domingo, 17 de maio de 2015


Papa Francisco:
Comunicar a beleza da família

Cidade do Vaticano (RV) - Celebrou-se, neste domingo (17/05), o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais sobre o tema “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”. 
Na mensagem para esse dia, o Papa Francisco recorda que a família é “o primeiro lugar onde aprendemos a comunicar”, desde o seio materno. 
Família, primeiro lugar onde aprendemos a comunicar
“O ventre que nos abriga é a primeira escola de comunicação. Não existe a família perfeita, mas não é preciso ter medo da imperfeição, da fragilidade, nem mesmo dos conflitos; é preciso  aprender a enfrentá-los de forma construtiva. O perdão é uma dinâmica de comunicação e a família se torna uma escola de perdão porque é o lugar em que se quer bem além dos limites de cada um”, sublinha o Papa.
Guiar, não deixa-se guiar pelas tecnologias
Neste contexto, “os meios mais modernos de hoje, irrenunciáveis sobretudo para os mais jovens, tanto podem dificultar como ajudar a comunicação na família e entre as famílias. Descobrindo diariamente o centro vital que é o encontro, saberemos orientar o nosso relacionamento com as tecnologias, em vez de nos deixarmos guiar por elas”. 
Batalhas ideológicas
“A família continua sendo um grande recurso e não apenas um problema ou uma instituição em crise. Às vezes os meios de comunicação social tendem a apresentar a família como se fosse um modelo abstrato que se tem de aceitar ou rejeitar, defender ou atacar, em vez duma realidade concreta onde se vive; ou como se fosse uma ideologia de alguém contra outro, em vez de ser o lugar onde todos aprendemos o que significa comunicar no amor recebido e doado. Que a família não seja um terreno de batalhas ideológicas“.
“A família mais bela é aquela que partindo do testemunho, sabe comunicar a beleza e a riqueza do relacionamento entre homem e mulher, entre pais e filhos. Promovendo a família “não lutemos para defender o passado, mas trabalhemos com paciência e confiança, em todos os ambientes onde diariamente nos encontramos, para construir o futuro”, conclui Francisco na mensagem. (MJ)
...........................................................................................................................
                                                                       Fonte: radiovaticana.va      news.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário