terça-feira, 12 de maio de 2015

Papa em missa nesta tarde:

 Quem vive a missão da Caritas
 busca Cristo e se deixa buscar por Ele


Cidade do Vaticano (RV) - “Quem vive a missão da Caritas não é um simples agente, mas uma testemunha de Cristo. Uma pessoa que busca Cristo e se deixa buscar por Ele”. Foi o que disse o Papa Francisco na missa celebrada na tarde desta terça-feira na Basílica de São Pedro, na abertura da 20ª Assembleia Geral da Caritas Internacional.
Atendo-se à liturgia do dia, o Santo Padre destacou a conversão do carcereiro da prisão de Paulo e Silas, em Filipos, narrada nos Atos dos Apóstolos, que após lavar as feridas de Paulo e Silas, e receber o Batismo junto com seus familiares, acolhe os dois em sua casa, “prepara a mesa e oferece a eles de comer, cheio de alegria”.
“O Evangelho, anunciado e crido – disse o Papa –, leva a lavar os pés e as feridas dos sofredores e a preparar para eles a mesa. Simplicidade dos gestos, onde o acolhimento da Palavra e do sacramento do Batismo se acompanha ao acolhimento do irmão, como se tratasse de um único gesto.”
“Podemos ver neste gesto todo o chamado da Caritas. A Caritas se tornou uma grande Confederação, reconhecida amplamente no mundo também por suas ações. A Caritas é uma realidade da Igreja em muitíssimas partes do mundo, e deve encontrar ainda mais difusão também nas inúmeras paróquias e comunidades, para renovar o que aconteceu nos primeiros tempos da Igreja.”
“A raiz de todo o vosso serviço está propriamente no acolhimento, simples e obediente, de Deus e do próximo. E este acolhimento se realiza em vós pessoalmente, para irdes depois ao mundo e ali servirdes em nome de Cristo que encontrastes e que encontrais em cada irmão e irmã aos quais vos fazeis próximos”, enfatizou o Pontífice dirigindo-se diretamente aos membros da Caritas.
“A Caritas de cada Igreja particular, mesmo a menor, é a mesma”, acrescentou Francisco observando que “não há Caritas grandes e Caritas pequenas, todas são iguais”.
“Peçamos ao Senhor a graça de entender a verdadeira dimensão da Caritas; a graça de não ceder ao engano de crer que um centralismo bem organizado seja o caminho; a graça de entender que a Caritas está sempre na periferia, em cada Igreja particular; e a graça de crer que a ‘Caritas – Centro’ é somente auxílio, serviço e experiência de comunhão, mas não é chefe de todas”, disse ainda.
“Quem vive a missão da Caritas não é um simples agente, mas uma testemunha de Cristo. Uma pessoa que busca Cristo e se deixa buscar por Ele; uma pessoa que ama com o espírito de Cristo, o espírito da gratuidade, do dom.”
Francisco advertiu que todas as nossas estratégias e planejamentos permanecem vazios se não carregamos em nós este amor. “Não o nosso amor, mas o seu”, observou. “Ou melhor ainda, o nosso purificado e reforçado pelo seu”.
Referindo-se à campanha “Uma família humana, alimento para todos”, promovida estes meses pela Caritas, o Papa frisou que “muitas pessoas esperam também hoje comer de maneira suficiente”. O planeta tem alimento para todos, mas parece que falta vontade de compartilhar com todos”, observou ainda.
Francisco disse que é preciso “fazer o que podemos para que todos tenham de comer, mas também recordar aos poderosos da terra que Deus os julgará um dia, e manifestar-se-á se realmente tentaram prover o alimento para Ele em cada pessoa e se trabalharam para que o meio ambiente não fosse destruído, mas pudesse produzir este alimento”. Dito isso, Francisco lembrou mais uma vez os cristãos perseguidos, fazendo um novo apelo em favor deles:
“E pensando na mesa da Eucaristia, não podemos nos esquecer dos nossos irmãos cristãos que foram privados com a violência seja do alimento para o corpo, seja daquele para a alma: foram expulsos de suas casas e de suas igrejas, às vezes destruídas. Renovo o apelo a não esquecer essas pessoas e essas intoleráveis injustiças.”
Fazendo votos de bom êxito para os trabalhos destes dias, o Papa confiou à Virgem Maria esta 20ª Assembleia Geral da Caritas Internacional e lembrou que esta quarta-feira, 13 de maio, celebramos Nossa Senhora de Fátima. “Com um apoio assim tão grande, não tenhamos medo de continuar a nossa missão”, exortou. (RL)
...........................................................................................................................
                                                                                         Fonte: radiovaticana.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário