos sobre a criação de dois novos Dicastérios, temas já tratados nas reuniões precedentes. O Dicastério dedicado aos “Leigos, família e vida” – cuja instituição havia sido anunciada pelo Papa Francisco durante o Sínodo – foi objeto de uma proposta articulada ao Papa por parte do Conselho, e sobre o qual terá a palavra final. Também o Dicastério dedicado à “Justiça, paz e migrações” foi objeto de ulteriores considerações, em vista de se alcançar propostas conclusivas a serem confiadas ao Santo Padre. Ou seja, sua criação está “um passo atrás” ao outro novo dicastério e depende de maiores reflexões e aprofundamentos.
Economia
Na sexta-feira, por sua vez, o Conselho ouviu dois relatórios a propósito da reforma da economia, por parte do Cardeal Reinhard Marx, Presidente do Conselho para a Economia e do Cardeal George Pell, Prefeito da Secretaria para a Economia, que falaram sobre as atividades desenvolvidas e os resultados alcançados pelo trabalho das duas instituições.
O Cardeal Marx informou sobre a escolha de um revisor externo para os balanços consolidados, isto é, a sociedade PricewaterhouseCooper “PwC” - fato de domínio público - enquanto o Cardeal Pell informou sobre  a constituição de um grupo de trabalho para uma reflexão sobre o “futuro” da economia da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano, sobre o andamento e o controle das entradas e saídas. O grupo, ao qual foram chamados para participar, junto à Secretaria para a Economia, representantes da Secretaria de Estado, do Governatorato, do APSA, da Propaganda Fidei, da Secretaria para a Comunicação e do IOR, iniciou recentemente os trabalhos com uma primeira reunião. O Conselho reconheceu a positividade e a importância do trabalho realizado pelo Conselho e pela Secretaria, e encorajou a sua continuidade.
Tutela dos menores
O Cardeal Sean O’Malley, por sua vez, falou sobre o trabalho da Comissão Pontifícia para a Proteção dos Menores e dos grupos de trabalho específicos, como por exemplo, sobre o desenvolvimento de programas de educação e formação, a assistência à Conferências Episcopais para a elaboração de linhas guias a nível local, entre outros.
Data das próximas reuniões
Na manhã deste sábado, o Conselho estabeleceu o calendário das próximas reuniões e a agenda indicativa da reunião de fevereiro de 2016. As reuniões de 2016, portanto, terão lugar nas seguintes datas:  8-9 de fevereiro; 11-12-13 abril; 6-7-8 junho; 12-13-14 setembro; 12-13-14 dezembro. (JE)
........................................................................................................................
                                                                                      Fonte: radiovaticana.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário