sábado, 23 de maio de 2015

Papa Francisco neste sábado:

Dom Romero soube guiar, defender e proteger seu rebanho

Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco enviou uma carta, neste sábado (23/05), ao Arcebispo de San Salvador, Dom José Luis Escobar Alas, Presidente da Conferência Episcopal de El Salvador, pela beatificação de Dom Oscar Arnulfo Romero.
Dom Romero, verdadeiro discípulo do Senhor
“A beatificação de Dom Romero, que foi pastor desta querida arquidiocese, é um motivo de grande alegria para os salvadorenhos e para aqueles que se alegram com o exemplo dos melhores filhos da Igreja. Dom Romero, que construiu a paz com a força do amor, deu testemunho da fé com a sua vida entregue até o fim”, frisa o Papa na nota.
“O Senhor nunca abandona o seu povo nas dificuldades e se mostra solícito com as suas necessidades. Ele vê a opressão, ouve os gritos de seus filhos e vem em seu auxílio para libertá-los da opressão e levá-los para uma nova terra, fértil e espaçosa, onde jorra leite e mel. Como um dia escolheu Moisés para que, em seu nome, guiasse o seu povo, Ele continua suscitando pastores segundo o seu coração, que apascentem com ciência e prudência o seu rebanho.” 
“Neste bonito país centro-americano, banhado pelo Oceano Pacífico, o Senhor concedeu à sua Igreja um bispo zeloso que, amando a Deus e servindo aos irmãos, tornou-se imagem de Cristo Bom Pastor. Em tempos difíceis de convivência, Dom Romero soube guiar, defender e proteger o seu rebanho, permanecendo fiel ao Evangelho e em comunhão com toda a Igreja. O seu ministério se destacou pela atenção especial aos  pobres e marginalizados. No momento de sua morte, enquanto celebrava o Santo Sacrifício de amor e reconciliação, recebeu a graça de identificar-se plenamente com Aquele que deu a vida por suas ovelhas”, sublinha Francisco na missiva.
“Neste dia de festa para a Nação salvadorenha e também para os países irmãos latino-americanos, damos graças a Deus porque concedeu ao bispo mártir a capacidade de ver e ouvir o sofrimento de seu povo. Ele foi modelando o coração do povo para que no nome de Deus, o orientasse e iluminasse, fazendo de sua obra um exercício pleno da caridade cristã.”
Dom Romero deu a própria vida por defender os pobres
“A voz do novo Beato continua ressoando hoje para nos lembrar que a Igreja, convocação de irmãos em torno de seu Senhor, é a família de Deus, na qual não pode haver nenhuma divisão. A fé em Jesus Cristo, quando se entende bem e se assume até as últimas consequências, cria comunidades artífices de paz e solidariedade. A isso é chamada hoje a Igreja em El Salvador, na América e em todo o mundo: ser rica em misericórdia e converter-se em fermento de reconciliação na sociedade.”
Segundo o Papa Francisco, “Dom Romero nos convida à reflexão, ao respeito pela vida e à concórdia. É necessário renunciar à violência da espada, do ódio e viver a violência do amor que Cristo deixou ao ser pregado na cruz, que faz com que cada um vença os seus egoísmos e não haja desigualdades tão cruéis entre nós. Ele soube ver e experimentou em sua própria carne o egoísmo que se esconde em quem não quer ceder o que tem em favor dos demais. Com o coração de um pai ele se preocupou com a maioria dos pobres, pedindo aos poderosos para que convertessem as armas em foices para o trabalho”.
“Aqueles que têm Dom Romero como um amigo na fé o invocam como protetor e intercessor, admiram a sua pessoa, encontram nele a força e a coragem para construir o Reino de Deus, comprometendo-se com uma ordem social mais justa e digna.”
“Este é o momento favorável para uma verdadeira e própria reconciliação nacional diante dos desafios que enfrentados hoje. O Papa participa de suas esperanças, se une às suas orações para que floresça a semente do martírio e se enraíze pelos verdadeiros caminhos dos filhos e filhas desta Nação que orgulhosamente tem o nome do divino Salvador do mundo.”
Enfim, o Papa pede para que rezem por ele e concede a sua Bênção Apostólica a todos os que se unem, de várias maneiras, na celebração do novo Beato. (MJ)
...........................................................................................................................
                                                                                         Fonte: radiovaticana.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário